quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Encosta do MAC vai receber obra de contenção


Construção de muro de gabião no Mirante da Boa Viagem foi licitada e vai custar mais de R$ 440 mil. A decisão foi oficializada pelo município mas ainda não há data prevista para começar

Foi divulgado na última quarta-feira o resultado do processo de licitação para escolha da empresa que irá executar as obras de um muro de contenção no Mirante da Boa Viagem. A empresa vencedora é a Multicon Construções e Serviços LTDA, que irá receber o valor global de R$442.662,14 para fazer os trabalhos. A decisão foi oficializada nesta quarta-feira pelo município. Ainda não há data prevista para o início das obras.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, será construído no local um muro de gabião, uma contenção que tem uma rede de arame, cheia de pedras, para fazer a contenção propriamente dita. A obra, segundo o Executivo, é necessária porque marisqueiros teriam arrebentado o arame que havia sido colocado no local e o mar teria destruído a contenção em gabião.

Ressaca – Recentemente, uma forte ressaca atingiu o mirante e uma pequena parte da encosta chegou a ceder. Na ocasião, as fortes ondas, que alcançaram até quatro metros de altura, chegaram a atingir garagens de prédios e destruíram uma boa parte do calçadão da Praia João Caetano. De acordo com laudo técnico encomendado pela Prefeitura, o forte movimento da água do mar nas vigas em balanço da calçada fez com que houvesse o rompimento da estrutura de concreto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já emitiu a autorização ambiental para a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) iniciar as obras emergenciais de recuperação do calçadão da Praia das Flechas. No entanto, as obras ainda não foram iniciadas.

Piratininga – Outro local que também sofreu com a forte ressaca foi a Praia de Piratininga. Devido à força das ondas, dois metros de areia foram arrastados. Agora é possível ver os destroços do antigo calçadão, destruído na ressaca de 1996 e que estavam cobertos por essa areia que desapareceu.

Na praia de Camboinhas, as ondas fizeram com que uma parte da restinga fosse arrastada, pondo em risco alguns quiosques, que tiveram que ser interditados, causando prejuízos aos proprietários. 

Revitalização - O administrador regional do Ingá, Vladilson Fernandes, informou que o projeto “Bairros” será iniciado no Ingá e incluirá São Domingos na iniciativa. Segundo ele, haverá um reordenamento do local, que deverá ser transformado em polo gastronômico e cultural.

“O prefeito disse que o encaminhamento de viabilização de verbas já estava feito, mas não começaria o projeto enquanto não tivesse certeza de que ele não seria interrompido pela metade, que houvesse verbas para que ele fosse finalizado”, explica.

Vladilson esclarece que a administração regional fez um relatório de 50 páginas e um vídeo e entregou para a Prefeitura. Porém, ele não sabe quantas das ideias propostas no documento serão aproveitadas. Na opinião do administrador, um dos principais problemas do bairro, que merece intervenção, é a questão da segurança.
“Nessa questão, acho que deveríamos fazer uma ação integrada com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A cada seis meses, a instituição traz para a cidade cerca de cinco mil alunos, e grande parte deles é de famílias abastadas do interior, onde não existe tanta violência. Quando chegam a Niterói, elas ostentam seus pertences, se tornando um alvo fácil para assaltos”, acredita.

Outra questão que deve ser observada no bairro, segundo Vladilson, é a realidade social diversificada. Enquanto de um lado há os moradores classe A da Boa Viagem, do outro, há os moradores do Palácio, de classes mais baixas.

“Há uma diferença social muito ampla que pode resultar em violência. Deveríamos tentar diminuir essa diferença com algumas intervenções”, conclui Vladilson.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário