sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tranquilidade com estacionamento proibido na Rua Gavião Peixoto

Trânsito flui bem no primeiro dia da mudança. Motoristas são orientados por agentes da Nittrans e Guarda Municipal. Alteração faz parte do Novo Plano de Transportes

Começou sem transtornos, e com o trânsito fluindo bem, o primeiro dia de proibição de estacionamento de veículos leves na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul. A medida faz parte do novo Plano de Transportes, que prevê a construção de um mergulhão da Avenida Marquês de Paraná.
A ação, que antecede os trabalhos de demarcação da faixa seletiva para ônibus, prevista na primeira fase do Plano, conta com fiscalização intensificada do trânsito, inclusive a participação de guardas municipais que estão sendo treinados para auxiliar moradores e agentes, no combate às irregularidades.
De acordo com a Guarda Municipal, os moradores não apresentaram resistência. Alguns estranharam a mudança, porém, a grande maioria acredita que a melhoria no trânsito é mais relevante que possíveis transtornos gerados pela falta de estacionamento.
O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, fez um balanço positivo do primeiro dia de adoção da medida.
“O trânsito fluiu bem. Escolhemos esta época para a mudança por ser de férias escolares e o impacto viário ser menor. Na estreia não tivemos incidentes. Os agentes de trânsito orientaram os motoristas a não estacionarem na via e só fazê-lo nas vias vizinhas”, informou Marcolini, acrescentando que a partir da próxima segunda-feira serão aplicadas  multas aos infratores.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Fabiano Gonçalves, elogiou a medida, mas ressalvou:
“Como morador eu elogio, pois vai melhorar o trânsito, mas o comércio pode ser  prejudicado, já que os clientes vão estacionar mais longe das lojas”, disse. 
O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói, José Luiz Pascoal, por estar viajando, preferiu não comentar a mudança.
Comerciantes estranharam algumas novidades e se mostraram preocupados com o impacto nas vendas.
“Alguns clientes reclamaram por não poder parar na frente da loja. Observações foram passadas para a supervisão, para que possamos tomar medidas que favoreçam nosso público”, contou Renata Rosa, subgerente de uma farmácia.
Mergulhão –  O mergulhão da Avenida Marquês de Paraná terá uma extensão de 300 metros, iniciando em frente à Rua Senador Nabuco e terminando no encontro da Rua Doutor Celestino. Sua profundidade será de 4,50m em vão livre, obedecendo ao gabarito de altura urbano. Ao todo, serão duas pistas de rolamento.
Nesta semana, a obra entrou na fase de escoramento para a escavação do túnel, que vai abrir passagem à circulação de todos os veículos, exceto os ônibus, que terão ponto de integração sobre ela. 
O acesso ao Centro através da Avenida Amaral Peixoto ocorrerá sobre o mergulhão, para o trânsito procedente da Zona Sul. Para os motoristas procedentes da Zona Norte e Ponte o acesso ao Centro poderá ser feito pela pista lateral ao mergulhão. (O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário