terça-feira, 10 de maio de 2011

Ponte do Tibau, na Região Oceânica de Niterói, enfim, vai ser inaugurada

Pedestres e carros ganham na próxima semana travessia entre Piratininga e o Jardim Imbuí. Orçada em 1,5 milhão, obra é aguardada com ansiedade pelos moradores e comerciantes


A Ponte do Tibau, que liga o bairro de Piratininga ao Jardim Imbuí, na Região Oceânica, vai ser inaugurada. Na manhã terça-feira, o governador Sérgio Cabral Filho vai, pessoalmente, entregar a nova travessia aos moradores do local. Orçada em 1,5 milhão, a via tem sido ansiosamente aguardada por residentes e comerciantes. A ponte vai substituir a anterior feita de madeira e irá permitir a passagem de veículos e pedestres.


Acompanhado do presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Imbuí, Renan Lacerda, o subsecretário de governo da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, vistoriou, ontem à tarde, a obra, que segue em fase final de acabamentos. A nova ponte tem 48 metros de comprimento e 11 metros de largura, com espaço para a passagem de veículos em mão dupla e calçada para pedestres nas laterais. 


“Já morei aqui no Jardim Imbuí e acompanho de perto o andamento desta construção. A população está ansiosa para a conclusão da obra, que trará muitos benefícios para a região. Agora, veículos poderão passar e os pedestres também serão beneficiados, visto que  haverá uma passagem para eles”, conta Alexandre Felipe. 


Para Renan Lacerda, a construção da nova ponte pode atrair turistas para a região. 


“É uma construção muito esperada e que realizará o sonho de muitos moradores. Neste bairro temos posto de saúde, pousadas, restaurantes que serão valorizados após a inauguração. O povo está muito satisfeito e agradece ao governador pela obra”, diz o presidente da associação de moradores.


A obra, que segue no processo de sinalização e pintura, retornou em outubro do ano passado, quando o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contratou, via processo de licitação, uma nova empreiteira. A obra executada pela Delta Engenharia teve um ajuste em relação ao projeto inicial.


A ponte é uma antiga reivindicação dos moradores e vai substituir a anterior, feita de madeira, que devido à precariedade não permitia a travessia de veículos. Além de beneficiar o turismo, a construção da ponte vai liberar o acesso entre as margens do Rio Tibau, solucionando os problemas de deslocamento das comunidades locais. Sem a ponte os moradores eram obrigados a percorrer a pé um desvio de 400 metros, segundo a população o caminho seria escuro e sem segurança. De acordo com a estudante Joyce Pinheiro, de 14 anos, o caminho para a escola vai ficar mais fácil.  


“Não vejo a hora desta via ser liberada, vai melhorar muito. Antes eu perdia muito tempo para ir para a escola e andava um bom pedaço”, falou a estudante.


A ponte faz parte do projeto de revitalização da Lagoa de Piratininga, que teve um canal aberto ligado ao mar em abril de 2008, desafogando a lagoa e trazendo mais vida às águas. Um atraso na obra da ponte, que teve início há três anos, aconteceu por conta de mudanças no projeto inicial, para ampliar a largura, e do cancelamento de contrato com a empresa inicialmente contratada.(O Fluminense)

3 comentários:

  1. Terminei de assistir a inauguração, obrigado governador, Sérgio Cabral.

    Moradora Eunice.

    ResponderExcluir
  2. O que não vai faltar é inauguração, lembre que ano que vem é eleição e que não podemos confiar nestes corruptos.

    ResponderExcluir