segunda-feira, 5 de julho de 2010

Índice de repetência cai no Rio, mas estado tem um dos piores ensinos do Brasil, mostra pesquisa do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado pelo Ministério da Educação neste domingo revelou que as escolas do interior do Estado do Rio de Janeiro e do suburbio da cidade apresentaram o melhor desempenho. A escola municipal João de Deus, na Penha, Zona Norte do Rio, ficou em primeiro lugar no ranking de todas as escolas do Estado e segundo no desempenho dos alunos dos primeiro anos do Ensino Fundamental. Na avaliação nacional, a escola ficou na 32ª posição.

De acordo com a secretária de Educação do Estado, Cláudia Costin, o que faz a diferença no ensino é comprometimento dos professores e a qualidade de da direção da escolas. Ela disse ainda que ficou positivamente surpresa com os resultados do Rio, apesar de reconhecer que há muito o que melhorar. Ainda de acordo com a secretária, a índice de repetência dimuniu consideravelmente no Estado.

Ranking nacional entre os estados

Neste quesito, os alunos das séries iniciais (até a 4ª série) do Rio de Janeiro ficaram em 10º lugar, com média de 4,7 pontos. Os estudantes da 5ª a 8ª série ficaram em 15º lugar, com 3,8 pontos - atrás de Estados como Piauí, Tocantins e Ceará. Os alunos do Ensino Médio, que ficaram em 18ª posição no ranking entre os estados, apresentaram o pior resultado na comparação com as outras séries, com média de 3,3 pontos.

Municípios do Rio de Janeiro

Nas séries iniciais (até a 4ª série), o município fluminense que ficou em primeiro lugar no Ideb foi Cambuci, com 5,8 pontos, seguida por Aperibe e Sumidouro. Nesse quesito, os piores resultados foram de Campos de Goytacazes (92º lugar, com 3,2), São Jão da Barra (91º lugar, com 3,3) e Silva Jardim (90º, com 3,6).

Cambuci também apresentou o melhor resultado entre os municípios do Rio de Janeiro na avaliação dos alunos de 5ª a 8ª série, com 5,9 pontos, seguido por Engenheiro Paulo de Frontim (2º lugar, 4,8 pontos) e Santo Antonio de Pádua (3º lugar, 4,8 pontos). os três piores resultados foram de Duque de Caxias (92º lugar, com 2,7 pontos), Queimados (91º lugar, com 2,8 pontos) e Japeri (90º lugar, com 2,8 pontos). (SRZD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário