quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mudança no trajeto para a Alameda facilita acesso ao Corredor Viário

Rua Soares de Miranda volta a ser mão dupla para desafogar trânsito. Moradores aprovam alteração, mas temem que desinformação e falta de fiscalização causem acidentes

Mais uma mudança no trânsito do Fonseca. Agora, os motoristas que vão da Zona Sul para a Zona Norte pela Rua Desembargador Lima Castro têm uma rota de fuga para a Alameda São Boaventura. 

Desde as 6h de terça-feira, a Rua Soares de Miranda, transversal à Desembargador, passou a trafegar em mão dupla, passando a ser uma opção para a fluidez do trânsito em direção à Alameda. Assim, quem vai em direção à Ponte Rio-Niterói continuará seguindo direto pela Rua Desembargador Lima Castro; já quem vai seguir para o final da Alameda ou para a Região dos Lagos, deve virar à direita na Rua Soares Miranda.  

A rua havia se tornado mão única desde a inauguração do Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, em março. Ainda na terça-feira, dois fiscais de trânsito passaram o dia inteiro no local orientando quem não estava sabendo da alteração e, pelo menos durante a manhã, não houve congestionamentos na Rua Desembargador Lima Castro. 

Quem mora no local ou usa a via com frequência aprovou a alteração. O motorista Tiago de Oliveira Ferreira, 25 anos, despachante, que antes evitava passar no local de carro, gostou de ver o trânsito livre na via. 

“Aprovei a mudança, e acredito que, assim, o trânsito da Alameda  São Boavenura também deve melhorar”, comenta. 

Morador da Rua Desembargador Lima Castro há 40 anos, Leir José Pires, de 80 anos, também aprovou a alteração. 

“Quando a Soares Miranda se tornou mão única, isso aqui se tornou um inferno. Era barulho de buzina o dia inteiro e o engarrafamento começava logo de manhã. Não dava nem para parar na esquina para conversar. A Prefeitura está de parabéns pela mudança”, comemora o comerciante.

Mas tem gente que teme que a desinformação dos motoristas e a falta de fiscalização na via possam gerar transtornos e acidentes. 

“Hoje os guardas municipais estão aqui, mas, assim que saírem, acredito que vão voltar a bagunçar o trânsito da rua. As pessoas vão entrar na contramão para cortarem os engarrafamentos, o que pode gerar acidentes”, pondera o mecânico Edinaldo da Silva Tavares, 33 anos. 

Segundo a Prefeitura, a medida de alterar o fluxo da Rua Soares de Miranda foi uma decisão da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) como parte do monitoramento constante do Corredor Viário por parte da equipe de planejamento viário do órgão. Não há tempo determinado para a permanência dos agentes de trânsito, que ficam até a readaptação dos motoristas com a medida. O objetivo da NitTrans é desafogar o tráfego da Rua Desembargador Lima Castro, no sentido saída para Alameda.(Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário