Operação foi a terceira realizada em um período de apenas 15 dias. Balanço total já chega a 75 suínos retirados das ruas da cidade e encaminhados ao criadouro de Itambi
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses e de Doenças de Transmissão Vetorial (Devig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria de Segurança e Controle Urbano, apreenderam mais 25 porcos das ruas de Niterói essa semana. A operação foi a terceira realizada em um período de apenas 15 dias. O balanço total das apreensões já chega a 75 porcos recolhidos e encaminhados ao criadouro de Itambi, em Itaboraí. De acordo com o secretário Wolney Trindade, o números das denúncias sobre os porcos aumentou em quase 50% depois que a população tomou conhecimento do resultado das operações anteriores.
A ação teve início às 22h30 de quarta-feira e contou com a atuação de 30 agentes. O maior número de animais foi encontrado na Rua Carlos Maximiliano, no Fonseca, onde nove dos porcos foram localizados, o total de seis na Rua 22 de Novembro e na Alameda São Boaventura, cinco no Bairro de Fátima, quatro na Rua Noronha Torrezão e um na Rua Magnólia Brasil.
O chefe da Vigilância Sanitária, o veterinário Zamir Martins, afirmou que continuará intensificando as ações em outros bairros. O secretário Wolney Trindade agradeceu o empenho dos fiscais no cumprimento da ação e solicitou que a população continue denunciando o aparecimento dos suínos. Segundo ele, até esta quinta-feira nenhum dos donos teria procurado a secretaria para reaver a guarda dos bichos.
Os proprietários dos animais têm até 10 dias após a apreensão para reclamar a posse e solicitar a devolução. Após o prazo estipulado, os porcos serão levados a leilão. O CCZ afirmou que, antes de serem leiloados, todos passam por tratamento veterinário e são vacinados.(O Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário