quarta-feira, 7 de abril de 2010

Prefeito decreta estado de emergência e suspende aulas

Em entrevista coletiva, prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, ainda decretou luto oficial por 7 dias no município. Niterói é a cidade que mais sofre com as fortes chuvas

O prefeito Jorge Roberto Silveira reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva, no fim da tarde de ontem, e decretou estado de emergência no município. Além disso, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas por dois dias - prazo que pode ser prorrogado - e foi decretado luto oficial por sete dias.

“Certamente Niterói nunca registrou uma chuva como essa de hoje (ontem)”, admitiu o prefeito.

Segundo Jorge, é a primeira vez na história da cidade que foi necessário decretar estado de emergência. Também participaram da entrevista o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França; o subsecretário estadual da Região Metropolitana, Alexandre Felipe; os secretários municipais de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, José Roberto Mocarzel; o de Segurança e Defesa Civil, Marival Gomes; além do presidente da Câmara, Paulo Bagueira.

O prefeito explicou que a prioridade agora é reunir todo o apoio possível para que sejam evitadas novas mortes. 

“Nós temos agora a obrigação de procurar salvar vidas. Vamos precisar da ajuda de todos. A coisa mais importante é pedir para que as pessoas que estejam em áreas de risco saiam e procurem uma escola municipal mais próxima. Todas as unidades estão preparadas para receber a população. Já estamos colocando colchonetes e liberando alimentação para estas pessoas”, alertou.

Doze escolas do município já receberam desabrigados. Sobre a remoção das famílias que vivem em áreas de risco, Sérgio Côrtes foi enfático:
“Temos que acabar com a hipocrisia de não se falar em remoção. Temos que remover aquelas pessoas de áreas de risco para que a gente não venha aqui todo ano ficar falando de quais ações que nós tomamos frente a essas tragédias”.
Côrtes contou que foi necessária autorização especial do presidente da Ponte S/A para que um comboio do Corpo de Bombeiros pudesse passar durante a interdição da Ponte Rio-Niterói e chegar à cidade para ajudar no socorro às vítimas.
O secretário de Saúde ainda explicou a diferença entre os incidentes ocorridos no Rio e Niterói para os de outras cidades.
“Vários municípios registraram apenas alagamentos. O que estamos tendo em Niterói e no Rio são deslizamentos e soterramentos. No alagamento dificilmente a vítima morre, porque ela consegue ser resgatada”.

Hoje a prefeitura está preparando uma força tarefa para entrar nas áreas atingidas e retirar famílias que estejam correndo risco de morte.

“O que nos preocupa é a notícia de que a chuva vai continuar. Só nos resta torcer para que essa chuva pare, porque todos estamos muito preocupados que essa tragédia aumente ainda mais”, concluiu Jorge Roberto.

Para o prefeito, não há cidade preparada para receber uma quantidade de chuva como a que ocorreu estes dias.

“Temos feito vários trabalhos de contenção em diversas áreas da cidade. O que aconteceu esta noite foi uma coisa absolutamente inédita na cidade. Não há município com as características de Niterói que suporte uma chuva como essa. É algo assustador!”, afirmou o prefeito.

Cabral vem hoje à cidade

Ontem, durante encontro no quartel do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) com o coronel Luis Guilherme, superintendente operacional da Defesa Civil Estadual, o deputado estadual Rodrigo Neves (PT) anunciou que o governador Sérgio Cabral terá hoje, às 10 horas, uma reunião de trabalho no gabinete do prefeito Jorge Roberto Silveira para avaliar os estragos das chuvas e os investimentos necessários não só no município, mas também nas cidades de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, cujos prefeitos estarão presentes. 

O ministro da Integração Nacional, João Santana, virá de Brasília para acompanhar o governador no encontro 

“Solicitei ao governador a presença do ministro João Santana. A sugestão que dou ao prefeito é que declare estado de calamidade pública. Com isso, o município passa à condição de receber recursos para a realização que poderá fornecer assistência de forma mais eficaz”, avaliou o deputado.

Também presente ao encontro, o vereador Waldeck Carneiro (PT) lembrou que a maior preocupação, no momento, é resgatar as vítimas. 

“Após esse momento é imprescindível que Niterói discuta com maior prioridade a criação de políticas públicas e a liberação de investimentos de prevenção, como os destinados à contenção de encostas, combate aos desmatamentos, e a programas de habitação popular e uso do solo urbano”, enumerou.
(Jornal O Fluminense - Thiago Lontra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário