sábado, 21 de maio de 2011

Fazenda centenária de São Gonçalo está sendo recuperada pelo Iperj

Subsecretários do governo e do município visitaram a Engenho Novo, em Monjolos, para acompanhar obras que estão sendo feitas no local. Casarão tombado foi afetado por chuvas

Um pouco da história de São Gonçalo está para ser recuperado. O subsecretário de Governo da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, visitou a Fazenda Engenho Novo,  no bairro de Monjolos, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Adolpho Konder, e do subsecretário municipal de Agricultura, Sérgio Ricardo. Eles foram acompanhar o trabalho realizado pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Iperj) e pelo Ministério Público que fiscalizam as ocupações irregulares na região.  

 Castigado pelas fortes chuvas de abril do ano passado, o imóvel teve parte de suas paredes derrubadas e agora vai passar por obras de intervenção de proteção da sede do casarão. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o casarão vai ter a sua estrutura “cintada”, as paredes levantadas novamente e o telhado refeito, a fim de conservar as paredes originais. 

“Esse local é um patrimônio cultural de estado e precisamos reativar as atividades na Fazenda, desenvolver a agricultura no local, e a qualidade de vida das famílias que vivem lá. Este local é maravilhoso e já serviu de cenário para as gravações do filme e novelas”, contou o subsecretário Alexandre Felipe.

As obras de intervenção começarão em menos de um mês. De acordo com Sérgio Ricardo, o Inepac autorizou a intervenção de forma emergencial. Com isso, um engenheiro já foi contratado para realizar o projeto, e logo após uma licitação será feita para contratar a empresa para realizar a obra. 

“O Iperj percebeu a importância de se investir nesse patrimônio, oito projetos para serem realizados nesta fazenda já foram aprovados. Com isso, vamos fazer essa intervenção emergencial, para mais tarde pensar nas obras de restauro das janelas, pisos, entre outras estruturas”, explicou o subsecretário municipal de Agricultura.  

Caminho – O acesso à fazenda do Barão de São Gonçalo, Berlamino Siqueira, é possível  através da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), seguindo pela Estrada José de Souza Porto, Largo da Ideia e Estrada Rio Frio. 

 As ruínas da Fazenda Engenho Novo  proporcionam uma verdadeira viagem no tempo, até  meados do século XVIII, período em que foi grande produtora de cana-de-açúcar, possuindo inclusive um engenho de cachaça e açúcar. 

Suas palmeiras foram doadas por Dom João VI, o mesmo que plantou a primeira muda de Palmeira Imperial no Rio de Janeiro.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário