domingo, 20 de junho de 2010

Balão teria causado incêndio em área de preservação na Zona Sul do RJ



Fogo atingiu o Morro dos Cabritos e também os parques do Cantagalo e da Catacumba, ambos na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ainda existem focos de chamas no local, dizem os bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque da Catacumba e o Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, área de preservação situada em zona nobre do Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, que ainda trabalham no local, o incêndio está controlado desde as 3h da manhã, mas por causa dos fortes ventos, há possibilidade de o incêndio recomeçar.

O secretário de Saúde e Defesa Civil do estado, Sergio Côrtes, acompanhou parte do trabalho dos bombeiros durante a madrugada, quando os moradores dos prédios próximos chegaram a deixar suas casas.
Soldados de oito quartéis de bombeiros, inclusive os de Copacabana, Humaitá e Rio Comprido, ajudaram no combate às chamas, que podiam ser vistas de bairros próximos como o Jardim Botânico e a Gávea, além da própria Lagoa Rodrigo de Freitas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, confirmou, ainda durante a madrugada, que o incêndio que atingiu o Parque de Cantagalo e os o Morro dos Cabritos foi causado por um balão. As declarações do comandante foram dadas com base em testemunho de moradores, que presenciaram o momento em uma bucha de balão teria dado início ao incêndio.

As chamas se alastraram rapidamente devido aos fortes ventos e ao fato de a vegetação encontrar-se seca. Não há registro de feridos e nem de danos a residências. 

Paes anuncia plano de emergência

A prefeitura do Rio de Janeiro vai colocar em prática um plano de emergência para recuperar as áreas de preservação ambiental do Parque da Catacumba e do Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigues de Freitas, afetadas por um incêndio provocado por uma bucha de balão nesta madrugada.

O prefeito, Eduardo Paes, disse que o município vai reflorestar a área. Na avaliação de Paes, o incêndio aitingiu uma área de cerca de quatro hectares, o equivalente a quatro vezes o estádio do Maracanã. Ele criticou o uso de balões nas festas juninas, “uma brincadeira sem graça e que devasta a vegetação colocando em risco a vida da população que mora próxima ao local do incêndio”.

Os morros da Catacumba e dos Cabritos fazem parte de uma área de Preservação Ambiental e estão localizados em um ponto nobre da zona sul da cidade.(Agência Brasil / foto: Reynaldo Dias de Moraes e Siilva/VC no G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário