Rua Soares de Miranda volta a ser mão dupla para desafogar trânsito. Moradores aprovam alteração, mas temem que desinformação e falta de fiscalização causem acidentes
Mais uma mudança no trânsito do Fonseca. Agora, os motoristas que vão da Zona Sul para a Zona Norte pela Rua Desembargador Lima Castro têm uma rota de fuga para a Alameda São Boaventura.
Desde as 6h de terça-feira, a Rua Soares de Miranda, transversal à Desembargador, passou a trafegar em mão dupla, passando a ser uma opção para a fluidez do trânsito em direção à Alameda. Assim, quem vai em direção à Ponte Rio-Niterói continuará seguindo direto pela Rua Desembargador Lima Castro; já quem vai seguir para o final da Alameda ou para a Região dos Lagos, deve virar à direita na Rua Soares Miranda.
A rua havia se tornado mão única desde a inauguração do Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, em março. Ainda na terça-feira, dois fiscais de trânsito passaram o dia inteiro no local orientando quem não estava sabendo da alteração e, pelo menos durante a manhã, não houve congestionamentos na Rua Desembargador Lima Castro.
Quem mora no local ou usa a via com frequência aprovou a alteração. O motorista Tiago de Oliveira Ferreira, 25 anos, despachante, que antes evitava passar no local de carro, gostou de ver o trânsito livre na via.
“Aprovei a mudança, e acredito que, assim, o trânsito da Alameda São Boavenura também deve melhorar”, comenta.
Morador da Rua Desembargador Lima Castro há 40 anos, Leir José Pires, de 80 anos, também aprovou a alteração.
“Quando a Soares Miranda se tornou mão única, isso aqui se tornou um inferno. Era barulho de buzina o dia inteiro e o engarrafamento começava logo de manhã. Não dava nem para parar na esquina para conversar. A Prefeitura está de parabéns pela mudança”, comemora o comerciante.
Mas tem gente que teme que a desinformação dos motoristas e a falta de fiscalização na via possam gerar transtornos e acidentes.
“Hoje os guardas municipais estão aqui, mas, assim que saírem, acredito que vão voltar a bagunçar o trânsito da rua. As pessoas vão entrar na contramão para cortarem os engarrafamentos, o que pode gerar acidentes”, pondera o mecânico Edinaldo da Silva Tavares, 33 anos.
Segundo a Prefeitura, a medida de alterar o fluxo da Rua Soares de Miranda foi uma decisão da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) como parte do monitoramento constante do Corredor Viário por parte da equipe de planejamento viário do órgão. Não há tempo determinado para a permanência dos agentes de trânsito, que ficam até a readaptação dos motoristas com a medida. O objetivo da NitTrans é desafogar o tráfego da Rua Desembargador Lima Castro, no sentido saída para Alameda.(Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário