quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Engenheiro químico considerado 'pai' do biodiesel morre em Fortaleza

O engenheiro químico e pesquisador cearense Expedito José de Sá Parente, 70, considerado o pai do biodiesel, morreu na madrugada desta terça-feira, em Fortaleza. 


Ele estava internado havia um mês e três dias no Hospital São Carlos por complicações de uma diverticulite. Ele sofreu uma hemorragia seguida de infarto e não resistiu. Será velado na Funerária Ethernus, na capital cearense, e seu corpo cremado nesta quarta-feira. 

Expedito Parente era natural de Fortaleza, formado em engenharia química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pós-graduado em tecnologia química na França e na Alemanha e ex-professor da UFC (Universidade Federal do Ceará). 

Ele começou a desenvolver pesquisas em biodiesel na década de 70 e foi autor da primeira patente mundial do biodiesel, em 1980. Por isso é considerado um dos mais importantes pesquisadores na área de biocombustíveis no mundo. 

Atuava também na empresa de base tecnológica e referência mundial em combustíveis alternativos Tecbio, da qual era presidente. Seu trabalho foi reconhecido pelas Nações Unidas, governo norte-americano e por empresas como a Boeing e a agência espacial Nasa. 

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota e lamentou a morte. "Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país", diz um trecho.(Paola Vasconcelos - Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário