segunda-feira, 12 de julho de 2010

Shoppings: 4,5 mil vagas para Niterói e São Gonçalo nos próximos meses

Geração de empregos nos municípios será por conta da expansão de lojas no Itaipu Multicenter, na Região Oceânica, e da inauguração do Boulevard, no Centro de SG

Além das facilidades de ter produtos e serviços em um mesmo lugar, o setor de shoppings centers no Brasil é um grande gerador de empregos. Só em Niterói e São Gonçalo, com a inauguração de um shopping e a expansão de outro centro comercial, serão gerados, nos próximos meses, 4,5 mil oportunidades. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), atualmente, em todo o País, o setor emprega 1,015 milhão de pessoas – 943 mil nas lojas e outras 72 mil na operação dos empreendimentos. E a previsão é de que, até o final do ano, mais 180 mil empregos sejam gerados (dos quais, cerca de 25% dos temporários devem ser efetivados).

De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, as contratações no setor serão impulsionadas pela inauguração de novos empreendimentos nos próximos três anos. O País deve chegar ao final de 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com 439 shopping centers. Só este ano serão inaugurados 18 novos empreendimentos e para o próximo ano está prevista a inauguração de outros 29 centros de compras.

O fato de os shoppings concentrarem vários serviços em um só lugar, além de segurança, principalmente, em grandes centros urbanos, acaba fazendo com que as grandes construtoras invistam cada vez mais no setor.
Segundo Vicente Pierotti, diretor da ABL Shopping, uma das empresas empreendedoras do Boulevard Shopping – que será inaugurado dia 9 de novembro no Centro de São Gonçalo – o centro comercial, além de oferecer lojas e serviços, vai gerar cerca de 3 mil empregos diretos. “Nosso objetivo é oferecer um shopping para as classes B e C, que não têm onde se divertir e fazer suas compras. O Boulevard não será apenas um conglomerado de lojas, mas um centro de compras planejado, que atende ao consumidor da cidade e agrega valor ao município, na medida que oferece 3 mil empregos diretos a partir de sua inauguração”, afirma.
Evolução – Yone Beraldo, superintendente do Itaipu Multicenter, na Região Oceânica de Niterói, explica que o centro comercial, inaugurado há 14 anos, já passa por sua segunda expansão por conta do crescimento e desenvolvimento da região e deve dobrar o número de empregos, que hoje é de 1,5 mil, até o final de 2011.
“Acompanhamos a evolução da Região Oceânica, e crescemos com ela. Até o final do ano que vem geraremos, pelo menos, mais 1,5 mil empregos diretos com a expansão do shopping, que inclui a instalação de quatro salas de cinema, novas lojas e a transformação do quarto piso em um espaço corporativo, onde serão negociadas salas de 100 metros quadrados”, explica Yone.

O shopping Bay Market, no Centro de Niterói, é outro centro comercial que investe na renovação para atrair mais clientes e gerar mais empregos.

Segundo Cristiane Garcia, superintendente do centro comercial, a renovação da praça de alimentação e a instalação, no próximo mês, de um centro médico no 4º piso do shopping, aumentarão o fluxo de clientes e, consequentemente, a geração de mais empregos.

Tudo no mesmo espaço

A inauguração do Boulevard Shopping, em São Gonçalo, segundo Vicente Pierotti, vai mudar a relação dos moradores da cidade com os centros comerciais.

“Os moradores de São Gonçalo vão encontrar no Boulevard um shopping do jeito que merecem, com um projeto bonito, cuidado, que une lazer, compras e serviços num mesmo espaço. São 243 lojas, 21 restaurantes e lanchonetes, oito choperias, seis salas de cinema, boliche e praça de eventos, para uma população que está carente – de acordo com nossas pesquisas – de um local onde encontre suas marcas preferidas, bons restaurantes e espaços de lazer para toda a família”, avalia Pierotti.

Cristiane Garcia, superintendente do Baymarket, explica que um centro médico com atendimento ambulatorial e salas de exame será inaugurado em agosto, o que deve elevar o fluxo diário de pessoas no centro comercial, de 60 mil pessoas para 62,5 mil clientes. (Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário