terça-feira, 18 de outubro de 2011

ISP divulga índices de criminalidade em Niterói

Extorsão, roubo a transeunte e a estabelecimentos comerciais foram os que mais aumentaram o número de casos na cidade. Roubos a residência diminuíram

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou na segunda-feira um relatório dos indicadores estratégicos de segurança de alguns crimes. Em Niterói, os delitos que mais cresceram nos primeiros sete meses deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado foram: extorsão, que apresentou um aumento de 66,6% - foram nove casos em 2010 e 15 em 2011. Roubo a transeunte, que de 17 casos em 2010 subiu para 21 em 2011. Roubos a estabelecimentos comerciais sofreram aumento de 23,5% (foram 191 em 2010 e 236 em 2011). Para o coronel Wolney Dias Ferreira, uma forma de melhorar esses índices é continuar a realizar operações.

“Acreditamos que com mais policiais nas ruas iremos fazer com que esses índices diminuam. Outra ideia é realizar mais operações como a de ontem, quando encontramos um estabelecimento de jogo de bicho, contendo R$ 954 em espécie e uma máquina caça-níquel. Um apostador que estava no local possuía passagem na polícia por tráfico internacional de drogas e foi conduzido à delegacia junto com um contador do estabelecimento para prestar depoimentos”, afirmou.

Os crimes que mais diminuíram no município, de acordo com os dados do ISP, foram: roubo a residência, que teve uma queda de com 80% (15 casos em 2010 e três em 2011). Em relação ao estupro, enquanto no ano passado houve 12 vítimas, este ano foram quatro.

Já em relação aos registros de ocorrência no município, houve um total de 2.839 nos primeiros sete meses deste ano, 3,2% a menos do mesmo período de 2010. Segundo o delegado titular da 76ª DP (Centro), Nilton Silva, registrar a ocorrência é essencial.

“O registro de ocorrência é extremamente importante para contribuir nas estatísticas de criminalidade, que nos mostra os locais onde acontecem a maioria dos casos, contribuindo em nosso planejamento”, informou.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário