quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Protesto de estudantes atrapalha o trânsito na Alameda São Boaventura

Alunos de escola estadual participaram de manifestação e chegaram a fechar uma das pistas no sentido SG. Motorista de carro de passeio foi desviar de jovens e atingiu ônibus

Alunos da Escola Estadual Hilário Ribeiro, no Fonseca, realizaram uma manifestação ontem e chegaram a fechar uma faixa da pista sentido São Gonçalo da Alameda São Boaventura. Cerca de 80 alunos participaram do ato que teve início por volta das 8h. O protesto provocou um acidente.

Guardas municipais procuraram orientar o trânsito no local, mas houve congestionamento, que se estendeu pela Ponte Rio-Niterói. Por conta do risco de acidentes, policiais militares do 12º BPM (Niterói) foram chamados para conter os manifestantes e garantir a proteção dos estudantes, já que a via tem tráfego intenso. Porém, um automóvel acabou se chocando com um ônibus. Segundo o motorista, a colisão ocorreu quando ele precisou desviar de estudantes na pista. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou ainda mais confuso.

De acordo com o líder do grêmio estudantil, L., de 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, a reivindicação dos alunos é a respeito da lotação das salas de aula. De acordo com ele, recentemente, algumas turmas que possuíam 30 alunos passaram a ter 50, o que dificultaria a aprendizagem. Além disso, muitos alunos reclamam da saída de professores. Segundo eles, vários docentes foram remanejados. 

“Antes, a escola tinha três turmas para cada série, mas eles cortaram uma turma e os alunos foram redistribuídos nas outras duas turmas que sobraram. Agora salas que tinham 30 alunos passaram a ter 50 e isso está prejudicando o nosso aprendizado. Nós queremos estudar, eu quero passar em um vestibular e estou vendo que não terei condições. Nós queremos que a escola volte atrás nesse remanejamento. As turmas estão lotadas, os professores não conseguem dar aula direito e, por isso, resolvemos protestar. Isso é muito injusto com a gente, não pode ficar assim. Nós não vamos sair daqui enquanto a direção não disser nada”, reclamou L.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a Escola Estadual Hilário Ribeiro vem passando por uma otimização de recursos, porém isto não deveria acontecer no último bimestre do ano, já que, de fato, pode prejudicar os alunos. 

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, uma equipe foi enviada para a Escola Estadual Hilário Ribeiro para averiguar os fatos e tomar as devidas providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário