quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Exceção no IPI beneficia pouco importador de carros do Uruguai

A decisão do governo brasileiro de não cobrar a alíquota maior de IPI dos veículos vindos da China e Coreia do Sul, mas montados no Uruguai, pouco beneficia a KIA, Chery e Lifan. 

Isso porque as importadoras têm baixa atividade no país vizinho e a maioria dos modelos ­--principalmente os populares, concorrentes das montadoras nacionais-- ainda vem dos países de origem.

Para a KIA, a exceção vai impactar apenas a importação do caminhão urbano Bongo. Nos últimos 12 meses, a empresa vendeu 5 mil unidades no país. Já os outros 11 carros da marca continuam a chegar da Coreia.
No caso da Lifan, a medida beneficia dois modelos: o 320 e o 620, cujas vendas no Brasil somaram neste ano 2.516 unidades, segundo dados da empresa. 

A Chery afirmou que a medida não é representativa por importar do Uruguai só 5% dos carros do modelo Tiggo. O restante continua chegando ao Brasil direto da China, assim como os modelos Face, Cielo e QQ. 

Mesmo assim, o presidente da KIA no Brasil, José Luiz Gandini, aprovou a decisão do governo brasileiro. Já a assessoria da Lifan informou que a empresa só vai comentar o assunto após a publicação do novo decreto.
A Abeiva (associação nacional dos importadores de veículos) não quis comentar.(Folha de São Paulo)

Juíza eleitoral cassa diplomas de Rosinha Garotinho e vice, Dr. Chicão

Prefeita de Campos, o deputado Anthony Garotinho e outros nomes do município ficam inelegíveis por três anos, contando com as eleições de 2008. Decisão ainda cabe recurso


A juíza da 100ª ZE (Campos), Gracia Cristina Moreira do Rosário, determinou, nesta quarta-feira, a cassação dos diplomas da prefeita de Campos Rosinha Garotinho e do vice Dr. Chicão, que ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008.

Também condenados no processo, o deputado Anthony Garotinho e os radialistas Fábio Paes, Linda Mara e Patrícia Cordeiro ficam inelegíveis. A sentença será publicada na quinta-feira, quando começa a contar os três dias de prazo para recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoreal (TRE-RJ).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral partiu da Coligação "Coração de Campos" e pelo então adversário de Rosinha na disputa à Prefeitura, Arnaldo Vianna. A juíza entendeu haver provas de que prefeita e vice foram beneficiados por propaganda irregular veiculada em emissora do grupo O Diário.

"Golpe contra o povo de Campos'', declarou deputado- À tarde, em seu blog, Garotinho disponibilizou o discurso feito na tribuna da Câmara dos Deputados, denunciando o que chamou de "golpe praticado contra o povo de Campos", e informou que os advogados do casal já estavam providenciando a entrada de um Mandado de Segurança junto ao TRE–RJ, visando a anulação da sentença.(O Fluminense)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TSE concede registro e PSD poderá disputar eleições em 2012

O Partido Social Democrático - PSD obteve na noite desta terça-feira (27) o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por seis votos a um.
Com isso, a nova sigla poderá lançar candidatos para as eleições municipais de 2012. O julgamento ocorreu dez dias antes do fim do prazo estabelecido pela legislação eleitoral para o registro de partidos que pretendem entrar na corrida eleitoral do ano que vem. Votaram a favor da criação da legenda: a relatora, Nancy Andrighi, Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Somente o ministro Marco Aurélio Mello votou contra.
O deputado Fábio Faria recebeu em sua residência o presidente do PSD, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e cerca de 30 deputados federais que migram para o novo partido.
- Estamos vivendo um momento histórico na democracia brasileira. O PSD terá independência em relação ao governo federal. Os meus compromissos assumidos nas eleições permanecem firmes e vamos continuar lutando em prol   da vida e da família afirma o deputado Arolde de Oliveira.

Desordem em Itaipu com dias contados e região ganha nova estética

Diretor de posturas se reuniu com associações de Pescadores, Moradores e Comerciantes do bairro para dar continuidade à segunda parte das operações de ordenamento na localidade

Itaipu está com os dias contados para ganhar uma nova estética. O diretor de posturas, Eugênio Mello se reuniu na manhã desta terça-feira, na sede da Guarda Municipal com representantes das Associações de Pescadores, Moradores e Comerciantes de Itaipu, dando continuidade à segunda parte das operações de ordenamento na orla.

Dentre as primeiras medidas tomadas, os representantes das associações estarão durante toda a semana realizando um cadastramento dos proprietários dos barcos, onde serão informados os dados pessoais e as documentações de legalidade das embarcações.

Os que não estiverem listados poderão ter os barcos rebocados pela fiscalização. A listagem dos cadastrados deverá ser entregue ainda no início da semana que vem, visto que a retirada das embarcações ilegais está marcada para a próxima quinta-feira.

Irregulares foram retirados- Traillers, barracas e kombis, que comercializam alimentos para os freqüentadores da praia, que estiverem com licenças, também poderão entrar na listagem.(O Fluminense)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bancários entram em greve a partir desta terça-feira, diz confederação

Trabalhadores querem 12,8% de reajuste; Fenaban oferece 8%.
Com greve nos bancos, Febraban orienta uso de canais alternativos.
 

Os bancários decidiram entrar em greve em todo o país a partir desta terça-feira (27), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após assembleias dos sindicatos da categoria realizadas em todo o país na noite desta segunda. A paralisação atingirá bancos públicos e privados. (G1)

Cancelados todos serviços de reforço no muro do Mirante de Boa Viagem

Prefeitura já havia contratado uma empresa, porém, “por razões de interesses públicos”, decisão foi revogada. Recuperação no local afetado após última ressaca sofre mudança

Estão canceladas por tempo indeterminado, as obras de reforço ao muro de gabião do Mirante de Boa Viagem. A Prefeitura já havia contratado uma empresa vencedora da licitação, mas “por razões de interesses públicos”, a decisão foi revogada. A informação foi publicada no Diário Oficial do município, no último sábado. 

A seqüência de ressacas do mês de maio com ondas de dois a quatro metros de altura, assustou moradores do local. A força da água destruiu ruas e calçadas de Icaraí, além de atingir uma garagem do prédio do Ingá e fazer desmoronar uma parte da encosta que segue em direção ao Mirante da Boa Viagem.

Ainda no mês de maio, um engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), fez uma visita à Praia João Caetano, no Ingá e os resultados da avaliação apontaram que o solo estava cedendo.

MAC e prédios vizinhos precisam apenas de proteção- No entanto, a área residencial, formada por prédios, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) não teriam sofrido abalos em suas estruturas, mas a necessidade de obras de proteção da encosta foi uma das medidas avaliadas como indispensável.(O Fluminense)

Ex-comandante do batalhão de São Gonçalo é apontado como mandante do assassinato de juíza e tem pedido de prisão expedido

A Justiça decretou a prisão do ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, no fiml da noite de segunda-feira. O oficial é apontado como mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto, quando ainda era comandante do batalhão. Outros cinco policiais, que atuavam no mesmo batalhão sob a tutela de Cláudio Luiz também tiveram mandados expedidos pela 3ª Vara Criminal de Niterói. Os policiais faziam parte do Grupamento de Ações Táticas e são acusados de forjar um auto de resistência para acobertar a morte de Diego Belini, então com 18 anos.

A Justiça decretou a prisão após um dos cabos que executaram o crime ter relatado ao juiz Peterson Barroso Simões, que o tenente-coronel era o mandante do crime. O cabo, que estaria ameaçado de morte, resolveu contar tudo e participar de uma antecipação de prova, obtendo o direito à delação premiada (que inclui provável redução de pena). O PM e sua família foram incluídos no programa de proteção à testemunha. O cabo teria dito que usou duas pistolas no crime. A polícia havia informado que a juíza morreu com 21 tiros de pistolas 40 e 45 e de revólver 38.

Após o assassinato de Patrícia Acioli o comanda da Polícia Militar trocou os comandantes de diversos Batalhões. Cláudio Luiz de Oliveira assumiu o comando do 22º BPM (Maré).

Nesta segunda, o juiz Fábio Uchôa, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou as prisões preventivas de sete PMs do 7º BPM (São Gonçalo) acusados de envolvimento num auto de resistência forjado. Dois dos policiais já estão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), pois são suspeitos de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli. São eles: Jovanis Falcão Júnior e Carlos Adílio Maciel dos Santos, o Carlão.

O caso ocorreu em junho do ano passado, na Fazenda dos Mineiros. Segundo o inquérito da 72ª DP (São Gonçalo), os PMs teriam atirado a esmo após não receberem propina de traficantes. Uma mulher foi morta.(Yahoo)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Moradores da RO levam duas horas até chegar ao Centro

Quem mora na Região Oceânica sofre com engarrafamentos diários. Para motoristas, piores trechos se encontram na Estrada da Cachoeira e no Largo da Batalha

"Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou”, esta é a primeira estrofe da música “Tempo Perdido”, da  banda Legião Urbana. Mas bem que poderia ser o testemunho de quem precisa sair da Região Oceânica de Niterói rumo ao Centro da cidade. Todos os dias, moradores enfrentam grandes congestionamentos e perdem muito tempo para chegar ao destino desejado, principalmente nos horários de rush, quando a viagem pode levar cerca de duas horas. 

Sem trânsito, o trajeto é cumprido em, aproximadamente, 40 minutos. Para motoristas, os piores trechos de engarrafamento se encontram na Estrada da Cachoeira e no Largo da Batalha.

“O trânsito na Região Oceânica só piora, descer a  Estrada da Cachoeira é sempre complicado. No Largo da Batalha, outro transtorno. Eu que sou comerciante, antes ia muito mais ao Centro de Niterói, mas, agora, procuro ir, no máximo, três vezes por semana. Às vezes, a lentidão é tão grande que eu prefiro ir buscar mercadorias de ônibus, porque de carro é muito estressante”, conta Antônio Carlos Nascimento, 50 anos, morador de Itaipu.

Uma das principais causas para o congestionamento constante é o crescimento considerável no número de veículos na cidade. De acordo com dados do Detran-RJ, em agosto de 2010, Niterói tinha 233.530 veículos registrados. No mesmo mês, em 2011, a cidade possuía 244.365, ou seja, são 10.835 veículos (4,5%) a mais em um ano. Proporcionalmente, a cidade tem quase que um carro para cada dois habitantes. Em São Gonçalo, a relação é de um carro para cada sete habitantes.

Com o intuito de melhorar o trânsito na cidade, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), recentemente, anunciou que está para implantar o Sistema Integrado de Trânsito, que deve atender a mais de 200 mil pessoas todos os dias. O projeto funcionará por meio de linhas-tronco, integrando terminais e alimentadoras que vão interligar os bairros da cidade. A construção do Túnel Charitas-Cafubá, que está sendo avaliada pelo Governo do Estado, também é uma das soluções que pode melhorar o fluxo de veículos que entram e saem da Região Oceânica. Outras intervenções, como a criação de faixas exclusivas para ônibus e mudanças de fluxos de vias estão previstas. 

O novo sistema tronco-alimentado contará com cinco Terminais de Integração, espalhados pela cidade: o Terminal da Saibreira, que ficará na Zona Norte, próximo ao bairro Caramujo; o Terminal do Largo da Batalha, que já está na fase de liberação do terreno; o Terminal João Goulart; o Terminal de Charitas; e o Terminal da Região Oceânica, em Piratininga. Uma das medidas inclusas na primeira fase das obras já está em andamento. A passagem subterrânea na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, faz parte do corredor que liga o Centro ao Largo da Batalha.

Para o especialista em transporte e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Walber Paschoal, o maior erro das políticas públicas na área de trânsito e transporte é dar uma grande ênfase no transporte rodoviário. Para ele, medidas como alargamento de rodovias, faixas exclusivas para ônibus, entre outras intervenções deste tipo podem resolver apenas problemas pontuais e durante pouco tempo.

“Transporte não é um problema de Niterói, é uma questão mundial. Alargar as rodovias e criar faixas exclusivas para ônibus são medidas paliativas, não resolvem o problema. A solução está no transporte público de qualidade, que não se resume a ônibus. É preciso investir na qualidade do transporte para que o usuário deixe o carro em casa e prefira utilizar o transporte público. Estudos dão conta de que um ônibus, ocupado de maneira agradável, poderia tirar 50 veículos das ruas e ocuparia um espaço muito menor da via, mas ainda acredito que a melhor opção seria o metrô. Muitas autoridades dizem que esta modalidade é muito cara, mas muitas cidades do mundo apostaram neste tipo de transporte público e resolveram o problema, os benefícios superam os custos, mas é preciso interesse do poder público, que poderia buscar incentivos em uma parceria com empresas privadas. Com uma boa malha metroviária que atenda vários bairros, os usuários certamente vão preferir esta modalidade que é muito mais confortável e rápida, então o número de veículos nas ruas diminuiria sensivelmente. Criar novas linhas para as barcas também teria um impacto positivo sobre o trânsito de Niterói”, explicou.(O Fluminense)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lula aprova enredo da Cubango e diz estar à disposição da escola

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do presidente da Cubango, Pelé, a planilha de enredo e desfile da escola, além da camisa oficial do enredo "Barão de Mauá - Sonho de um Brasil moderno".

Diante do enredo que vai homenagear Barão de Mauá, Lula declarou que a escolha foi feliz e destacou a importância de suas invenções.

"O Barão de Mauá foi um grande empresário que aos 40 anos já estava milionário, poderia partir pra Inglaterra mas ficou por aqui para ajudar no desenvolvimento de nosso país. Eu faço parte de um enredo em São Paulo mas esse é com certeza o melhor enredo do Brasil", disse.

O ex-presidente agradeceu o convite para visitar a escola de Niterói, mas não confirmou presença, temendo que haja tumulto e transtornos para a agremiação, como aconteceu na ocasião. Lula sofreu assédio por parte de convidados e da imprensa.

A direção da Cubango agradeceu a simpatia e o carinho por parte de Lula, que afirmou estar à disposição da escola.(SRZD)

Sequestrado tem cordão de explosivos amarrado ao corpo

Duas pessoas teriam sido sequestradas por um homem na madrugada desta terça-feira, em Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Anti Sequestro, no Leblon

Duas pessoas, ainda não identificadas, teriam sido sequestradas por um homem na madrugada desta terça-feira, em Niterói. De acordo com as vítimas, uma delas teve um cordão com explosivos amarrado no corpo, e foi liberada na Avenida Brasil, no Rio.

Os Policiais da Delegacia anti sequestro (Leblon) investigam o crime. De acordo com a Polícia, os dois seriam de uma família que comercializa jóias na zona sul da cidade.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre valores e pertences que teriam sido levados dos envolvidos pelo assaltante.(O Fluminense)

RJ: trio é preso com carro roubado a caminho de motel

Um homem e duas mulheres que seguiam para um motel em um carro roubado com a placa clonada foram surpreendidos por policiais militares na madrugada desta terça-feira, no acesso à comunidade Grota da Surucucu, na avenida Ruy Barbosa, em São Francisco, zona sul de Niterói.

Alédio de Oliveira Cunha, 32 anos, Priscila Fernandes Cunha, 28 anos, e Brysa Barbosa, 21 anos, disseram aos policiais que pegaram o veículo emprestado de um viciado em drogas na Grota da Surucucu. Junto com uma das meninas, os policiais encontram uma algema que seria usada pelo trio no motel.

De acordo com o cabo Silva Santos, que estava na ação, o veículo foi parado pelas atitudes suspeitas dos ocupantes. "Fizemos a abordagem porque suspeitamos do comportamento dos três integrantes do veículo. Depois verificamos que a placa era clonada e que o chassi pertencia a um veículo roubado", explicou.

De acordo com o banco de dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), o Palio prata foi roubado dia 4 de setembro na área da 81ª DP, em Itaipu. A placa pertence a outro veículo com as mesmas características de cor e modelo.

O caso foi registrado na 77ª DP, em Icaraí. O condutor do veículo, Alédio de Oliveira Cunha, vai responder por roubo e receptação de produto roubado.(Terra)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acidente com dois ônibus complica a Contorno

Quinze pessoas ficaram feridas, dez foram encaminhadas para o Hospital estadual Azevedo Lima, no Fonseca e outras cinco foram liberadas no local





Um acidente qu envolveu dois ônibus na manhã desta sexta-feira complica o trânsito da Avenida do contorno, em frente ao moinho, Feliciano Sodré. Quinze pessoas ficaram feridas, sendo que dez foram encaminhadas para o Hospital estadual Azevedo Lima, no Fonseca e outras cinco foram liberadas ainda no local.


A maioria das vítimas apresentava ferimentos leves, apenas duas senhoras tinham lesões mais graves.

De acordo com testemunhas, o micro ônibus da viação Ingá, que fazia o itinerário Riodades Centro Niterói atingiu um ônibus da viação Estrela (Boa Vista - Niterói), que estava parado no sinal fechado.
Por volta das 11h, o engarrafamento já ultrapassava 10 Km de extensão.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Engenheiro químico considerado 'pai' do biodiesel morre em Fortaleza

O engenheiro químico e pesquisador cearense Expedito José de Sá Parente, 70, considerado o pai do biodiesel, morreu na madrugada desta terça-feira, em Fortaleza. 


Ele estava internado havia um mês e três dias no Hospital São Carlos por complicações de uma diverticulite. Ele sofreu uma hemorragia seguida de infarto e não resistiu. Será velado na Funerária Ethernus, na capital cearense, e seu corpo cremado nesta quarta-feira. 

Expedito Parente era natural de Fortaleza, formado em engenharia química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pós-graduado em tecnologia química na França e na Alemanha e ex-professor da UFC (Universidade Federal do Ceará). 

Ele começou a desenvolver pesquisas em biodiesel na década de 70 e foi autor da primeira patente mundial do biodiesel, em 1980. Por isso é considerado um dos mais importantes pesquisadores na área de biocombustíveis no mundo. 

Atuava também na empresa de base tecnológica e referência mundial em combustíveis alternativos Tecbio, da qual era presidente. Seu trabalho foi reconhecido pelas Nações Unidas, governo norte-americano e por empresas como a Boeing e a agência espacial Nasa. 

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota e lamentou a morte. "Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país", diz um trecho.(Paola Vasconcelos - Folha de São Paulo)

PM não reduz crimes e acaba sem gratificação em Niterói

Crescimento de roubos a transeuntes fez com que Batalhão de Niterói e DPs não atingissem meta e ficam de fora de premiação concedida pelo Governo do Estado/RJ

Policiais das delegacias de Niterói e Batalhão de Po lícia Militar da cidade, o 12º BPM, ficaram na quarta-feira de fora da premiação concedida pelo Governo do Estado para os agentes de segurança que reduziram os índices estratégicos de criminalidade, que receberam gratificações de R$ 2 mil a R$ 6 mil.

Os índices considerados para a meta foram letalidade violenta (homicídio, latrocínio, lesão seguida de morte e auto de resistência), roubo e furto de veículos e roubo de rua (transeuntes, celulares e coletivos).

Embora os índices de letalidade violenta tenham caído de 128 (janeiro a junho de 2010) para 106 no mesmo período de 2011, conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), vinculado ao Governo do Estado, e os de roubos e furtos de veículo tenham caído de 1.268 para 1.065 também em tal período, os roubos de rua aumentaram de 1.784 para 2.057 este ano, um crescimento de 15%.

Isso impediu os policiais que atuam na cidade de serem premiados.(O Fluminense)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Rio: navio mercante encalha próximo à praia do Flamengo

O navio mercante RBD Ocean of Joy, com bandeira de Hong Kong, encalhou próximo à praia do Flamengo na manhã desta quarta-feira. A embarcação, que tem 229 m de comprimento e está carregado de minério, havia saído de Vitória, no Espírito Santo, e iria atracar no porto do Rio de Janeiro.

Segundo a Capitania dos Portos, quatro rebocadores estavam no local para auxiliar no desencalhe. O navio não oferece risco à navegação e está descartado algum tipo de poluição marinha.

Uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos foi enviada para o local para acompanhar toda manobra. A abertura de inquérito administrativo vai apurar as causas do incidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.(Terra)

Chuva causa transtornos no Rio de Janeiro





A forte chuva na manhã desta quarta-feira causou inúmeros transtornos no Rio de Janeiro. Os bairros Ilha  do Governador, Pavuna, Madureira, Bangu, Penha, Tijuca e Centro estão em estágio de alerta. O mau tempo é decorrente de uma frente fria que passa próximo ao litoral carioca, trazendo umidade do mar para o município.

O trânsito na cidade está complicado em vários pontos. Há dezenas de pequenos acidentes envolvendo veículos. O rio Maracanã transbordou na altura da Avenida Radial Oeste e atrapalhou o tráfego na área. Pistas da Avenida Brasil ficaram alagadas. A chuva ainda formou bolsões de água nas ruas São Clemente, Joaquim Palhares, Praça da Bandeira, Avenida Presidente Vargas, Mem de Sá, Trinta e Um de Março, na entrada do Túnel Santa Bárbara, e em alguns trechos do Aterro do Flamengo.

Por causa da cuva, cinco bairros ficaram sem luz.  São eles: Jacarepaguá, Alto da Boa Vista, Santa Cruz, Bento Ribeiro e São Cristóvão. A Light informou que técnicos estão trabalhando para resolver os problemas.

Em função da baixa visibilidade na Baía de Guanabara, as barcas operaram com velocidade reduzida. Segundo a concessionária que administra as embarcações a operação já foi normalizada.

A chuva fez com que o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, ficasse fechado para pousos e decolagens por cerca de uma hora. Por  volta das 8h, as operações foram retomadas. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, opera com o auxílio de instrumentos. (SRZD)

Dilma Rousseff faz afago em tucanos

Presidenta libera R$ 3 bilhões para obras no Estado de São Paulo, governado pelo PSDB

São Paulo - Com troca de afagos, a presidenta Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinaram dois convênios ontem: o da hidrovia Tietê-Paraná e o do trecho norte do Rodoanel. Com isso, a União liberou R$ 3 bilhões para turbinar as obras no estado. Dilma foi cordial durante o discurso no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e chamou o opositor de “excepcional parceiro”.

“Sozinhos, temos dificuldade de fazer obras de impacto no País. Quando nos unimos, quando ultrapassamos quaisquer pensamentos que não sejam o bem público, nós conseguimos fazer”, afirmou a presidenta para a plateia que contava com o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) — derrotado por Dilma em 2010 —, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido) — a quem ela chamou de “governador”, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos — que acompanhou a presidenta.

Dilma destacou programas que são bandeiras dos tucanos, mas que têm recursos do governo. O tom foi o mesmo no discurso feito mais cedo, em Araçatuba, no lançamento da pedra fundamental do Estaleiro do Rio Tietê.

Foi a segunda visita de Dilma ao estado em menos de um mês, e a bondade orçamentária federal preocupa petistas. Eles temem que, em vez de enfraquecer os ataques tucanos na próxima eleição, os convênios resultem em dividendos para Alckmin.

O vice-presidente Michel Temer também esteve em São Paulo, mas por motivos de saúde. Ontem ele recebeu alta após uma noite no hospital Albert Einstein, onde chegou desidratado, com intoxicação alimentar depois de uma semana em Natal (RN).
Ex-presidente assume negociações

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu ontem o comando das negociações para aprovar a reforma política na Câmara. O PT quer criar caixa único para financiar campanhas e separar votos de partidos e candidatos. A primeira reunião com aliados será sexta-feira em São Paulo. Hoje, Lula faz palestra na Feira Internacional da Indústria de Rondônia.(O Dia)

PMs negam participação na morte da juíza Patrícia Acioli

Acusados depõem na Delegacia de Homicídios na Barra da Tijuca e todos os três suspeitos negam ter assassinado magistrada de SG ou qualquer envolvimento no crime





Os três PMs presos pelo assassinato de Patrícia prestaram depoimento ontem na DH. O primeiro a depor, o tentente Daniel Benites, negou todas as acusações, segundo o seu advogado, Saulo Sales, após ser interrogado por mais de três horas.  “Meu cliente é inocente e iremos provar isso.  Não existe fundamento nas acusações”, afirmou.


Segundo depoimento, Benites saiu do serviço no dia anterior do crime, ficou em Niterói e foi para casa. O suspeito disse que não estava a trabalho no dia do crime e afirmou não conhecer a localidade onde aconteceu o assassinato, muito menos saber onde a juíza morava. O tenente revelou ainda que o mais próximo que foi da casa da Patrícia foi quando ele foi encontrar com a advogada Ana Cláudia Abreu Lourenço que, segundo a investigação, telefonou para o cabo Jefferson Miranda (outro preso pela  morte da juíza) e avisou que Patrícia decretaria a prisão dos PMs.

Até o fechamento desta edição, Jefferson e Sérgio ainda prestavam depoimento na DH. Após os depoimentos, todos retornarão à Unidade Prisional da PM em Benfica, Zona Norte do Rio, onde já estavam detidos desde o fim do mês passado por determinação de Patrícia Acioli.

Imagens do circuito de câmeras da Ponte Rio-Niterói podem ajudar a polícia a conseguir mais uma prova para derrubar os álibis apresentados pelos suspeitos. A DH analisa as filmagens para verificar se o carro de um dos policiais passou pela via pouco depois da morte de Patrícia.(O Fluminense)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Duas escolas de Niterói no topo do ranking do Enem

Notas do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do RJ revelam que a cidade ficou entre as 20 melhores. No município fluminense, colégio público no alto da lista é destaque na avaliação

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o resultado do ranking das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

O exame, realizado no ano passado, evoluiu tanto no aumento da participação dos concluintes das escolas regulares públicas e particulares — de 824 mil em 2009 para um milhão em 2010 — quanto na média nacional obtida por eles nas quatro provas objetivas.

No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos.

Em Niterói, a escola com melhor classificação foi o Instituto GayLussac, com 712.2 pontos, maior nota entre as escolas particulares da cidade, e o Colégio Pedro II, com 653.5  pontos, o melhor resultado entre as escolas públicas do município.

Instituição campeã foi aberta na cidade há apenas 5 anos- pouco tempoPara Marcelos de Carvalho Caldeira, diretor do Colégio Pedro II, o resultado é muito importante, pois a unidade niteroiense foi inaugurada em 2006 e, apesar do pouco tempo, sempre obteve boa pontuação no Enem. Atualmente 519 alunos freqüentam a escola e para o ano que vem haverá o acréscimo de 70 vagas.(O Fluminense)

Confira as dez primeiras no ranking de Niterói
Escola > Rede > Média total > Participação
INSTITUTO GAYLUSSAC > PRIVADA > 712,2 >  97,8%
COLEGIO PH   > PRIVADA > 711,09 > 100%
COL MARILIA MATTOSO  >  PRIVADA  >  708,97 > 100%
INSTITUTO ABEL >  PRIVADA  >  684,51 >  100%
COLEGIO PEDRO II > PUBLICA >  683,42  > 97,2%
COLEGIO SALESIANO SANTA ROSA  >  PRIVADA  >  670,83 >   95,8%
COL SAO VICENTE DE PAULO >  PRIVADA  >  665,56 >  91,6%
DORNELLAS COLEGIO E CURSO LTDA > PRIVADA  >  665,17 >  85,7%
COLEGIO E CURSO PONTO DE ENSINO > PRIVADA >  664,02  > 100%
COLEGIO SALESIANO REGIAO OCEANICA > PRIVADA > 662,27 > 54,1%

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MPF denuncia Edir Macedo por evasão de divisas

O bispo Edir Macedo Bezerra, líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e outras três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a IURD.

Os três dirigentes da igreja denunciados são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Eles são acusados de pertencer a uma quadrilha usada para lavar dinheiro da Iurd, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005.

Segundo a denúncia, do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da Iurd, por meio do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".

Os quatro também são acusados do crime de falsidade ideológica por terem inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da Iurd composições societárias diversas das verdadeiras. O objetivo dessa prática era ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, qual seja, a Iurd.

O Procurador da República Silvio Luís Martins de Oliveira também encaminhou cópia da denúncia à área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, solicitando que seja analisada a possibilidade de cassação da imunidade tributária da Iurd.(AE)

Alcântara vai ganhar centro de lazer e terminal rodoviário em um só local

Empreendimento na Praça Carlos Gianelli fica pronto dentro de um ano. Local irá abrigar linhas de ônibus municipais e intermunicipais, com sete áreas de embarque e desembarque

São Gonçalo irá ganhar um terminal rodoviário com shopping. As obras, já em andamento, do Terminal Rodoviário Pátio Alcântara, devem ficar prontas em um ano. O novo terminal irá abrigar linhas de ônibus municipais e intermunicipais em sete áreas de embarque e desembarque, contribuindo para organizar o trânsito no entorno.

O empreendimento é uma parceria público-privada entre a Garda Empreendimentos Imobiliários e a Prefeitura de São Gonçalo, realizada a partir de licitação pública para construção do novo terminal rodoviário. Ao todo serão investidos, pela parte privada, mais de R$ 70 milhões, com expectativa de atender 300 mil pessoas por dia.

A concessão determina um repasse para o município de 3% da receita do empreendimento, firmada por 30 anos. Toda a área e o equipamento urbano instalado no local permanecem em propriedade do município e em usufruto da empresa durante a concessão. De acordo com a prefeita Aparecida Panisset, as parcerias público-privadas permitem o crescimento do município.

“Por meio de parcerias podemos fazer com que o crescimento de nosso município seja uma realidade em todas as frentes. O Terminal Rodoviário Pátio Alcântara é uma parceria público-privada que levará conforto e segurança para quem usa o transporte público no bairro. Este terminal facilitará a vida do gonçalense, dando ao povo o que ele merece: um espaço maior, mais desenvolvido, valorizando a área de circulação e de lazer. São Gonçalo mudou e vai mudar ainda mais”, diz a prefeita.

Área de lazer com dois mil metros quadrados
A Praça Carlos Gianelli, em frente ao terminal de ônibus, dará lugar a uma área de lazer com três novas áreas de convivência, totalizando 2 mil metros quadrados de lazer. A área era constituída por um antigo terminal, um estacionamento e um calçadão de circulação. As obras irão gerar 950 empregos diretos, com 10% das vagas para portadores de necessidades especiais e idosos da região. O projeto prevê, além das plataformas cobertas, instalação de painéis eletrônicos que informarão o tempo de espera de cada linha.

O terminal terá piso nivelado, facilitando a entrada e saída dos passageiros, além de rampas de acesso, relevo para deficientes visuais e banheiros adaptados.

De acordo com Vicente Pierotti, presidente da ABL Empreendimentos e Participações Ltda – empresa responsável pelo empreendimento –, o shopping irá trazer facilidades para o usuário. “Em um mesmo lugar o usuários do terminal, além de poder embarcar e desembarcar do transporte coletivo, terão um local para fazer compras, resolver problemas, com a disponibilidade de estabelecimentos voltados para serviço, lanchar na praça de alimentação e passear na área de lazer”, afirma Pierotti.

Na área de lazer, será construída uma nova fonte e serão instalados equipamentos de ginástica na praça térrea, um pátio suspenso será construído sobre o terminal, oferecendo à população paisagismo, iluminação pública, fontes, espaços de convivência, com mesas e bancos e oferta de serviços e compras, contribuindo assim para a qualidade de vida dos moradores. O empreendimento facilitará as condições de circulação e trará segurança e iluminação pública para o bairro.

Além do terminal, os usuários poderão desfrutar de um shopping, com 77 lojas, praça de alimentação e área de lazer.(O Fluminense)

domingo, 11 de setembro de 2011

Vettel vence mais uma!!!!

Vettel já pode ser campeão em Cingapura.


O alemão Sebastian Vettel venceu com facilidade o Grande Prêmio da Itália e ficou muito próximo do bicampeonato mundial de Fórmula 1. Com a oitava vitória no ano, Vettel agora tem 112 pontos de vantagem sobre o novo vice-líder Fernando Alonso e, para ser campeão já na próxima corrida, em Cingapura, precisa marcar 13 pontos a mais do que o espanhol, terceiro colocado na prova - Jenson Button completou o pódio, em segundo.

Completaram a zona de pontuação, do quarto ao décimo lugares, Lewis Hamilton (McLaren), Michael Schumacher (Mercedes), Felipe Massa (Ferrari), Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Paul di Resta (Force India), Bruno Senna (Renault), que fez seus primeiros pontos, e Sebastien Buemi (Toro Rosso). Rubens Barrichello, da Williams, foi envolvido numa colisão na largada e foi o 12º. Vice-líder antes do GP italiano, Mark Webber abandonou.

A CORRIDA

Largando da pole, Vettel perdeu a ponta para Fernando Alonso após a partida, enquanto Schumacher pulou para terceiro, seguido por Hamilton, Massa, Webber e Button. Na freada para a chicane depois da largada, Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de seu HRT, foi para a grama e acertou Vitaly Petrov e Nico Rosberg. Para não bater em Petrov, Barrichello teve de parar o carro e Senna precisoo desviar, o que os fez perder posições.

O safety car teve de entrar na pista e os dois brasileiros envolvidos na batida aproveitaram para trocar os pneus. Na relargada, Vettel partiu logo para cima de Alonso e reassumiu o primeiro lugar com uma bela ultrapassagem na quinta volta, após colocar as rodas na grama. Mais atrás, Webber se atrapalhou ao tentar passar Massa, tocou na Ferrari, danificou sua asa e depois bateu na Parabolica antes de chegar aos boxes. Com a batida, Massa caiu para décimo.

Como Vettel disparou na ponta, a atração da corrida passou a ser a briga entre Schumacher e Hamilton. Com uma aula de pilotagem, o alemão se defendeu magistralmente ante um Hamilton surpreendentemente cauteloso. Isso permitiu a Button encostar nos dois e, numa volta só, o campeão de 2009 aproveitou uma vacilada dos adversários para subir ao terceiro lugar. Enquanto isso, Massa reagia e já era sexto, mas longe do trio.

Hamilton só conseguiu a ultrapassagem sobre Schumacher depois da segunda rodada de pit stops, quando Button já estava longe e pressionando o segundo colocado Alonso, que sofria com os pneus médios. O inglês não teve problemas para superar o espanhol, que nas últimas voltas ainda acabou atacado por Hamilton. No entanto, não houve tempo para o inglês tentar uma ultrapassagem.

Outra atração da prova foi Bruno Senna. Depois de cair para o fim do pelotão, o brasileiro se recuperou com boas ultrapassagens e já alcançou a zona de pontuação logo após a metade da prova. Após voltar em décimo de seu último pit stop, Bruno atacou Sebastien Buemi e conseguiu a nona colocação a cinco voltas da bandeirada. Foram os primeiros dois pontos de Senna na Fórmula 1.

Abandonado até pelas câmeras de TV tamanha a sua superioridade, Vettel passeou tranquilamente rumo à 17ª vitória na categoria, exatamente três anos a sua primeira vitória, pela então pequena Toro Rosso. O alemão, talvez sentindo que o bi está muito próximo, chorou copiosamente no pódio de Monza enquanto a fanática torcida italiana invadia a reta dos boxes.(Lancenet)

Seleção Brasileira está classificada para Londres-2012!!!!!

Em Mar del Plata a seleção brasileira de basquete vence a República Domicana por 83 a 76 e volta aos jogos após 16 anos.

O técnico Rubén Magnano chegou para comandar a seleção brasileira e tinha prometido a vaga em 2016.


 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

17ª Exposição de Orquídeas de Niterói neste fim de semana

O Centro Cultural La Salle vai abrigar a 17ª Exposição de Orquídeas de Niterói, com abertura oficial às 19h desta quinta-feira, dia 9, e visitação pública de 10 a 12 de setembro. Promovida pela Associação Orquidófila de Niterói, a mostra reunirá cerca de 400 plantas (entre espécies nacionais e estrangeiras e muitos híbridos), com a participação de associações do Rio e de Maricá, além dos orquidários Florália, Itaorchids e Emanuel, de Várzea Paulista, em São Paulo.

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada das 8h às 18h, no salão de festas do Centro Cultural (Rua Paulo César, 107), no prédio anexo ao La Salle Instituto Abel.

Obra da Torre panorâmica de Niterói vai ser licitada na próxima semana

Sofisticado monumento, já considerado como mais um componente de beleza no cenário niteroiense, permitirá uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, com 80 metros


As obras da torre panorâmica do Caminho Niemeyer serão licitadas na próxima segunda-feira e o empreendimento deverá ficar pronto em meados de 2012, de acordo com a Secretaria de Estado de Obras. O sofisticado monumento, por si mesmo um componente de beleza no cenário niteroiense, permitirá ao visitante uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, a 80 metros de altura.

A torre sairá do papel graças ao enquadramento da obra no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Rio de Janeiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado. O custo será de quase R$ 20 milhões.

A nova atração turística terá, no topo, um restaurante e um bar com vista panorâmica. Em sua base, ficarão uma praça de alimentação, um centro de informação turística, além de lojas.

Segundo o coordenador do Prodetur Rio de Janeiro e subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, o governador Sérgio Cabral atendeu pedido do prefeito Jorge Roberto da Silveira e determinou à Secretaria de Obras o enquadramento do projeto no programa.

“O BID aprovou a proposta, mas exigiu um estudo de viabilidade técnica e econômica do projeto. A pesquisa comprovou o grande potencial de atração turística da torre, diante da sua localização privilegiada em relação à Baía da Guanabara. Ela também está situada em um ponto de grande convergência de público: a estação das barcas, o terminal da Linha 3 do metrô e a estação para ônibus municipais e intermunicipais”,  listou Loureiro.

O estudo mostrou que a obra trará grandes benefícios para Niterói. A demanda turística poderá ser elevada em até 30% com o fluxo de turistas que pretendem visitar o Caminho Niemeyer, o que deverá fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na cidade. Novos hotéis e restaurantes poderão surgir e outras empresas do segmento, como agências e operadoras de viagens, estão previstas.

O Caminho Niemeyer vai do centro até a Praia de Boa Viagem. A partir do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o arquiteto Oscar Niemeyer traçou uma série de projetos para Niterói. As construções começaram a ser erguidas em 2002 e formam o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, perdendo apenas para Brasília.

Integram o grande conjunto, além do MAC, a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Terminal de Charitas e o Teatro Popular de Niterói, equipamentos já finalizados. Encontram-se em obra o Museu Petrobras de Cinema e a sede da Fundação Oscar Niemeyer. Dois projetos ainda não foram iniciados: o Centro de Convenções e a Torre Panorâmica.

O secretário de Turismo, Ronald Ázaro, acredita que Niterói só tem a ganhar com a construção da torre panorâmica.

“Os equipamentos turísticos do Caminho Niemeyer movimentam não só a ocupação da rede hoteleira, como também os postos de trabalho nas áreas de serviço e comércio. Niterói se iguala com esta construção a várias cidades do mundo que têm entre seus atrativos uma torre panorâmica. Só que a de Niterói tem um atrativo a mais: leva a assinatura do mundialmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer”, ressaltou Ázaro.

A Secretaria de Turismo é o órgão executor do Prodetur no estado. Ela aprova projetos, repassa os recursos e fiscaliza a execução das obras e ações. O programa vai investir US$ 187 milhões (US$ 112 milhões pelo BID e US$ 75 milhões pelo Governo do Estado) em várias ações, como produção turística, infraestrutura, estratégia de comercialização, ambiente, fortalecimento institucional e encargos e gerenciamento, com a finalidade de preparar o Estado do Rio para recepção de turistas nacionais e internacionais, dinamizada com a realização de megaeventos nos próximos anos.(O Fluminense)

Meio Ambiente e Justiça podem embargar a Via Orla

Conselho entregou à Prefeitura documento com resultado de reunião entre reitor da UFF e estudantes da instituição, onde foi decidido apoio a paralisação imediata do empreendimento


O Ministério Público de Niterói irá apreciar a representação feita pelo Conselho Comunitário da Orla da Baía (CCOB) que pede o embargo imediato das obras da Avenida Litorânea – as vias Orla e 100. O projeto teria sido paralisado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que é responsável pelo projeto da Via 100, após a ocupação e uma série de protestos de alunos no prédio da reitoria da instituição.

Porém, a Prefeitura precisa que a UFF cumpra um acordo sobre a cessão de algumas áreas para viabilizar a Via Orla. E a expansão dos campi da UFF depende desses projetos – que visam reduzir o impacto viário gerado pelo crescimento da cidade universitária.

De acordo com o promotor Luciano Mattos, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente, a representação irá passar por uma fase de análise, onde será estudado se o caso realmente deve ser investigado pelo Ministério Público. Ainda não há prazo para o parecer.

O vice-presidente do CCOB, Carlos Valdetaro, afirma que o pedido de paralisação das obras é antigo, anterior à mobilização estudantil. Valdetaro ainda afirma que o CCOB entregou à Prefeitura, na tarde de ontem, o documento resultante da reunião entre o reitor Roberto Salles e os estudantes, onde foi decidido o apoio a diversas reivindicações da classe estudantil, inclusive a paralisação das obras da Via Orla e da Via 100.
Segundo Elen Del Giudice, uma das coordenadoras do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos da instituição irão acompanhar uma reunião na próxima segunda-feira, entre o Sindicato dos Trabalhadores da UFF (Sintuff) e a reitoria e, na quarta-feira, farão uma assembleia para analisar os próximos passos do movimento. A Prefeitura de Niterói, através de sua assessoria de imprensa, informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão da UFF.

Ocupação – Dezenas de estudantes da UFF passaram quase uma semana acampados na reitoria da instituição. Depois de descumprir mandados de reintegração de posse e se recusado a sair apesar da presença de forças policiais, eles acabaram deixando o prédio pacificamente, na última terça-feira, após uma reunião com o reitor. Segundo o DCE, a reitoria se comprometeu a atender diversas reivindicações dos estudantes, como suspender as obras da Avenida Litorânea e não implementar novos cursos pagos na universidade.

A reitoria da UFF não comentou sobre a suspensão das obras. Disse apenas que cerca de 70% das reivindicações dos estudantes já estavam dentro da pauta da universidade.(O Fluminense)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Linha 3 do Rio fica pronta até 2014

A Linha 3 do metrô - que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí - será construída até 2014 e representará o primeiro percurso intermunicipal feito por este meio de transporte no estado. Com uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Linha 3 vai atender 1,7 milhão de moradores e servirá a 350 mil passageiros por dia. 

O investimento na obra será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões oriundos da Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.

A primeira estação, Arariboia, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a contar com uma saída hidroviária. O projeto, que será do arquiteto Oscar Niemeyer, fará parte do Caminho Niemeyer. A segunda parada do trajeto será a Jansen de Melo. Depois, para dar lugar à Estação Barreto, será revitalizada a antiga gare ferroviária, assim como seu entorno. Ao lado da estação, um grande pátio será utilizado para manobras.(O Fluminense)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Power vence GP de Baltimore; Kanaan fica em 3º





Will Power venceu o Grande Prêmio de Baltimore. O brasileiro Tony Kanaan fez boa corrida de recuperação e chegou em terceiro.


Will Power colocou fogo no campeonato da IndyCar ao vencer neste domingo a etapa nas ruas de Baltimore (EUA). O piloto da Penske dominou quase toda a prova e reduziu a desvantagem em relação ao líder Dario Franchitti, quarto colocado na corrida, para apenas cinco pontos, a três etapas do fim da temporada, em Motegi (JAP), Kentucky e Las Vegas.

O brasileiro Tony Kanaan, que sofreu um forte acidente no treino de aquecimento deste domingo, fez grande corrida largando do fim do pelotão e completou o pódio, na terceira colocação. Pela manhã, Tony perdeu os freios do carro, que decolou após atingir o bólido de Helio Castroneves. Com isso, Kanaan teve de usar o carro reserva.

Em relação aos demais brasileiros, Vitor Meira (Foyt) completou em nono lugar, enquanto Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) ficou em 16º, seguida por Castroneves (Penske).

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE BALTIMORE
1º - Will Power (AUS) Penske - 75 voltas
2º - Oriol Servia (ESP) Newman Haas - a 10s2096
3º - Tony Kanaan (BRA) KV Racing - a 10s8557
4º - Dario Franchitti (ESC) Ganassi - a 11s0831
5º - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a 11s5032
6º - Alex Tagliani (CAN) Sam Schmidt - a 17s7124
7º - Danica Patrick (EUA) Andretti - a 18s5661
8º - Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti - a 18s9269
9º - Vitor Meira (BRA) Foyt - a 22s3096
10º - Graham Rahal (EUA) Ganassi - a 22s6977
11º - Martin Plowman (GBR) Sam Schmidt - a 23s7405
12º - Simona de Silvestro (SUI) HVM - a 24s7568
13º - Sebastian Saavedra (COL) Conquest - a 29s6042
14º - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a 30s9855
15º - EJ Viso (VEN) KV Racing - a 50s6756
16º - Bia Figueiredo (BRA) Dreyer & Reinbold - a 1m00s5667
17º - Helio Castroneves (BRA) Penske - a uma volta
18º - Takuma Sato (JAP) KV Racing - a duas voltas
19º - JR Hildebrand (EUA) Panther - a duas voltas
20º - Ed Carpenter (CAN) Sarah Fisher - a duas voltas
21º - Charlie Kimball (EUA) Ganassi - a duas voltas
22º - Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold - a quatro voltas
23º - Mike Conway (GBR) Andretti - a 11 voltas
ABANDONOS
James Hinchcliffe (CAN) Newman-Haas - a 21 voltas
Marco Andretti (EUA) Andretti - a 35 voltas
Giorgio Pantano (ITA) Dreyer & Reinbold - a 36 voltas
James Jakes (GBR) Dale Coyne - a 38 voltas
Sebastien Bourdais (FRA) a 66 voltas

Diminui lista de PMs sob suspeita na comarca da juíza assassinada


Tenente-coronel está na relação de 60 acusados de homicídio


Terá, no máximo, 60 nomes a nova lista de PMs que respondem por homicídio na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde atuava a juíza Patrícia Acioli, assassinada com 21 tiros dia 11 de agosto. Entre eles, estão os de um tenente-coronel e de um major. Inicialmente com 91 policiais, a listagem, analisada pelo Ministério Público, será reduzida porque tem policiais que já morreram, foram excluídos da corporação ou respondem a processos tão antigos que não podem ser mais julgados.

Quinta-feira, reunião no MP analisou a primeira lista que foi passada à Secretaria de Segurança Pública pelo Tribunal de Justiça. Até agora, foi pedido o afastamento de 35 PMs do 7º BPM (São Gonçalo) que constam da relação. Eles serão transferidos para a Diretoria Geral de Pessoal (DGP), espécie de ‘geladeira’, e deverão ter porte de arma revogado e carteira policial suspensa por tempo indeterminado, como Jornal O DIA publicou em 26 de agosto.


Sexta-feira, o novo comandante do 7º BPM, coronel Djalma Beltrami, tomou posse no lugar do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, que ficou 11 meses à frente do batalhão e assumirá o 22º BPM (Maré). O oficial, que assume num momento em que PMs do batalhão são os principais suspeitos do assassinato da juíza, prometeu que não fará caça às bruxas, mas disse que não vai compactuar com PMs em desvio de conduta: “Se forjarem autos de resistência (crime pelo qual responde a maioria dos PMs julgados por Patrícia), responderão à Justiça.” (O Dia)



Operação vai reprimir a cracolândia na Praça JK

No local, cerca de 40 usuários e assaltos são frequentes. A ação conjunta foi desenhada durante a posse do novo comandante do 12º BPM (Niterói)

Universitários e moradores do Centro que passam pela Praça JK, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF à noite, sofrem com assaltos praticados por cerca de 40 usuários de crack que ficam abrigados nas escadarias que dão acesso à garagem subterrânea no local. Ciente do problema, o secretário municipal de Segurança de Controle Urbano, Wolney Trindade, informou que fará esta semana, com apoio do 12º BPM (Niterói), operação para retirada dos “viciados”. A ação conjunta foi desenhada durante a posse do novo comandante,  tenente-coronel Sérgio Mendes Afonso, na última sexta-feira.

“Vou me reunir com ele e marcar a data. Mas será esta semana. Não posso agir sozinho porque os usuários andam armados com facas e revólveres e a Guarda Municipal trabalha desarmada. Os viciados passam o dia na prainha do Centro se drogando e à noite ficam nas escadas da praça e junto às pedras, saindo dali para assaltar os transeuntes”, reconhece Wolney, acrescentando que há quatro meses o 12º BPM se comprometeu a colocar mais viaturas no policiamento ostensivo da região. 

“O problema é complexo, pois se tiramos os usuários de um lugar, eles se mudam para outro. Também já ajudei a acabar com a cracolândia na Rua Joaquim Távora, em Icaraí e em uma praça próxima à Escola de Arquitetura da UFF, na Rua Passo da Pátria”, avalia Wolney.

Enquanto a ação não ocorre, o medo impera no local. “No último dia 11, às 20h40, fui vítima de dois viciados que circulam ali. Roubaram meu celular”, reclamou uma moradora.

Quando estão abrigados nas escadas que dão acesso à garagem atrapalham também a passagem de motoristas.  “Tenho que pedir licença, pois preciso passar em meio a colchões e televisores. Eles também fumam muita maconha e importunam a gente”, reclama um empresário que trabalha nas imediações.

O reitor da UFF, Roberto Salles, em nota oficial, diz que não tem conhecimento do fato, mas anuncia providências. “Consideramos o problema como de saúde pública. Entraremos em contato com as autoridades e cobraremos providências”, diz a nota.

A estudante Mariana Reis, integrante da direção do DCE, concorda com o reitor. “O Poder Público deveria colocar estes usuários em abrigos e dar tratamento”, defende.

A Niterói Park, empresa que administra a garagem subterrânea da praça, já pediu mais segurança no local. “Temos pedido à Secretaria de Segurança e Controle Urbano e ao 12º BPM mais policiamento. Uma viatura da PM fica no início da praça à noite, na hora do rush, mas, depois, vai embora. Queremos que fique o tempo todo”, pede o diretor da empresa, Marcelo Leiroz, acrescentando que dentro da garagem nunca houve nenhuma ocorrência.(O Fluminense)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seja um distribuidor da Inspiração e tenha lucro de até 66%


Clique e confira

Lamborghini Urraco - 1974 - Mundo Automotivo













Desconto no IPTU para imóveis integrados em programas ambientais

Poderá também pagar menos imposto aqueles que optarem pela separação de resíduos sólidos e destinar pelo menos 30% de seu espaço ao cultivo de espécies nativas

Tramita na Câmara de Vereadores de Niterói um projeto de lei para a criação do “IPTU Verde”, que prevê descontos que variam de 1,5% a 7% na taxa do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) para imóveis residenciais e terrenos que estejam integrados em atividades voltadas para programas ambientais. A proposta está na Comissão Constitucional de Justiça (CCJ) e aguarda relatório sobre o impacto financeiro que a medida poderá gerar nas contas municipais. 

O projeto é de autoria do vereador José Antonio Fernandez, o Zaff, e o objetivo da proposição é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente.

“O cálculo será realizado de acordo com as adequações feitas pelo proprietário dos imóveis. O projeto de incentivo fiscal prevê que o desconto pode chegar a até o máximo de 10% do total do imposto devido e, entre as medidas que podem ocasionar a redução no imposto, desde que o proprietário esteja em dia com o pagamento”, explica o vereador.

Dentre as medidas incentivadas, estão a implantação dos sistemas de captação da água da chuva, de reuso de água, aquecimento hidráulico solar, aquecimento elétrico solar e utilização de energia eólica. Se a proposta for aprovada, também poderão pagar menos imposto aqueles que optarem por colocar a separação de resíduos sólidos em prática ou quem fizer a manutenção de terrenos sem a presença de espécies exóticas invasoras e destinar pelo menos 30% de seu espaço ao cultivo de espécies nativas, a fim de aumentar a biodiversidade no perímetro urbano.

Os documentos que comprovem as benfeitorias serão analisados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. E o projeto especifica que o benefício poderá ser cancelado se o proprietário descumprir as medidas ambientais e se passar a fazer o pagamento da taxa de forma parcelada ou se atrasar com o pagamento da mesma.

Recentemente, o município instituiu a obrigatoriedade de instalação de sistemas de reuso de águas cinzas em novos empreendimentos imobiliários na cidade.(O Fluminense)

Metrô RJ Linha 3 Niterói-São Gonçalo


Bienal do Livro do Rio começa hoje no Rio Centro

Começa hoje (1º) a 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O evento reunirá no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, 950 expositores em uma área de 55 mil m². A programação é voltada para o público em geral, com espaços temáticos com programações culturais, conversa com autores nacionais e estrangeiros, além de área lúdica e interativa para as crianças. Ao todo, a 15ª Bienal do Rio de Janeiro terá a participação de 150 autores brasileiros e 23 estrangeiros, um recorde, segundo a organização. Entre as atrações internacionais estão Anne Rice, Pepetela, Gonçalo M. Tavares, Lisa Sanders e a atriz Hilary Duff, que estreia no mundo literário com o romance “Elixir”. O público estimado pela organização é em torno de 640 mil pessoas. Mais de 1 mil títulos deverão ser lançados e cerca de 2,5 milhões de exemplares devem ser vendidos nos 11 dias de evento. O tema deste ano é o Brasil, o que levará os visitantes a participar de uma serie de ações, nos diversos espaços, para discutir a cultura e a realidade do país.(G1)