quinta-feira, 29 de julho de 2010

Canadá encontra navio que explorou Ártico há 157 anos


O Canadá anunciou nesta quarta-feira (28) a descoberta de destroços de um navio britânico desaparecido há 157 anos no Ártico e que teve um papel maior na história da exploração desta região do país, no século 19.
Trata-se dos restos do HMS Investigator, navio que havia sido enviado por Londres em 1850, para tentar encontrar a equipe do explorador Sir John Franklin, desaparecido alguns anos antes nesta mesma região.
As partes do Investigator foram localizadas domingo com a ajuda de um sonar, declarou à imprensa um funcionário do serviço de parques nacionais canadenses, Marc-André Bernier. 

Os restos estão a 11 metros de profundidade numa baía da ilha de Banks, a oeste do arquipélago Ártico, perto do local onde a tripulação abandonou o navio em 1853, após passar três invernos presa no gelo, explicou Bernier, encarregado da arqueologia submarina a serviço dos parques. 

"É verdadeiramente um drama humano, uma história de sobrevivência incrível, e podemos imaginar as esperanças e o desepero desta tripulação até ser socorrida pelo HMS Resolute [outro navio britânico]", disse ele, por telefone, a partir do local da descoberta, em Mercy Bay, norte da ilha Banks, a 75 graus de latitude norte. 

"O navio foi o primeiro a navegar no último trecho da passagem Noroeste", via marítima procurada durante séculos, de ligação do Atlântico ao Pacífico pelo norte, informou Bernier. 
(FRANCE PRESSE, EM MONTREAL/ FOLHA DE SÃO PAULO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário