segunda-feira, 15 de março de 2010

Cartões-postais ‘vestem’ a camisa em defesa do Rio


Pontos turísticos como Cristo, Maracanã e Theatro Municipal ganham faixas contra Emenda Ibsen. Na quarta, protesto vai reunir 1 milhão

Quando os jogadores do Flamengo e Vasco entraram ontem no gramado do Maracanã com a faixa ‘Contra a covardia, em defesa do Rio’, a cidade já estava coberta do slogan contra a Emenda Ibsen, aprovada na Câmara de Deputados na quarta-feira e que redistribui os royalties do petróleo no País, com perdas de R$ 7,32 bilhões anuais para o Rio.

O Cristo foi um dos primeiros a exibir a faixa. Maracanã, Theatro Municipal, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, a sede da Prefeitura do Rio (Cidade Nova), Palácio Guanabara (Laranjeiras), Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema) e Casa França-Brasil (Centro) também ‘abraçaram a causa’.


Ontem, a Zona Sul teve uma prévia da passeata que o governo organiza para quarta-feira, a partir das 16h, da Candelária à Cinelândia. Manifestantes distribuíram panfletos e seguiram em caminhada pela orla, a partir do Posto 8, em Ipanema.


“Estamos entrando em contato com artistas e grandes nomes do esporte. Teremos performances artísticas ao longo da passeata de quarta”, adiantou o chefe da Casa Civil do Estado, Régis Fichtner. Cerca de 500 mil servidores no estado terão ponto facultativo.


Além de políticos e empresários, artistas e atletas confirmaram adesão à passeata, que, segundo a PM, terá 1 milhão de participantes. O esquema de segurança está sendo traçado. Fernanda Abreu, Mart’nália, Leandro Hassum, Sandra de Sá, AfroReggae, Pixote, Perfeito Fortuna, Cacá Diegues, Neguinho da Beija-Flor, Rômulo Costa e Adriana Behar são alguns dos nomes já confirmados do apoio à campanha. O presidente da Mangueira, Ivo Meireles, promete levar a bateria da escola para a Av. Rio Branco: “É uma causa nobre. O Rio pode perder muitos  investimentos. Estou solidário”.

Apoio de artistas e malhação dos ‘Judas’ da Câmara

O sambista Dudu Nobre se engajou. "As cidades costeiras, de onde se extrai petróleo, têm problemas causados pela exploração. É importante compensar. Ninguém vai para o exterior pegar o dinheiro do agronegócio. Se houvesse cidades com exploração de petróleo no Rio Grande do Sul, (Ibsen Pinheiro, PMDB-RS, autor da emenda) não faria isso. Minha família é de Macaé e vi as mudanças que os royalties fizeram lá”, protestou Dudu, que pretende ir à passeata.


“A gente que é carioca tem que se manifestar. Ficar sem esse dinheiro é horrível. Eu já estou envolvida”, defendeu Martn’ália. “O presidente Lula não vai deixar passar essa agressão que estão tentando fazer com nosso estado. Ele sabe que o Rio será palco, nos próximos 6 anos, dos maiores eventos esportivos do mundo e que o Brasil terá visibilidade internacional sem precedentes. Confiamos também nos senadores que pensam em projetos de futuro para o País”, disse.


Presidente da Fundição Progresso, Perfeito Fortuna afirma que o Baile de Aleluia da Fundição Progresso vai malhar os deputados fluminenses que não votaram contra a emenda. “Na hora de usar a Cidade Maravilhosa em campanha nacional, todos querem. Mas eles não pensam na população. Vamos protestar!”, convocou. Humorista do Zorra Total, Leandro Hassum se disse inconformado com o teor da emenda. “Apoio o movimento”, aderiu.

(O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário