terça-feira, 29 de junho de 2010

Repressão contra os balões é intensificada no Rio de Janeiro

Após uma semana de muitas apreensões também na Região Metropolitana do Estado. Somente no último final de semana, Batalhão Florestal registrou mais de 30 flagrantes

O Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) montou uma força-tarefa para combater a prática de soltar balões, que se intensifica nesta época do ano, com as festas juninas. 

O comandante do Batalhão Florestal, tenente-coronel Mário Fernandes, disse que os policiais se baseiam nas informações do Serviço de Inteligência e também nos atendimentos do Disque-Denúncia (21 2253-1177) para desencadear as ações. 

Segundo ele, de janeiro a junho deste ano, os policiais do Batalhão Florestal já fizeram 82 apreensões de balões e mais de 30 prisões, enquanto durante todo o ano passado foram feitas 68 apreensões e cerca de 20 prisões. 

“Não sei por que as pessoas ainda insistem em soltar balões, essa cultura ultrapassada que, além de ser danosa ao meio ambiente, prejudica a aviação civil e o patrimônio público e privado, com incêndios e outros danos”, declarou o comandante. 

Ele enfatizou que a prática de soltar, vender, transportar e fabricar balões é crime ambiental, com pena prevista de até três anos de prisão. 

Queimada - No último dia 16, a queda de um balão em uma área de preservação na zona sul do Rio provocou um incêndio que destruiu o equivalente a quatro estádios de futebol. Moradores do Morro dos Cabritos, da Ladeira do Sacopã e do Corte do Cantagalo, em Copacabana, saíram de suas casas e apartamentos assustados com o calor das chamas, que só foram controladas quase 24 horas depois de iniciadas.(Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário