quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ela vai participar da cerimônia de entrega do primeiro navio construído no Estado do Rio dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef)

A presidente Dilma Rousseff virá a Niterói nesta sexta- feira, dia 25 de novembro, para prestigiar a entrega do Navio Celso Furtado à Petrobras Transporte S/A (Transpetro). A embarcação, feita pelo Estaleiro Mauá, foi o primeiro navio construído no Estado do Rio dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A cerimônia ocorrerá às 11 horas, na sede do estaleiro.

A entrega do navio estava inicialmente marcada para o dia 18, mas teve de ser adiada duas vezes devido às dificuldades com a agenda da  presidente. O Celso Furtado será o segundo navio que a Transpetro receberá desde que decidiu se converter em motor da reconstrução da indústria naval brasileira. É uma embarcação para transporte de derivados claros de petróleo, com capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto e 183 metros de comprimento. O primeiro navio recebido, o João Cândido, ainda não navegou.

O Promef tem atualmente 49 navios encomendados, o que abriu mercado para a indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. Atualmente o Brasil tem a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral. O setor emprega hoje cerca de 60 mil pessoas.

Esta será a quarta visita da presidente ao estado desde a posse. Dilma já esteve na Região Serrana, em janeiro, para visitar as cidades atingidas pelas chuvas e no mesmo mês foi à capital prestigiar o Centro de Operações do Rio. Em junho, ela voltou ao Rio, desta vez para  participar da inauguração do teleférico do Complexo do Alemão.

Fonte: Arthur Lopes Ribeiro Filho
www.movimentoecologico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário