quarta-feira, 1 de junho de 2011

Secretaria recolhe quase 30 porcos em ruas de diversos bairros de Niterói

Ação para retirada dos bichos durou toda uma madrugada e 29 foram capturados. Todos os animais foram levados para um criadouro conveniado no município vizinho, Itaboraí


A Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Niterói realizou mais uma operação para retirar porcos das ruas do município na noite de segunda-feira. Ao todo foram recolhidos 29 animais em diversos bairros da cidade. Todos foram levados para um criadouro em Itambi, no município de Itaboraí, de propriedade de uma empresa conveniada com a Prefeitura.

A ação começou por volta das 23h30 e se estendeu por toda a madrugada. Além da Guarda Municipal, a operação teve apoio do Centro de Controle de Zoonozes, laçadores contratados pela Secretaria e de um caminhão da Polícia Militar, próprio para transportar animais de grande porte. O grupo percorreu ruas dos bairros do Fonseca, Cubango, São Lourenço, Icaraí, Centro e Bairro de Fátima.

Os animais ficarão dez dias à espera de que um possível dono apareça. De acordo com a Secretaria, para reclamar os porcos, os donos terão que comprovar a posse do animal, pagar uma multa, além de reembolsar os gastos que o estabelecimento teve com o animal. Caso ninguém apareça, os porcos serão vacinados, vermifugados, passarão por exames veterinários e ficarão em quarentena. Depois desse período, serão postos em leilão.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade, explica que segundo um levantamento feito pela secretaria e pelo Controle de Zoonozes, 200 porcos estariam “vadiando” pelas ruas do município e em menos de uma semana de operações realizadas pela secretaria, 50 porcos já foram retirados das ruas. 

“Antes de fazer essas operações, nós fizemos um levantamento para saber quais as ruas com maior incidência de porcos e depois mandei avisar aos supostos donos o que iria acontecer caso os animais continuassem nas ruas. Eles continuaram abusando, pagaram para ver e perderam os bichos”, explicou.
O secretário informa que as operações irão continuar, porém não pode antecipar onde nem quando irão ocorrer, para não atrapalhar os trabalhos da secretaria e pede que a população continue denunciando o aparecimento dos porcos.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário