sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Caminhada pelos fortes niteroienses em comemoração ao Dia do Soldado


Exército Brasileiro promove jornada ecológica aberta a toda população de Niterói no próximo domingo em Jurujuba. Saída será às 8h no Forte Barão do Rio Branco. Passeio é grátis

Neste domingo, a partir das 8h, acontece a XVIII Caminhada Ecológica e Cultural – Duque de Caxias, tradicional atividade de integração entre o Exército e a comunidade niteroiense.

O evento é gratuito em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, data do nascimento do Patrono do Exército brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

A caminhada sairá do Forte Barão do Rio Branco, localizado na Alameda Marechal Pessoa Leal 265, em Jurujuba. Aberto à comunidade em geral, o evento promete atrair milhares de pessoas. Em uma de suas edições já chegou a reunir cerca de 10 mil, incluindo visitantes de outros municípios.

Recreação antes da saída
Este ano, a exemplo dos anteriores, os participantes também poderão doar um quilo de alimento não perecível, que será revertido a instituições de caridade da região. Durante a concentração, haverá distribuição de brindes, aquecimento com apresentação de recreadores, e quiosques com atividades de saúde e reciclagem.

O ponto de partida será no Forte Barão do Rio Branco, construído em 1567, de onde os participantes seguirão para o Forte São Luís (1769) e Forte do Pico (1918).

Depois, os participantes descerão por uma trilha construída pelos portugueses até a Fortaleza de Santa Cruz (1555), onde haverá onde haverá uma exposição de veículos militares e carros antigos, além de visitação gratuita à edificação. No local, um ônibus vai levar os candidatos de volta ao Forte Rio Branco.

Equipamentos – Para uma caminhada mais agradável, os organizadores do evento orientam aos participantes que utilizem calçados confortáveis, roupas leves e bonés.

História e natureza
Além de proporcionar o contato com a natureza o passeio também reserva um encontro com a história não só do município como do país. O Forte Barão do Rio Branco, ligação entre os Fortes São Luiz e do Pico com o Forte do Imbuhy, por exemplo, teve importante e eficaz participação contra as incursões dos piratas franceses no século XVIII.

Já os Fortes São Luiz e do Pico reportam aos anos de 1769 e 1918, respectivamente. Ocupando posições a 230 metros acima do nível do mar, tinham total dominância da entrada da baía de Guanabara, servindo como posto de observação, defesa aproximada da Fortaleza de Santa Cruz, além de serem inatingíveis pelos canhões das embarcações de suas épocas.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, por sua vez, é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de 7.153 metros quadrados.

Forte tem canhões e capela com mais de 500 anos- Possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII.

Localizada ao lado do canal de entrada da baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio de janeiro, assim como as demais fortificações tem uma visão privilegiada das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário