sexta-feira, 12 de março de 2010

Mudanças provocam o caos no trânsito do centro

Duas faixas da Avenida Feliciano Sodré, em Niterói, foram interditadas para obras de recapeamento do asfalto. Modificações em outras vias complicaram ainda mais o tráfego na região


Um caos total no trânsito, durante toda a manhã e início da tarde de ontem, nas principais ruas do Centro de Niterói tiraram a paciência de todos que precisaram transitar pelas vias de carro ou de ônibus. O tráfego deu um verdadeiro nó por conta da interdição das duas faixas da pista da Avenida Feliciano Sodré, sentido Centro-Praça Renascença, devido às obras de recapeamento do asfalto previstas para o funcionamento do Corredor Viário Alameda-Centro. Em meio ao caos, motoristas reclamavam da falta de informação sobre as interferências no trânsito, e pedestres tentavam disputar o pouco espaço para travessia com os veículos.

O trânsito de ônibus e demais veículos procedentes da Rua Visconde do Rio Branco e do Terminal Rodoviário João Goulart foi desviado para as ruas Marechal Deodoro e Saldanha Marinho. O acesso ao bairro Ponta da Areia não pode ser feito pela Avenida Feliciano Sodré. Carros e coletivos tiveram de seguir direto pelas ruas Visconde de Itaboraí e Barão do Amazonas, respectivamente, para acessar e sair do bairro. A Rua Froés da Cruz teve o sentido invertido, e algumas linhas de ônibus puderam usar a via para acessar a Rua Visconde de Itaboraí. 

A pé - Apesar da interdição da Feliciano Sodré ter ocorrido a partir das 7 horas, muitas pessoas argumentaram que somente visualizaram agentes de trânsito nos locais das intervenções horas depois. Resultado: sem paciência e diante de um trânsito caótico, muitos abandonaram carros e os coletivos em que viajavam e seguiram a pé até seus destinos. 

Foi o caso do empresário Ronaldo Guimarães, de 48 anos. Preso em um engarrafamento por cerca de 40 minutos, Ronaldo, que tentava chegar até o Centro, deixou o carro na Rua Visconde de Itaboraí e seguiu a pé o resto do caminho.  

“A Prefeitura poderia ter optado por realizar essa obra de madrugada. Onde já se viu realizar um procedimento desses em plena hora do rush? Isso é uma falta de respeito com a população que já sofreu o suficiente com o trânsito de Niterói”, criticou.

Quem precisou da condução para ir para o trabalho também lamentou a falta de informação quanto aos locais alternativos de pontos de ônibus, como foi o caso da estudante Cristina Rodrigues, de 19, que precisou acompanhar o fluxo de veículos da Visconde do Rio Branco até a Saldanha Marinho para conseguir pegar o coletivo.

“A gente vem trabalhar e de um dia para o outro a cidade está um caos”, disse.
A Niterói Trânsito e Transporte (NitTrans) informou que os agentes de trânsito foram deslocados aos locais do desvio do trânsito desde o início da operação, às 7 horas, no entanto não soube precisar o número de profissionais. Sobre o horário das alterações, o órgão informou ainda que foi em função do cronograma das obras.

Recapeamento também adia nova circulação viária no Centro e no Fonseca

Na segunda-feira, devido aos congestionamentos ocorridos nas Avenidas Benjamin Constant, Jansen de Melo e Feliciano Sodré, no sentido Centro de Niterói, com reflexos, inclusive, na Alameda São Boaventura e avenidas Roberto Silveira e Marquês de Paraná, a NitTrans decidiu adiar o início da operação do novo sistema de circulação viária no Centro e Fonseca marcado para o dia seguinte, até que todos os serviços de recapeamento asfáltico fossem completamente concluídos.

A mudança faz parte do projeto desenvolvido pela NitTrans para operação do Corredor Viário Alameda São Boaventura–Avenida Feliciano Sodré. Com a inauguração do Corredor Viário, a Rua Saldanha Marinho formará um complemento de trânsito com a Avenida Feliciano Sodré, que funcionará com duas pistas exclusivas para ônibus no sentido Centro-Praça Renascença.

(O Fluminense - Foto Thiago Lontra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário