sábado, 27 de março de 2010

Plano de trânsito promete gerar polêmica na Zona Sul de Niterói

Ideia do projeto Jaime Lerner de retirar os pontos de ônibus da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, é criticada por representantes de entidades comerciais do bairro

Antes mesmo de sair do papel, o Plano Municipal de Transporte e Trânsito, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, já está gerando polêmica. É que entre as medidas estudadas está a possibilidade de retirar os pontos de ônibus da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, na Zona Sul da cidade. O anúncio foi feito pelo presidente da Niterói Trânsito e Transportes (NitTrans), Sérgio Marcolini, durante audiência pública, realizada na noite de quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Niterói.

O novo plano de trânsito é baseado na implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que prevê a criação de corredores expressos para ônibus articulados em vias consideradas estratégicas na cidade. Em Icaraí, as avenidas Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí) e a Roberto Silveira farão parte do eixo de integração entre os coletivos.

Como a frota de ônibus deve ser racionalizada, os veículos que passarem pelo bairro devem passar a trafegar apenas nessas duas ruas. A medida teria como objetivo desafogar a Rua Gavião Peixoto, possibilidade que vem causando preocupação em representantes de entidades comerciais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), José Luiz Pascoal, os estudos para implantação do projeto de Jaime Lerner ainda estão em fase preliminar e não é possível avaliar as consequências dessa possível mudança. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fabiano Gonçalves, informou que a retirada de pontos de ônibus da Gavião Peixoto deve mesmo gerar queda no movimento. Mas, para ele, outras medidas devem ser tomadas pela Prefeitura para minimizar os transtornos aos comerciantes da região.
(Fluminense - Thiago Lontra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário