segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alargamento da Contorno está perto de sair do papel

Concessionária responsável pela rodovia negocia desapropriação de áreas para duplicar trecho da Rodovia BR-101. Outro projeto em andamento é o mergulhão no Centro de Niterói

A Autopista Fluminense negocia a desapropriação de áreas nas mediações da Avenida do Contorno para poder dar início às obras de alargamento da BR-101 no trecho de Niterói. A duplicação do trecho é uma das contrapartidas exigidas à concessionária Plano de Exploração da Rodovia (PER). A licença ambiental para o empreendimento foi liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em novembro.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por fiscalizar o andamento da obra, ressaltou que o projeto executivo também já foi aprovado pelo órgão regulador, em agosto do ano passado. Mas que o cronograma aprovado não tem sido cumprido, devido a problemas com a desapropriação das áreas necessárias para a construção das novas pistas.  

A concessionária afirma que, mesmo não estando visível aos olhos do público, o projeto tem caminhado. De acordo com a empresa, o processo de liberação das áreas necessárias para a construção de novas pistas e as negociações com os proprietários de terrenos às margens da rodovia estão em andamento. A Autopista garante que as intervenções serão iniciadas, assim que os espaços forem disponibilizados, mas não estipulou prazo. 

Projeto – O projeto prevê a ampliação da capacidade da Avenida do Contorno, que passará a ter três faixas de rolamento, com acostamentos, no trecho entre os quilômetros 319,8 e 322. O investimento gira em torno de R$ 25 milhões. As obras devem ser concluídas dois anos após o início das intervenções. A previsão inicial era de que fossem finalizadas em 2012. Segundo a concessionária, atualmente o volume diário médio da rodovia é de cerca de 90 mil veículos na região de Niterói, nos dois sentidos.

O vendedor Edgar Evanildo da Crua, de 48 anos, mora no bairro do Gradim, em São Gonçalo, e trabalha no Centro de Niterói. Ele utiliza a rodovia nos horários de trânsito mais intenso: entre 8h e 9h ou entre 19 e 20h. 

“As duas cidades cresceram e o movimento aqui é cada vez maior. Eu costumo perder mais tempo nesse pequeno trecho do que em toda a viagem da minha casa até aqui, que tem uma distância muito maior. Por isso durmo bem menos, tenho que sair de casa bem mais cedo, porque nunca sabemos como vai estar o trânsito”, reclama.

Quando ocorrem acidentes no local, a situação fica ainda pior. A dentista Joana Fontes, de 29 anos, conta que já levou mais de uma hora para atravessar o pequeno trecho, devido um acidente, envolvendo três veículos no início do mês.

“Qualquer acidente interdita toda a via. A situação também fica caótica em feriados prolongados”, ressalta.

Mergulhão na saída da ponte

Outro projeto que está em andamento para dar solução a alguns dos problemas do trânsito na Região Metropolitana é o mergulhão da Praça Resnascença, em Niterói, que será desenvolvido pela CCR, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói. O projeto tem como objetivo reduzir os congestionamentos diários nas rampas de entrada da via em direção ao Rio de Janeiro. Os usuários também vão se beneficiar por um outro projeto que fará uma ligação direta para a Linha Vermelha.

A proposta, aprovada mês passado pela ANTT, prevê uma reconfiguração dos acessos à Ponte na Praça Renascença, onde será implantada uma passagem inferior (mergulhão), na extensão de 350 metros, que vai ligar a Avenida Feliciano Sodré diretamente ao acesso da Avenida do Contorno. 

“O valor estimado para esta obra é de R$ 60 milhões e, atualmente, a ANTT aprovou o estudo e estamos desenvolvendo o projeto básico. O mergulhão contará com três faixas de trânsito. E depois de iniciada a obra deve ser concluída em um prazo de 18 meses”, disse o diretor-presidente da CCR Ponte, Marcio de Morais Silva.
O outro projeto vai beneficiar 40% dos usuários que desejam acessar a Linha Vermelha e hoje descem pela rampa em direção à Avenida Brasil. Trata-se da implantação de uma ligação direta da Ponte com a Linha Vermelha, em viaduto e com pista dupla, passando pelo bairro do Cajú, com extensão de quase 2,5 Km.
“Estamos aguardando a aprovação da ANTT para dar início à obra”, falou Silva.(O Fluminense)

Um comentário:

  1. Desde que eu me entendo como gente ouço falar que av. do contorno sera ampliada, já tenho 51 anos, a conversa e sempre a mesma, que av. do contorno sofrera uma grande obra, só se for no papel, que na realidade isto e uma grande mentira, vocês queren enganar quem.

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