Obras e serviços de complementação do projeto que liga regiões serão atualizados por grupo de engenharia. Depois, Governo do Estado assume responsabilidade da construção
Foi divulgado, na sexta-feira, o resultado da licitação para contratação da empresa que irá executar as obras e serviços de complementação do projeto básico da ligação Charitas-Cafubá. A Consultoria de Engenharia Ltda irá atualizar o projeto dos sistemas do túnel previsto entre a Avenida Quintino Bocaiúva, em Charitas, e o Cafubá, em Piratininga, pelo valor global de R$ 140,5 mil. Depois de adaptado, o projeto passará para o Governo do Estado, que ficará responsável pelas obras.A construção é estudada há anos como alternativa para melhorar o trânsito na Região Oceânica e seus acessos. Em 2002, o projeto foi incorporado ao Plano Urbanístico e, logo depois, a Prefeitura apresentou projeto para a construção através de uma parceria público-privada, que previa a cobrança de pedágio de R$ 2,50 para percorrer o trajeto de 1,2 quilômetro. Na época, foram realizadas diversas audiências públicas para debater o tema.
Em 2009, o projeto foi integrado ao Plano Municipal de Transporte e Trânsito, do arquiteto Jaime Lerner. Este projeto prevê a criação de cinco terminais rodoviários, incluindo o de Piratininga e o de Charitas, que seriam ligados através do túnel.
Custo de R$ 80 milhões
A obra, com custo de R$ 80 milhões, teve seu processo de licitação aberto, efetivamente, pela primeira vez apenas em 2009, após quatro cancelamentos. Contudo, o processo sofreu vários empecilhos. No fim, o edital de licitação acabou sendo reprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O custo da obra também foi considerado alto pelo prefeito Jorge Roberto Silveira para ser custeada com dinheiro da Prefeitura. Ele declarou, ainda, que a alternativa viária não era prioridade dentro do plano de mobilidade feito pelo urbanista Jaime Lerner para a cidade.
A Prefeitura informou que o Governo do Estado encampou o projeto do túnel e, com isso, o projeto está sendo adaptado para o Estado. A obra é prioridade dentro de um projeto global de trânsito e transporte para a cidade.(o Fluminense)
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