segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Projeto Botinho reúne cerca de 300 crianças na praia de Icaraí


Durante quatro semanas, crianças e jovens vão receber, do Corpo de Bombeiros, noções de salvamento, além de aprender sobre risco de afogamento e primeiros socorros


Começou nesta segunda-feira o primeiro dia do Projeto Botinho na Praia de Icaraí. Apesar do dia nublado, mais de 400 crianças conheceram as atividades de um autêntico guarda-vidas. De acordo com o sargento Leandro, do 4° Grupamento Marítimo (GMar), o primeiro dia é de ambientação e recebimento de documentos.
“No primeiro dia é mais para organização e apresentação do projeto para as crianças. Estamos também recebendo a documentação de quem se inscreveu pela internet. A expectativa é grande, temos muitas crianças inscritas”, disse o sargento. Amanhã, ás 8h será a inauguração do projeto no Piscinão de São Gonçalo, no Boa Vista, em São Gonçalo. Não há mais vagas para o projeto, nem no 4° GMar, nem pela internet.
Muitos pais estiveram presentes para acompanhar os filhos que, orientados por bombeiros, realizaram apenas alguns exercícios para se familiarizarem com o local. Durante quatro semanas, das oito às onze da manhã, crianças e jovens de 7 a 17 anos, terão noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações em relação às condições do mar, além da prática de atividades físicas na areia.

Os alunos são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. 

Iniciativa - O projeto Botinho é uma colônia de férias que acontece desde 1963 e teve seu inicio na praia de Copacabana. Participam do projeto jovens de 07 a 17 anos que aprendem conhecimento básico de respeito ao mar e tem a oportunidade de se integrar com as diversas classes sociais. O trabalho visa a redução da quantidade de afogamentos nas praias, o despertar potencial esportivo e capacitar os jovens para procedimentos de primeiros socorro, bem como realizar um trabalho de educação ambiental, conscientizando a necessidade de preservação do meio ambiente.
Em 2007 o projeto botinho atingiu 18 mil participantes em 34 praias do Estado do Rio de Janeiro sendo considerado a maior colônia de férias educativa do mundo por um congresso da ILS – International Life Saving.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário