terça-feira, 20 de abril de 2010

Números alertam para o perigo nos ônibus em Icaraí

Relatório de segurança do Estado do Rio mostra que número de assaltos a coletivos no bairro e adjacências teve aumento de quase 90% em fevereiro de 2010

 


O índice de roubos a coletivos teve um aumento de 88% na área da 77ª DP (Icaraí), que também abrange bairros ajdacentes como Santa Rosa e Vital Brazil, entre outros. É o que revela levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), que divulgou nesta segunda-feira relatório das incidências criminais e administrativas de segurança do Estado do Rio, relativas ao mês de fevereiro de 2010. Ao todo, foram oito ocorrências, contra apenas uma em fevereiro do ano passado. O número de assaltos, segundo passageiros, pode ainda ser maior, levando-se em conta que muitas vítimas não registram ocorrência.

De acordo com o chefe do Setor de Investigações (SI) da 77ª DP, Jorge Tinoco, os agentes da distrital ficaram surpresos, já que desde maio do ano passado, o número de crimes na área da delegacia vem sendo reduzido.

“Desde o ano passado, a gente vem diminuindo gradativamente os roubos a residências, roubos e furtos de veículos, ou seja, o trabalho está sendo bem-feito. Vamos analisar o que houve de errado para seguirmos na nossa rotina de redução na criminalidade”, afirmou.

O superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Marcio Barbosa, afirma que as empresas de ônibus estão cobrando mais segurança.
“O que a gente faz é mapear os pontos críticos, onde os assaltos acontecem com maior frequência, para que a polícia possa tomar uma atitude. Além disso, ao instalarmos câmeras de segurança no interior dos veículos, tentamos fazer com que os criminosos sintam-se inibidos e pensem duas vezes antes de tentar cometer um delito”, argumentou.

Outros índices - No Centro de Niterói e bairros vizinho, área da 76ª DP, o relatório do ISP aponta para o aumento nos casos de lesão corporal (26%)dolosa e furtos (23%). Os casos de lesão corporal dolosa passaram de 53 para 72, enquanto os números de furtos subiram de 247 para 319.

Na área da delegacia de Jurujuba, 79ª DP, o número de homicídios dolosos cresceu 88%. Foi um caso em fevereiro de 2009 contra oito no mesmo período este ano. Já o número de roubos a transeuntes cresceu de 17 para 29, o que representa aumento de 41%.

Na área da delegacia de Itaipu (81ª DP), o número de furtos cresceu 20%. Foram 108 casos em fevereiro do ano passado, contra 135 no mesmo período de 2010. O número de casos de estelionato também cresceu, de 6 para 12, representando aumento de 50%.

O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França, deixou claro que se for feita uma análise dos indicadores estratégicos da Secretaria de Estado de Segurança, houve uma redução no número de crimes que não se vê desde agosto do ano passado no município.

“Os índices estratégicos são homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte), roubo de veículos, entre outros. Neles, tivemos grandes reduções. No total, são mais de 39 delitos na lista, e com certeza faremos o possível para garantir que os demais também sejam reduzidos. Para isso reuniões mensais são feitas com os delegados”, disse, lembrando que a PM realiza constantes blitzen nos ônibus que circulam pela cidade.

Três pessoas em Itaboraí

Passageiros de ônibus que fazem o trajeto Niterói-Itaboraí também têm sido vítimas de criminosos. Na noite desta segunda-feira, policiais do 35º BPM (Itaboraí) prenderam três suspeitos de assaltos a coletivos na Rodovia RJ-104. Rodrigo Rangel da Silva, de 20 anos, e dois menores, um de 16 e outro de 15 anos, atuariam, segundo a polícia, no trecho entre Alcântara e Venda das Pedras. Eles já teriam sido flagrados pelas câmeras de segurança instaladas nos ônibus que trafegam pela estrada.

Segundo a polícia, a prisão teria ocorrido logo após eles desembarcarem de um coletivo da Viação Rio Ita que havia acabado de ser roubado, próximo ao Viaduto de Manilha. Com o trio, foi encontrado um revólver calibre 38, de numeração raspada e seis munições intactas, além de R$ 250 que seria produto de roubo. Os acusados foram levados para a 71ª DP (Itaboraí). (Fluminense)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário