sábado, 14 de janeiro de 2012

Colégio Pedro II poderá ocupar terreno de batalhão no Barreto

Direção da instituição de ensino já teria recursos para investir em espaço de extinto quartel de Logística do Exército. Moradores da região pedem criação de delegacia e UPA

Comprado pelo governo estadual em maio de 2010 para atender as vítimas da tragédia das chuvas de abril daquele ano, através de um programa habitacional, o terreno do antigo Batalhão de Logística do Exército (BLog), no Barreto, inspira planos na população local, que está fazendo uma mobilização social, através de abaixo-assinado, para que a área seja destinada à implantação de uma Delegacia Legal, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um colégio. Para a última proposta, já existe, inclusive, verba disponível.
A direção do Colégio Pedro II, vizinho à unidade, demonstrou interesse pela área e conta com recursos garantidos pelo governo federal, no orçamento de 2012, para a construção de um novo prédio.
De acordo com o diretor do Colégio Pedro II do Barreto, Marcelo Caldeira, a direção da unidade manifestou o interesse pela área do antigo batalhão desde que a escola foi instalada em Niterói, em 2006, no prédio onde funcionava um Ciep. Ele afirma que, na ocasião, o Exército ainda estava instalado no local e foi enviado um ofício à Secretaria de Patrimônio da União solicitando liberação de parte do terreno. Posteriormente, com a compra do terreno pelo governo estadual, outro ofício foi encaminhado, mas à Secretaria de Patrimônio do Estado.
“Estamos até hoje instalados de forma provisória no Ciep, pois a unidade foi planejada para atender ao Ensino Fundamental. Como nosso colégio atende o Ensino Médio e a estrutura do Ciep não pode ser transformada, por ser tombada pelo patrimônio histórico, teremos sempre essa limitação estrutural. A ampliação seria uma forma de ofertarmos mais vagas. O colégio já tem os recursos, só nos falta o terreno, que precisa ter ao menos 10 mil metros quadrados, o que seria um quarto da área do batalhão”, explica o diretor.
Segundo o presidente da Organização Não Governamental Núcleo Barreto, Marcelo Silveira, a instalação de equipamentos públicos sociais no terreno revitalizaria o bairro. Hoje, a área está sendo utilizada para a confecção de alegorias das escolas de samba que desfilam em Niterói.
“O espaço do batalhão é muito grande e pode ser aproveitado para atender a população local. Para a reativação da delegacia do Barreto, por exemplo, não seria nem preciso construir um novo prédio, visto que já existe um que pode ser reformado e conta com carceragens. Já conseguimos mil assinaturas e nossa meta é atingir a marca de dez mil”, diz o líder social.
O projeto inicial do governo estadual era ceder o espaço, junto com o 3º BI, na Venda da Cruz, para a construção de casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A assessoria de imprensa do governador informou que está levantando dados sobre os projetos que estão sendo elaborados para serem implantados no local.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário