quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nunca se viu supremacia igual a do Fla na História do Estadual

Não só passou o Fluminense, como abriu larga vantagem em relação aos rivais Botafogo e Vasco

A construção do último pilar da hegemonia do Flamengo no futebol carioca foi finalizada no domingo. Time com mais títulos nacionais e internacionais do Rio de Janeiro, o Rubro-Negro, nos últimos 11 anos, criou supremacia nunca vista antes no Campeonato Carioca, desde a sua primeira edição, em 1906. Resultado: não apenas ultrapassou o Fluminense em número de conquistas (32 a 30) como abriu larga vantagememrelação a Vasco (22) e Botafogo (19).

De 2001 até este ano, o Flamengo venceu seis das 11 edições do Campeonato. Botafogo e Fluminense, apenas duas. O time de São Januário, derrotado nos pênaltis na decisão da Taça Rio, uma vez. Antes disso, a maior hegemonia vista no futebol carioca havia sido do Botafogo na década de 60, quando foi quatro vezes campeão carioca, contra duas vezes de Flamengo e Fluminense, e uma vez de Bangu e Vasco.

Se o período de análise for expandido até 1999, os números do passeio rubro-negro sobre os rivais ficam ainda mais expressivos. Foram oito títulos em 13 disputados. Em jogos decisivos, semifinais e finais de Taça Guanabara e Taça Rio, o aproveitamento é de 72% – 26 vitórias, quatro empates e apenas oito derrotas.

– Sabemos que quando deixam o Flamengo chegar, fica realmente muito difícil não levarmos o título para casa. Éumtime que, pela força da torcida, tem grande poder de decisão – afirmou Thiago Neves.

A supremacia do time da Gávea não lembra nem de longe os anos em que o Campeonato Carioca vivia disputas mais equilibradas. Nas décadas de 50 e 60, cinco equipes diferentes chegaram a conquistar o título estadual. Entre os quatro grandes, o maior equilíbrio foi visto na década de 80, considerada a década de ouro do futebol carioca.

Naquela ocasião, Fluminense e Vasco venceram o Estadual três vezes enquanto Botafogo e Flamengo, duas vezes.

Invencibilidade nos pênaltis

A última vez em que o Flamengo perdeu um jogo nos pênaltis foi em setembro de 2004, quando foi superado pelo Santos na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Desde então, o time da Gávea esteve seis vezes na marca do pênalti, sempre pelo Campeonato Carioca, e levou a melhor em todas.

A série invicta nos pênaltis começou na semifinal da Taça Guanabara de 2007, contra o Vasco (quando começou a brilhar a estrela do goleiro Bruno), passou pelas decisões do Estadual de 2007 e 2009, ambas contra o Botafogo, e chegou, enfim, a 2011, com as vitórias sobre Botafogo (final da Taça Guanabara), Fluminense (semifinal da Taça Rio) e Vasco (final da Taça Rio).(Lancenet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário