Mostrando postagens com marcador Niterói. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Niterói. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trinta mil pessoas devem passar pela rodoviária de Niterói durante a folia

Segundo empresa que administra terminal, cerca de 2,5 mil ônibus transportarão passageiros principalmente para municípios das regiões dos Lagos e Serrana

Cerca de 30 mil pessoas devem passar pela Rodoviária Roberto Silveira, em Niterói, durante o Carnaval. Para esta sexta-feira, são esperadas mais de 6,8 mil pessoas. De acordo com a Socicam, empresa que administra o terminal, cerca de 2,5 mil ônibus transportarão os passageiros principalmente para municípios das regiões dos Lagos e Serrana. Outros destinos concorridos são Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, Juiz de Fora e Barbacena, em Minas Gerais.

Nesta quinta-feira, um grupo de amigos se preparava para viajar. O rumo escolhido foi Cabo Frio, sem data certa de retorno. “Nós vamos curtir um pouco a praia. Queremos nos divertir bastante”, contou a dona de casa Ananda Jasmim, de 30 anos.

Muita gente também vai aproveitar o longo feriado para visitar familiares que moram distante. É o caso da dona de casa Irani Martins, 70 anos. Ela esperava ônibus para Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense.

“Vou aproveitar para visitar alguns familiares. Cheguei aqui uma hora antes da saída do meu ônibus para não perder a viagem. É sempre bom se preparar e chegar aqui no horário”, completou.

As empresas que operam no Terminal Roberto Silveira programaram cerca de 260 horários extras. A Socicam recomenda, ainda, que os usuários garantam a passagem com antecedência e que não se descuidem da bagagem. A empresa pede também que quem for embarcar com crianças menores de 12 anos viaje com identificação original ou autenticada. A administração aconselha os passageiros a evitarem o horário de pico, que compreende o período das 18h às 20h.

Dengue - Para aproveitar o grande número de pessoas circulando pelo local, a Fundação de Saúde de Niterói instalou um estande na rodoviária, visando sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a dengue. Houve distribuição de panfletos com dicas de como evitar a proliferação do mosquito.

“Queremos conscientizar a população que está indo ou voltando de viagens. É importante mostrar a necessidade de prevenir uma epidemia”, contou uma agente de saúde. (O Fluminense)

 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Niterói vai sediar escritório da Organização das Nações Unidas (ONU)

Universidade Federal Fluminense reservou a Casa Amarela, que fica em frente ao campus da Praia Vermelha, para instalação de uma representação no Estado do Rio de Janeiro



O chefe do escritório da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) da América Latina, Ricardo Mena, anunciou em Paris que Niterói vai sediar o escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (Eird), o primeiro no Brasil. O escritório vai reunir especialistas de várias áreas para pensar em propostas de redução de acidentes e mortes.
A Universidade Federal Fluminense reservou a Casa Amarela, que fica em frente ao campus da Praia Vermelha, para a instalação do escritório. A ideia é dar projeção ao escritório de Niterói, para que os profissionais possam prestar serviços em toda a região da América do Sul.(O Fluminense)


sábado, 14 de janeiro de 2012

Colégio Pedro II poderá ocupar terreno de batalhão no Barreto

Direção da instituição de ensino já teria recursos para investir em espaço de extinto quartel de Logística do Exército. Moradores da região pedem criação de delegacia e UPA

Comprado pelo governo estadual em maio de 2010 para atender as vítimas da tragédia das chuvas de abril daquele ano, através de um programa habitacional, o terreno do antigo Batalhão de Logística do Exército (BLog), no Barreto, inspira planos na população local, que está fazendo uma mobilização social, através de abaixo-assinado, para que a área seja destinada à implantação de uma Delegacia Legal, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um colégio. Para a última proposta, já existe, inclusive, verba disponível.
A direção do Colégio Pedro II, vizinho à unidade, demonstrou interesse pela área e conta com recursos garantidos pelo governo federal, no orçamento de 2012, para a construção de um novo prédio.
De acordo com o diretor do Colégio Pedro II do Barreto, Marcelo Caldeira, a direção da unidade manifestou o interesse pela área do antigo batalhão desde que a escola foi instalada em Niterói, em 2006, no prédio onde funcionava um Ciep. Ele afirma que, na ocasião, o Exército ainda estava instalado no local e foi enviado um ofício à Secretaria de Patrimônio da União solicitando liberação de parte do terreno. Posteriormente, com a compra do terreno pelo governo estadual, outro ofício foi encaminhado, mas à Secretaria de Patrimônio do Estado.
“Estamos até hoje instalados de forma provisória no Ciep, pois a unidade foi planejada para atender ao Ensino Fundamental. Como nosso colégio atende o Ensino Médio e a estrutura do Ciep não pode ser transformada, por ser tombada pelo patrimônio histórico, teremos sempre essa limitação estrutural. A ampliação seria uma forma de ofertarmos mais vagas. O colégio já tem os recursos, só nos falta o terreno, que precisa ter ao menos 10 mil metros quadrados, o que seria um quarto da área do batalhão”, explica o diretor.
Segundo o presidente da Organização Não Governamental Núcleo Barreto, Marcelo Silveira, a instalação de equipamentos públicos sociais no terreno revitalizaria o bairro. Hoje, a área está sendo utilizada para a confecção de alegorias das escolas de samba que desfilam em Niterói.
“O espaço do batalhão é muito grande e pode ser aproveitado para atender a população local. Para a reativação da delegacia do Barreto, por exemplo, não seria nem preciso construir um novo prédio, visto que já existe um que pode ser reformado e conta com carceragens. Já conseguimos mil assinaturas e nossa meta é atingir a marca de dez mil”, diz o líder social.
O projeto inicial do governo estadual era ceder o espaço, junto com o 3º BI, na Venda da Cruz, para a construção de casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A assessoria de imprensa do governador informou que está levantando dados sobre os projetos que estão sendo elaborados para serem implantados no local.(O Fluminense)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tranquilidade com estacionamento proibido na Rua Gavião Peixoto

Trânsito flui bem no primeiro dia da mudança. Motoristas são orientados por agentes da Nittrans e Guarda Municipal. Alteração faz parte do Novo Plano de Transportes

Começou sem transtornos, e com o trânsito fluindo bem, o primeiro dia de proibição de estacionamento de veículos leves na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul. A medida faz parte do novo Plano de Transportes, que prevê a construção de um mergulhão da Avenida Marquês de Paraná.
A ação, que antecede os trabalhos de demarcação da faixa seletiva para ônibus, prevista na primeira fase do Plano, conta com fiscalização intensificada do trânsito, inclusive a participação de guardas municipais que estão sendo treinados para auxiliar moradores e agentes, no combate às irregularidades.
De acordo com a Guarda Municipal, os moradores não apresentaram resistência. Alguns estranharam a mudança, porém, a grande maioria acredita que a melhoria no trânsito é mais relevante que possíveis transtornos gerados pela falta de estacionamento.
O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, fez um balanço positivo do primeiro dia de adoção da medida.
“O trânsito fluiu bem. Escolhemos esta época para a mudança por ser de férias escolares e o impacto viário ser menor. Na estreia não tivemos incidentes. Os agentes de trânsito orientaram os motoristas a não estacionarem na via e só fazê-lo nas vias vizinhas”, informou Marcolini, acrescentando que a partir da próxima segunda-feira serão aplicadas  multas aos infratores.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Fabiano Gonçalves, elogiou a medida, mas ressalvou:
“Como morador eu elogio, pois vai melhorar o trânsito, mas o comércio pode ser  prejudicado, já que os clientes vão estacionar mais longe das lojas”, disse. 
O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói, José Luiz Pascoal, por estar viajando, preferiu não comentar a mudança.
Comerciantes estranharam algumas novidades e se mostraram preocupados com o impacto nas vendas.
“Alguns clientes reclamaram por não poder parar na frente da loja. Observações foram passadas para a supervisão, para que possamos tomar medidas que favoreçam nosso público”, contou Renata Rosa, subgerente de uma farmácia.
Mergulhão –  O mergulhão da Avenida Marquês de Paraná terá uma extensão de 300 metros, iniciando em frente à Rua Senador Nabuco e terminando no encontro da Rua Doutor Celestino. Sua profundidade será de 4,50m em vão livre, obedecendo ao gabarito de altura urbano. Ao todo, serão duas pistas de rolamento.
Nesta semana, a obra entrou na fase de escoramento para a escavação do túnel, que vai abrir passagem à circulação de todos os veículos, exceto os ônibus, que terão ponto de integração sobre ela. 
O acesso ao Centro através da Avenida Amaral Peixoto ocorrerá sobre o mergulhão, para o trânsito procedente da Zona Sul. Para os motoristas procedentes da Zona Norte e Ponte o acesso ao Centro poderá ser feito pela pista lateral ao mergulhão. (O Fluminense)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gran Circus: tragédia que arde na memória da cidade há 50 anos

Sobreviventes do incendio que deixou cerca de 500 mortos no Centro de Niterói e abalou a cidade ainda guardam cicatrizes.


No próximo dia 17 a maior tragédia de Niterói completa 50 anos. Em 1961 um incêndio criminoso no Gran Circus Norte-Americano deixou quase 500 mortos no Centro. Quem enfrentou as chamas de perto ainda guarda na memória a dor e o sofrimento causados pela tragédia. É o caso da aposentada Lenir Ferreira, de 75 anos, uma das sobreviventes do incêndio. Na época, grávida de quatro semanas, ela perdeu o bebê, o marido e os dois filhos pequenos, de dois e quatro anos, no dia em que esperava ter sido de festa e diversão. Ao contar detalhes do drama vivido, Lenir diz ainda lembrar com clareza dos gritos do marido.

“O som que eu tenho na minha mente até hoje é do meu marido chamando ‘Lenir, meu amor’. Foram as últimas palavras dele”, recorda emocionada a aposentada, que na ocasião foi salva por um soldado do Corpo de Bombeiros que a pegou pelo braço e a levou para uma ambulância, junto com seus dois filhos menores, de dois e quatro anos, que não resistiram às queimaduras.

Na época, o apoio de familiares foi fundamental para ajudar a superar o trauma, impedindo que ela soubesse de forma abrupta que havia perdido o marido e os filhos que tanto amava. 

“A ambulância estava muito cheia e não tínhamos lugar para ficar. Tinha gente até no chão. Lembro que meu filho gritava por mim, pois sentia muita dor”.

 As marcas não ficaram apenas na memória. Ela também traz no corpo as cicatrizes da tragédia, tendo passado por várias cirurgias reparadoras para amenizar as marcas deixadas pelo fogo. Lenir também conta que passou por inúmeras sessões de fisioterapia que foram realizadas na Associação Fluminense de Reabilitação (AFR).

“É um passado bastante presente. Não consigo esquecer. A minha sorte é que eu sempre fui muito alegre e procuro não me lamentar tanto. Temos que tocar a vida adiante”, desabafa.

O incêndio criminoso teria sido cometido por motivo de vingança, depois de um simples desentendimento entre o dono do circo e um ex-empregado. Além das centenas de mortes, outras centenas acabaram pisoteadas, carbonizadas e mutiladas. A tão esperada tarde de domingo, que seria a estreia do espetáculo, ocorreu uma semana antes do Natal.

O fogo ateado pelo ex-funcionário na lona inflamável do picadeiro atingiu grandes proporções em questão de minutos. De acordo com relatos e noticiários da época, a cobertura de nylon, em chamas, pesando seis toneladas, caía em gotas de fogo sobre uma plateia de três mil pessoas, a maioria crianças. 

Faltavam apenas 20 minutos para que o primeiro espetáculo, a matinê, se encerrasse com chave de ouro. A trapezista que se preparava para dar o salto tríplice mortal começou a gritar anunciando o fogo e caiu sobre a rede de proteção. Os animais também ficaram feridos enquanto outros morreram presos dentro das jaulas. Uma elefanta conseguiu abrir um rasgo na lona lateral do picadeiro, o que fez com que várias pessoas escapassem. 

Chamas, fumaça e destruição

A empresária Marília Gomes, de 64 anos, escapou por pouco da tragédia. Ela já havia comprado os ingressos para assistir ao espetáculo da matinê com a família, mas por alguns contratempos, acabou chegando atrasada e se deparou com o quadro aterrador. Em meio às chamas, fumaça, destruição e os gritos de pânico, as pessoas buscavam as saídas e atropelavam as que já estavam caídas ao chão. Só restou aos bombeiros resgatarem os sobreviventes que estavam entre os destroços e os corpos carbonizados e pisoteados. Ao todo 372 foram encontradas mortas, muitos feridos não resistiram e morreram nos próximos dias. 

“Vimos muita gente queimada sendo socorrida e transportada por caminhões, pois não havia ambulâncias suficientes. Foram cenas bem chocantes, acredito que a maior parte das famílias de Niterói e municípios vizinhos perderam parentes nesse incêndio. Foi muito triste também porque estava em época natalina e a cidade ficou completamente vazia”, lembra.

Muitos corpos não foram reconhecidos e os restos mortais foram sepultados em covas coletivas. O ginásio Caio Martins se transformou numa fábrica improvisada de caixões, enquanto o cemitério do Maruí, no Barreto, já não possuía capacidade suficiente para enterrar todas as vítimas da tragédia, 70% delas crianças. A Prefeitura de São Gonçalo teve a iniciativa de desapropriar algumas terras do Palacete do Mimi para construir às pressas um novo cemitério, o São Miguel.

A tragédia também deixou marcas no picadeiro. O palhaço Carlos André Farias, que começou na carreira há 25 anos, lembra dos pais e amigos, também circenses, recordando a tragédia.

“Comecei na profissão de palhaço ainda pequeno e sempre ouvia falar neste episódio. E passados quase 50 anos as pessoas com quem falo ainda lembram com clareza da tragédia. Foi o dia em que o circo, lugar de alegria, música e brincadeiras, deu lugar à dor”. 
Crime premeditado

Apontado como responsável pelo espetáculo de horror, Adilson Marcelino Alves, o Dequinha, de 22 anos, era um dos 50 trabalhadores contratados para a montagem do circo. Segundo reportagens da época, ele teria se desentendido com um dos colegas e sido posto para fora do lugar. Dois dias depois, o dono do circo, Dino Stevanovich, o teria demitido sob a acusação de “ladrão preguiçoso”, depois que descobriu que Dequinha já tinha antecedentes criminais.

Ele jurou vingança. Queria ver o circo pegar fogo. E foi isso que aconteceu. Chegou ao local com dois comparsas quando o espetáculo já havia começado. Entrou sem pagar por debaixo da lona e assistiu a tudo enquanto Valter Rosas dos Santos, o Bigode, apontado como comparsa, jogava gasolina de fora do circo.

Minutos antes do espetáculo acabar, ele teria ateado fogo em tudo - mesmo sabendo que alguns de seus amigos estavam lá dentro. Adílson Marcelino Alves foi réu confesso e confirmou toda a história aos jornalistas, na presença dos policiais. Ele foi condenado a 16 anos de reclusão, mas após cumprir 11 fugiu da cadeia e foi encontrado morto em um beco de Niterói. Bigode pegou 16 anos  e cumpriu 13, até ser solto sob o regime de liberdade vigiada. José dos Santos, o Pardal, outro comparsa, foi condenado a 14 anos, mas foi solto após cumprir 10.(O Fluminense)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hoje Niterói faz aniversário, 438 anos

Niterói não é nem de longe a cidade que sonhamos em viver, mas por ser nato de Niterói ainda tenho fé que seremos uma grande cidade deste mundo. Fica aí a foto do local em que mais gosto de ir em Niterói, é o Costão de Itacoatiara, um bom local para refletir e sonhar com dias melhores para a nossa cidade.


Fragata ‘Niterói’ completou 35 anos dia 20 de Novembro

A Fragata Niterói (F 40), é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a cidade homônima, antiga capital do Estado do Rio de Janeiro.


A Niterói foi a primeira de uma série de 6 fragatas ordenadas em 20 de setembro de 1970, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.

Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974.
Fez-se ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de mar e máquinas que se estenderam até o final de maio.

Foi aceita e incorporada em 20 de novembro de 1976 em cerimônia realizada no cais 47 do porto de Southampton quando assumiu o Comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista Paoliello.
Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Gilberto Chaves da Silva.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história da “PIONEIRA” acessando o NGB.
Foto e Matéria:http://www.naval.com.br/blog/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ISP divulga índices de criminalidade em Niterói

Extorsão, roubo a transeunte e a estabelecimentos comerciais foram os que mais aumentaram o número de casos na cidade. Roubos a residência diminuíram

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou na segunda-feira um relatório dos indicadores estratégicos de segurança de alguns crimes. Em Niterói, os delitos que mais cresceram nos primeiros sete meses deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado foram: extorsão, que apresentou um aumento de 66,6% - foram nove casos em 2010 e 15 em 2011. Roubo a transeunte, que de 17 casos em 2010 subiu para 21 em 2011. Roubos a estabelecimentos comerciais sofreram aumento de 23,5% (foram 191 em 2010 e 236 em 2011). Para o coronel Wolney Dias Ferreira, uma forma de melhorar esses índices é continuar a realizar operações.

“Acreditamos que com mais policiais nas ruas iremos fazer com que esses índices diminuam. Outra ideia é realizar mais operações como a de ontem, quando encontramos um estabelecimento de jogo de bicho, contendo R$ 954 em espécie e uma máquina caça-níquel. Um apostador que estava no local possuía passagem na polícia por tráfico internacional de drogas e foi conduzido à delegacia junto com um contador do estabelecimento para prestar depoimentos”, afirmou.

Os crimes que mais diminuíram no município, de acordo com os dados do ISP, foram: roubo a residência, que teve uma queda de com 80% (15 casos em 2010 e três em 2011). Em relação ao estupro, enquanto no ano passado houve 12 vítimas, este ano foram quatro.

Já em relação aos registros de ocorrência no município, houve um total de 2.839 nos primeiros sete meses deste ano, 3,2% a menos do mesmo período de 2010. Segundo o delegado titular da 76ª DP (Centro), Nilton Silva, registrar a ocorrência é essencial.

“O registro de ocorrência é extremamente importante para contribuir nas estatísticas de criminalidade, que nos mostra os locais onde acontecem a maioria dos casos, contribuindo em nosso planejamento”, informou.(O Fluminense)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Encontro do Nictheroy no Sam´s Club - Niterói - RJ



Comunicamos que no próximo domingo, dia 23, a partir das 09:00h.
ocorrerá o encontro de veículos antigos do
Nictheroy Clube de Veículos Antigos
no Sam’s Club – Estrada Niterói-Manilha (BR 101)
(logo após a entrada do Barreto)
Contamos com sua presença e o seu “antigo”
Um abraço dos amigos do Nictheroy.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Moradores do Bairro de Fátima estão sem água há mais de uma semana

Concessionária Águas de Niterói enviou equipe técnica ao local, na tarde de quinta-feira, e informou que vai regularizar nesta sexta-feira o abastecimento nas residências mais afetadas


Moradores de um trecho da Rua Andrade Pinto, no Bairro de Fátima, reclamam que estão sem abastecimento de água há mais de uma semana. A concessionária Águas de Niterói enviou uma equipe técnica ao local, na tarde de quinta-feira, e informou que vai regularizar hoje o abastecimento nas residências afetadas.

Segundo o cabeleireiro Murilo Leite Fialho, 39 anos, o problema de falta d’água na localidade é recente. Ele afirma que, apesar de morar nesta casa há apenas duas semanas, é proprietário da residência há seis anos e seus inquilinos nunca reclamaram de desabastecimento.

“Ficar sem água é uma situação muito desagradável. Estamos armazenando o pouco que entra em recipientes e na máquina de lavar roupas. Hoje, era dia de entrar água e não caiu uma gota sequer na minha casa. Espero que resolvam essa situação o quanto antes”, diz o morador.

Mas a dona de casa Regina Célia Ribeiro, 54 anos, afirma que há dois meses vem enfrentando problemas relacionados à falta d’água.

“Nos dias em que cai água, só entra em uma torneira da minha casa. Acredito que esse problema esteja relacionado à falta de força da água, que deve chegar à minha residência mais fraca por conta de alguma obstrução. Tenho armazenado na banheira e nos baldes”, conta a dona de casa.

A Águas de Niterói informou que os técnicos enviados ao local ontem identificaram um problema pontual em quatro residências, entre elas a de Murilo Leite. A concessionária afirma que realizará nesta sexta-feira o remanejamento das ligações domiciliares destas residências para solucionar o problema.(O Fluminense)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Protesto de estudantes atrapalha o trânsito na Alameda São Boaventura

Alunos de escola estadual participaram de manifestação e chegaram a fechar uma das pistas no sentido SG. Motorista de carro de passeio foi desviar de jovens e atingiu ônibus

Alunos da Escola Estadual Hilário Ribeiro, no Fonseca, realizaram uma manifestação ontem e chegaram a fechar uma faixa da pista sentido São Gonçalo da Alameda São Boaventura. Cerca de 80 alunos participaram do ato que teve início por volta das 8h. O protesto provocou um acidente.

Guardas municipais procuraram orientar o trânsito no local, mas houve congestionamento, que se estendeu pela Ponte Rio-Niterói. Por conta do risco de acidentes, policiais militares do 12º BPM (Niterói) foram chamados para conter os manifestantes e garantir a proteção dos estudantes, já que a via tem tráfego intenso. Porém, um automóvel acabou se chocando com um ônibus. Segundo o motorista, a colisão ocorreu quando ele precisou desviar de estudantes na pista. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou ainda mais confuso.

De acordo com o líder do grêmio estudantil, L., de 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, a reivindicação dos alunos é a respeito da lotação das salas de aula. De acordo com ele, recentemente, algumas turmas que possuíam 30 alunos passaram a ter 50, o que dificultaria a aprendizagem. Além disso, muitos alunos reclamam da saída de professores. Segundo eles, vários docentes foram remanejados. 

“Antes, a escola tinha três turmas para cada série, mas eles cortaram uma turma e os alunos foram redistribuídos nas outras duas turmas que sobraram. Agora salas que tinham 30 alunos passaram a ter 50 e isso está prejudicando o nosso aprendizado. Nós queremos estudar, eu quero passar em um vestibular e estou vendo que não terei condições. Nós queremos que a escola volte atrás nesse remanejamento. As turmas estão lotadas, os professores não conseguem dar aula direito e, por isso, resolvemos protestar. Isso é muito injusto com a gente, não pode ficar assim. Nós não vamos sair daqui enquanto a direção não disser nada”, reclamou L.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a Escola Estadual Hilário Ribeiro vem passando por uma otimização de recursos, porém isto não deveria acontecer no último bimestre do ano, já que, de fato, pode prejudicar os alunos. 

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, uma equipe foi enviada para a Escola Estadual Hilário Ribeiro para averiguar os fatos e tomar as devidas providências.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sequestrado tem cordão de explosivos amarrado ao corpo

Duas pessoas teriam sido sequestradas por um homem na madrugada desta terça-feira, em Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Anti Sequestro, no Leblon

Duas pessoas, ainda não identificadas, teriam sido sequestradas por um homem na madrugada desta terça-feira, em Niterói. De acordo com as vítimas, uma delas teve um cordão com explosivos amarrado no corpo, e foi liberada na Avenida Brasil, no Rio.

Os Policiais da Delegacia anti sequestro (Leblon) investigam o crime. De acordo com a Polícia, os dois seriam de uma família que comercializa jóias na zona sul da cidade.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre valores e pertences que teriam sido levados dos envolvidos pelo assaltante.(O Fluminense)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acidente com dois ônibus complica a Contorno

Quinze pessoas ficaram feridas, dez foram encaminhadas para o Hospital estadual Azevedo Lima, no Fonseca e outras cinco foram liberadas no local





Um acidente qu envolveu dois ônibus na manhã desta sexta-feira complica o trânsito da Avenida do contorno, em frente ao moinho, Feliciano Sodré. Quinze pessoas ficaram feridas, sendo que dez foram encaminhadas para o Hospital estadual Azevedo Lima, no Fonseca e outras cinco foram liberadas ainda no local.


A maioria das vítimas apresentava ferimentos leves, apenas duas senhoras tinham lesões mais graves.

De acordo com testemunhas, o micro ônibus da viação Ingá, que fazia o itinerário Riodades Centro Niterói atingiu um ônibus da viação Estrela (Boa Vista - Niterói), que estava parado no sinal fechado.
Por volta das 11h, o engarrafamento já ultrapassava 10 Km de extensão.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PM não reduz crimes e acaba sem gratificação em Niterói

Crescimento de roubos a transeuntes fez com que Batalhão de Niterói e DPs não atingissem meta e ficam de fora de premiação concedida pelo Governo do Estado/RJ

Policiais das delegacias de Niterói e Batalhão de Po lícia Militar da cidade, o 12º BPM, ficaram na quarta-feira de fora da premiação concedida pelo Governo do Estado para os agentes de segurança que reduziram os índices estratégicos de criminalidade, que receberam gratificações de R$ 2 mil a R$ 6 mil.

Os índices considerados para a meta foram letalidade violenta (homicídio, latrocínio, lesão seguida de morte e auto de resistência), roubo e furto de veículos e roubo de rua (transeuntes, celulares e coletivos).

Embora os índices de letalidade violenta tenham caído de 128 (janeiro a junho de 2010) para 106 no mesmo período de 2011, conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), vinculado ao Governo do Estado, e os de roubos e furtos de veículo tenham caído de 1.268 para 1.065 também em tal período, os roubos de rua aumentaram de 1.784 para 2.057 este ano, um crescimento de 15%.

Isso impediu os policiais que atuam na cidade de serem premiados.(O Fluminense)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Chuva causa transtornos no Rio de Janeiro





A forte chuva na manhã desta quarta-feira causou inúmeros transtornos no Rio de Janeiro. Os bairros Ilha  do Governador, Pavuna, Madureira, Bangu, Penha, Tijuca e Centro estão em estágio de alerta. O mau tempo é decorrente de uma frente fria que passa próximo ao litoral carioca, trazendo umidade do mar para o município.

O trânsito na cidade está complicado em vários pontos. Há dezenas de pequenos acidentes envolvendo veículos. O rio Maracanã transbordou na altura da Avenida Radial Oeste e atrapalhou o tráfego na área. Pistas da Avenida Brasil ficaram alagadas. A chuva ainda formou bolsões de água nas ruas São Clemente, Joaquim Palhares, Praça da Bandeira, Avenida Presidente Vargas, Mem de Sá, Trinta e Um de Março, na entrada do Túnel Santa Bárbara, e em alguns trechos do Aterro do Flamengo.

Por causa da cuva, cinco bairros ficaram sem luz.  São eles: Jacarepaguá, Alto da Boa Vista, Santa Cruz, Bento Ribeiro e São Cristóvão. A Light informou que técnicos estão trabalhando para resolver os problemas.

Em função da baixa visibilidade na Baía de Guanabara, as barcas operaram com velocidade reduzida. Segundo a concessionária que administra as embarcações a operação já foi normalizada.

A chuva fez com que o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, ficasse fechado para pousos e decolagens por cerca de uma hora. Por  volta das 8h, as operações foram retomadas. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, opera com o auxílio de instrumentos. (SRZD)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Duas escolas de Niterói no topo do ranking do Enem

Notas do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do RJ revelam que a cidade ficou entre as 20 melhores. No município fluminense, colégio público no alto da lista é destaque na avaliação

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o resultado do ranking das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

O exame, realizado no ano passado, evoluiu tanto no aumento da participação dos concluintes das escolas regulares públicas e particulares — de 824 mil em 2009 para um milhão em 2010 — quanto na média nacional obtida por eles nas quatro provas objetivas.

No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos.

Em Niterói, a escola com melhor classificação foi o Instituto GayLussac, com 712.2 pontos, maior nota entre as escolas particulares da cidade, e o Colégio Pedro II, com 653.5  pontos, o melhor resultado entre as escolas públicas do município.

Instituição campeã foi aberta na cidade há apenas 5 anos- pouco tempoPara Marcelos de Carvalho Caldeira, diretor do Colégio Pedro II, o resultado é muito importante, pois a unidade niteroiense foi inaugurada em 2006 e, apesar do pouco tempo, sempre obteve boa pontuação no Enem. Atualmente 519 alunos freqüentam a escola e para o ano que vem haverá o acréscimo de 70 vagas.(O Fluminense)

Confira as dez primeiras no ranking de Niterói
Escola > Rede > Média total > Participação
INSTITUTO GAYLUSSAC > PRIVADA > 712,2 >  97,8%
COLEGIO PH   > PRIVADA > 711,09 > 100%
COL MARILIA MATTOSO  >  PRIVADA  >  708,97 > 100%
INSTITUTO ABEL >  PRIVADA  >  684,51 >  100%
COLEGIO PEDRO II > PUBLICA >  683,42  > 97,2%
COLEGIO SALESIANO SANTA ROSA  >  PRIVADA  >  670,83 >   95,8%
COL SAO VICENTE DE PAULO >  PRIVADA  >  665,56 >  91,6%
DORNELLAS COLEGIO E CURSO LTDA > PRIVADA  >  665,17 >  85,7%
COLEGIO E CURSO PONTO DE ENSINO > PRIVADA >  664,02  > 100%
COLEGIO SALESIANO REGIAO OCEANICA > PRIVADA > 662,27 > 54,1%

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

17ª Exposição de Orquídeas de Niterói neste fim de semana

O Centro Cultural La Salle vai abrigar a 17ª Exposição de Orquídeas de Niterói, com abertura oficial às 19h desta quinta-feira, dia 9, e visitação pública de 10 a 12 de setembro. Promovida pela Associação Orquidófila de Niterói, a mostra reunirá cerca de 400 plantas (entre espécies nacionais e estrangeiras e muitos híbridos), com a participação de associações do Rio e de Maricá, além dos orquidários Florália, Itaorchids e Emanuel, de Várzea Paulista, em São Paulo.

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada das 8h às 18h, no salão de festas do Centro Cultural (Rua Paulo César, 107), no prédio anexo ao La Salle Instituto Abel.

Obra da Torre panorâmica de Niterói vai ser licitada na próxima semana

Sofisticado monumento, já considerado como mais um componente de beleza no cenário niteroiense, permitirá uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, com 80 metros


As obras da torre panorâmica do Caminho Niemeyer serão licitadas na próxima segunda-feira e o empreendimento deverá ficar pronto em meados de 2012, de acordo com a Secretaria de Estado de Obras. O sofisticado monumento, por si mesmo um componente de beleza no cenário niteroiense, permitirá ao visitante uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, a 80 metros de altura.

A torre sairá do papel graças ao enquadramento da obra no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Rio de Janeiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado. O custo será de quase R$ 20 milhões.

A nova atração turística terá, no topo, um restaurante e um bar com vista panorâmica. Em sua base, ficarão uma praça de alimentação, um centro de informação turística, além de lojas.

Segundo o coordenador do Prodetur Rio de Janeiro e subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, o governador Sérgio Cabral atendeu pedido do prefeito Jorge Roberto da Silveira e determinou à Secretaria de Obras o enquadramento do projeto no programa.

“O BID aprovou a proposta, mas exigiu um estudo de viabilidade técnica e econômica do projeto. A pesquisa comprovou o grande potencial de atração turística da torre, diante da sua localização privilegiada em relação à Baía da Guanabara. Ela também está situada em um ponto de grande convergência de público: a estação das barcas, o terminal da Linha 3 do metrô e a estação para ônibus municipais e intermunicipais”,  listou Loureiro.

O estudo mostrou que a obra trará grandes benefícios para Niterói. A demanda turística poderá ser elevada em até 30% com o fluxo de turistas que pretendem visitar o Caminho Niemeyer, o que deverá fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na cidade. Novos hotéis e restaurantes poderão surgir e outras empresas do segmento, como agências e operadoras de viagens, estão previstas.

O Caminho Niemeyer vai do centro até a Praia de Boa Viagem. A partir do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o arquiteto Oscar Niemeyer traçou uma série de projetos para Niterói. As construções começaram a ser erguidas em 2002 e formam o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, perdendo apenas para Brasília.

Integram o grande conjunto, além do MAC, a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Terminal de Charitas e o Teatro Popular de Niterói, equipamentos já finalizados. Encontram-se em obra o Museu Petrobras de Cinema e a sede da Fundação Oscar Niemeyer. Dois projetos ainda não foram iniciados: o Centro de Convenções e a Torre Panorâmica.

O secretário de Turismo, Ronald Ázaro, acredita que Niterói só tem a ganhar com a construção da torre panorâmica.

“Os equipamentos turísticos do Caminho Niemeyer movimentam não só a ocupação da rede hoteleira, como também os postos de trabalho nas áreas de serviço e comércio. Niterói se iguala com esta construção a várias cidades do mundo que têm entre seus atrativos uma torre panorâmica. Só que a de Niterói tem um atrativo a mais: leva a assinatura do mundialmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer”, ressaltou Ázaro.

A Secretaria de Turismo é o órgão executor do Prodetur no estado. Ela aprova projetos, repassa os recursos e fiscaliza a execução das obras e ações. O programa vai investir US$ 187 milhões (US$ 112 milhões pelo BID e US$ 75 milhões pelo Governo do Estado) em várias ações, como produção turística, infraestrutura, estratégia de comercialização, ambiente, fortalecimento institucional e encargos e gerenciamento, com a finalidade de preparar o Estado do Rio para recepção de turistas nacionais e internacionais, dinamizada com a realização de megaeventos nos próximos anos.(O Fluminense)

Meio Ambiente e Justiça podem embargar a Via Orla

Conselho entregou à Prefeitura documento com resultado de reunião entre reitor da UFF e estudantes da instituição, onde foi decidido apoio a paralisação imediata do empreendimento


O Ministério Público de Niterói irá apreciar a representação feita pelo Conselho Comunitário da Orla da Baía (CCOB) que pede o embargo imediato das obras da Avenida Litorânea – as vias Orla e 100. O projeto teria sido paralisado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que é responsável pelo projeto da Via 100, após a ocupação e uma série de protestos de alunos no prédio da reitoria da instituição.

Porém, a Prefeitura precisa que a UFF cumpra um acordo sobre a cessão de algumas áreas para viabilizar a Via Orla. E a expansão dos campi da UFF depende desses projetos – que visam reduzir o impacto viário gerado pelo crescimento da cidade universitária.

De acordo com o promotor Luciano Mattos, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente, a representação irá passar por uma fase de análise, onde será estudado se o caso realmente deve ser investigado pelo Ministério Público. Ainda não há prazo para o parecer.

O vice-presidente do CCOB, Carlos Valdetaro, afirma que o pedido de paralisação das obras é antigo, anterior à mobilização estudantil. Valdetaro ainda afirma que o CCOB entregou à Prefeitura, na tarde de ontem, o documento resultante da reunião entre o reitor Roberto Salles e os estudantes, onde foi decidido o apoio a diversas reivindicações da classe estudantil, inclusive a paralisação das obras da Via Orla e da Via 100.
Segundo Elen Del Giudice, uma das coordenadoras do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos da instituição irão acompanhar uma reunião na próxima segunda-feira, entre o Sindicato dos Trabalhadores da UFF (Sintuff) e a reitoria e, na quarta-feira, farão uma assembleia para analisar os próximos passos do movimento. A Prefeitura de Niterói, através de sua assessoria de imprensa, informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão da UFF.

Ocupação – Dezenas de estudantes da UFF passaram quase uma semana acampados na reitoria da instituição. Depois de descumprir mandados de reintegração de posse e se recusado a sair apesar da presença de forças policiais, eles acabaram deixando o prédio pacificamente, na última terça-feira, após uma reunião com o reitor. Segundo o DCE, a reitoria se comprometeu a atender diversas reivindicações dos estudantes, como suspender as obras da Avenida Litorânea e não implementar novos cursos pagos na universidade.

A reitoria da UFF não comentou sobre a suspensão das obras. Disse apenas que cerca de 70% das reivindicações dos estudantes já estavam dentro da pauta da universidade.(O Fluminense)