quarta-feira, 2 de junho de 2010

Faltam medicamentos em hospital estadual na Zona Norte de Niterói

Pacientes do Azevedo Lima, no Fonseca, dizem que alguns remédios estão escassos. Diretor da unidade de saúde nega. Nova UPA 24h deverá desafogar o ambulatório do posto

Pacientes do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, reclamam da falta de remédios na farmácia do ambulatório. Quem sai da consulta médica com a receita para pegar o medicamento na unidade de saúde, nem sempre o encontra, e acaba tendo que tirar dinheiro do bolso para pagar o tratamento. 

Foi o caso da doméstica Rita de Cássia Figueiredo. “Acordei com dor no braço e vim aqui. Um clínico geral me atendeu e me mandou passar na farmácia para pegar um remédio. Mas fui lá atoa”, diz.

Para garantir que a falta de medicamento não piore a saúde de sua mãe, Thaís Henrici Vidinha, 56 anos, está levando os remédios dela, para a pressão, quando a visita. “Nunca vi um hospital sem remédio”, espanta-se Thaís, que reclama também da demora no atendimento. “Minha mãe tem 85 anos e está há quatro dias deitada com a perna quebrada. E não a operam e nem a transferem”.

A preocupação com a falta de medicamentos também está tirando o sono de Elenice de Oliveira, 53 anos. A doméstica, que está com o marido internado no Azevedo Lima há seis meses, diz que a farmácia já está vazia há um bom tempo. “Não falta remédio todo dia, mas isso já vem acontecendo há mais ou menos um mês. Alguns dias faltam vários, em outros, poucos. Há até dias que tem todos”, revela.

Primeira UPA de Niterói será inaugurada nesta quarta-feira

“Faltam remédios básicos, como dipirona e medicamento para pressão. A falta não é contínua, pois a Secretaria Estadual reabastece, mas é preocupante”, afirma o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindprev) de Niterói, Charles dos Santos.

O diretor da unidade, José Luiz Medeiros, informa que o abastecimento de medicamentos e insumos na unidade está normal, e ressalta que, mesmo aqueles medicamentos para doenças de alta complexidade são comprados regularmente.

O governador Sérgio Cabral Filho e o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, participam nesta quarta-feira da inauguração da primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) de Niterói. O evento acontece às 15h30, na Rua Sá Barreto nº 107, no Fonseca. A unidade tem capacidade para atender até 500 pacientes por dia e vai ajudar a desafogar a emergência do Azevedo Lima. A UPA terá consultas, exames e medicamentos. ( Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário