sábado, 20 de março de 2010

Finalmente o Corredor Viário é inaugurado em Niterói

Após 15 anos, entre projetos e obras, o esperado Corredor Viário da Alameda São Boa Ventura, no Fonseca, é concluído e o próximo passo pode ser a linha 3 do metrô

Foram quase 30 meses de obras e R$ 7 milhões em investimento e o Corredor Viário da Alameda São Boaventura, finalmente, começou a operar. O governador Sérgio Cabral esteve no local, em Niterói, para a inauguração do primeiro corredor expresso para ônibus do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no Horto do Fonseca, contou com a presença do prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, do secretário estadual de Transporte Júlio Lopes e de representantes dos governos estadual e municipal. Na ocasião, Cabral anunciou o projeto de desativar a Penitenciária Vieira Ferreira Neto para ampliar a área de lazer da Zona Norte de Niterói, e de iniciar efetivamente as obras da Linha 3 do metrô, que deve ligar Niterói a São Gonçalo.
 
“É um dia de muita alegria para todos nós, porque a qualidade de vida da população vai aumentar”, disse Cabral.

O prefeito Jorge Roberto Silveira lembrou que o Corredor Viário da Alameda vai beneficiar a população não só de Niterói, mas de toda a Região Metropolitana. Ele agradeceu todo o apoio do Governo do Estado para a realização dos projetos no Município e afirmou que as questões partidárias não são mais importantes do que os interesses do povo.

“Não dá mais para os políticos brigarem por questões partidárias. Fico feliz por nossos governos trabalharem como um só”, declarou.

Agilidade - O secretário Júlio Lopes falou da satisfação do Governo do Estado em entregar o Corredor Viário á população. Segundo ele, a conclusão das obras é um marco na história do Estado por se tratar de um projeto pioneiro, implantado em uma das principais vias da Região Metropolitana. O corredor vai receber 250 mil usuários por dia e 115 linhas de ônibus. A expectativa é de que a velocidade média de travessia da Alameda salte de 9 para 24 Km/h.

“A entrega do Corredor viário é um marco por termos vencido uma série de obstáculos. Esperamos que esse projeto abra caminho para muitos outros no Estado”, disse.

Ainda de acordo com Lopes, o Corredor segue o princípio do sistema Bus Rapid Transit (BRT) e os planos do Governo são de criar na Avenida Brasil, que corta 28 bairros do Rio. 

Em seguida o presidente da Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor), Marcos Lélis Teixeira, parabenizou o município pela iniciativa de implantar o corredor. Ele classificou a atual gestão como um governo que prioriza o transporte público, dando exemplo para o Estado. 

Operação - Logo após a cerimônia de inauguração, baias para ônibus começaram a operar oficialmente. Coletivos municipais e intermunicipais passaram a trafegar apenas pelas faixas seletivas e a entrar nas estações que foram criadas ao longo da Alameda. Mas, antes disso, o governador já havia testado o trajeto. Ele, o prefeito Jorge Roberto e as equipes de governo estadual e municipal chegaram ao evento de ônibus, parando na Estação Horto e caminhando até o palanque.

“Deixa a gente apreciar essa verdadeira obra de arte”, declarou o governador caminhando pela estação.
Agentes da NitTrans trabalharam durante todo o dia orientando os motoristas e as cartilhas informativas continuaram sendo distribuídas pela cidade.

Projetos - Durante a cerimônia de inauguração do Corredor Viário, o Governador Sérgio Cabral anunciou dois outros projetos para a região. Um deles é a desativação da Penitenciária Vieira Ferreira Neto, no Fonseca. Localizada na Alameda São Boaventura, em frente ao Horto Botânico do Fonseca, a unidade prisional vai dar lugar a uma área de lazer para a população. 

“Queremos transformar a área no ‘Campo de São Bento da Zona Norte’”, disse.
Segundo o subsecretário de Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe Mendes, a proposta para criação do parque partiu do Prefeito Jorge Roberto Silveira e foi, imediatamente, aceita pelo governador. Alexandre Felipe informou que, na terça-feira, deve procurar a equipe da Prefeitura para começar a conversar sobre os primeiros estudos para viabilizar o projeto.

O governador também anunciou que as obras da Linha 3 do metrô têm previsão de início ainda em 2010. O Governo já teria em caixa R$ 60 milhões para o início do projeto, que, no entanto, permanece paralisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo Cabral, o Estado está empenhado em resolver os problemas que ele atribuiu à gestão passada, e começar o projeto da linha de metrô, que ligaria Niterói a São Gonçalo.

“Queremos que a Linha 3 saia ainda este ano. Então, estamos resolvendo esse problema que o TCU encontrou, mas que não são da nossa gestão, mas anteriores a ela”, disse.
(O Fluminense)


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