quinta-feira, 26 de maio de 2011

Medo domina os arredores da Alameda São Boaventura

Moradores temem insegurança após criação do Corredor Viário. De dia, movimento é grande, mas ao cair da noite local fica deserto e perigoso, aumentando criminalidade

Durante o dia, a Alameda São Boaventura, no Fonseca, é uma via com grande movimentação de pessoas e veículos. Mas, com o cair da noite, essa circulação diminui, dando lugar aos riscos de assaltos e ataques de criminosos. Moradores do local relatam que com a construção do Corredor Viário e a instalação de todos os pontos de ônibus no centro da pista, as calçadas ficam desertas e perigosas. Eles exigem mais policiamento para o local.

Os pontos considerados mais críticos são na altura do Ponto Cem Réis e próximo à Rua Desembargador Lima Castro. Nos últimos meses, três mulheres foram atacadas por um estuprador. Todas foram abordadas por ele na Alameda São Boaventura, justamente no trecho próximo à Avenida João Brasil. O homem acabou preso, na semana passada, com ajuda de populares. 

A única região considerada mais segura é a da 78ª DP, que fica na esquina com a Rua Tenente Osório, devido à passagem de policiais militares. Ainda assim, alguns comerciantes do local tomaram medidas para se precaver.

“Antes o meu bar ficava aberto até às 22 horas, mas agora, às 20 horas eu já estou fechando. A rua fica muito vazia e escura. Temos medo de expor os clientes e os funcionários. Não tem mais patrulha à noite, antigamente eu via”, disse um comerciante e morador do local, de 47 anos.

A dona de um salão de beleza nesta mesma via contou que duas clientes já foram assaltadas na saída de seu estabelecimento. Ela disse que a maior preocupação é no fim de semana, quando elas precisam trabalhar até mais tarde.

“Nós soubemos que algumas pessoas ficam paradas perto do Horto, esperando  os pedestres passarem para assaltar. As árvores são muito grandes e atrapalham a iluminação. Eu vi um homem estranho, liguei para a Polícia Militar para avisar, mas nenhum policial veio ver o que estava acontecendo. Estamos sem assistência”, reclamou a proprietária do estabelecimento.

Medo - A dona de casa Terezinha Borges, de 62 anos, contou que tem ouvido muitos casos de assaltos e pequenos furtos na localidade do Bairro Chic. 

“Percebo que as calçadas ficam muito vazias à noite e nós somos obrigados a andar pelos pontos de ônibus no meio da Alameda. Os pedestres acabam atravessando onde não deveriam, só para fugir dos assaltantes”, relatou.

No mês de março foram registrados 57 roubos a transeuntes na área da 78ª DP, nem todos ocorridos na Alameda São Boaventura. O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, informou que esse número está dentro das metas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

“Há vários meses as ocorrências da Zona Norte não superam as exigências da Secretaria. Ainda assim realizamos rondas de carros e motos nos pontos mais críticos. A Alameda também conta com patrulhamento fixo até às 22h”, afirmou.

 A diretoria de Iluminação Pública de Niterói esclareceu que a Alameda São Boaventura é uma avenida dotada de iluminação suficiente e eficaz segundo os parâmetros da Eletrobras e ainda teve reforço de iluminação nas áreas de embarque e desembarque.

Com relação às ruas adjacentes, a Prefeitura informou que está fazendo um mapeamento da cidade, para implantar um projeto macro para melhoria de iluminação pública visando a segurança.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário