Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Acidente sinaliza crise no Programa Antártico Brasileiro

Punta Arenas (Chile), e a barca cheia de combustível que afundou perto da base em dezembro, conforme noticiado ontem pelo Estado.
 
‘Tudo isso ocorre num momento crítico do Proantar, em que estamos justamente fazendo uma reanálise estratégica de todo o programa’, disse Simões. Ele voltou ao Brasil há poucas semanas de uma expedição científica à Antártida, na qual foi instalado um módulo de pesquisa meteorológica e colhidas amostras de gelo profundo para estudos climáticos.

O número de pessoas na estação (60 no total, segundo apurou o Estado), é uma questão preocupante, segundo Simões. ‘Faz tempo que chamamos atenção para um superdimensionamento da estação. Temos de avaliar esse número exagerado de pessoas’, disse. O número máximo, segundo ele, deveria ser 40 ocupantes. ‘Quando você começa a colocar muita gente, começa a estressar o sistema. É algo que vai passar pelo crivo da nossa avaliação, e o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) está bem ciente disso.’

As condições de manutenção da base, segundo ele, eram satisfatórias, ‘mas estão muito longe do ideal’. ‘Considero que o que aconteceu foi um acidente, mas precisamos fazer uma avaliação para ver exatamente o que se passou e fazer recomendações e correções com base nisso’, completou Simões, que ontem de manhã ainda aguardava notícias da real extensão do incêndio.

Um problema crônico da atuação do Brasil na Antártida, segundo ele, é a falta de estabilidade orçamentária do Proantar. O montante, segundo Simões, oscila entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões por ano.

‘O Brasil precisa decidir qual é sua missão científica na Antártida’, diz. O relatório de avaliação deve ser concluído em março ou abril e entregue ao MCTI.



 Estadão - Blog do Poder Naval

domingo, 11 de setembro de 2011

Seleção Brasileira está classificada para Londres-2012!!!!!

Em Mar del Plata a seleção brasileira de basquete vence a República Domicana por 83 a 76 e volta aos jogos após 16 anos.

O técnico Rubén Magnano chegou para comandar a seleção brasileira e tinha prometido a vaga em 2016.


 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Retranca venezuelana é considerada responsável pelo empate

Paulo Henrique Ganso e Fred afirmam que forte esquema defensivo da Venezuela dificultou o setor de criação

A retranca da seleção da Venezuela foi apontada pelos jogadores da Seleção Brasileira como o principal motivo para o empate sem gols, neste domingo, na estreia da Copa América.

- A Venezuela se fechou e não conseguimos criar no primeiro tempo. Ainda não tememos uma eliminação, essa foi só a primeira partida e vamos buscar a recuperação contra o Paraguai - falou Paulo Henrique Ganso.

O atacante Fred, que entrou no segundo tempo, também lembrou que o Brasil encontrou mais dificuldades no segundo tempo.

- Estava difícil pois a Venezuela se fechou a todo momento, fazendo muita cera. Infelizmente no segundo tempo criamos pouco. Todas as equipes favoritas estãoo tendo dioficuldades. Temos de ter tranquilidade. Acredito que contra o Paraguai eles se abrirão mais, buscando jogo e isso pode nos dar mais espaços.(Lancenet)

domingo, 26 de junho de 2011

Cesar Cielo vence os 100 m e fatura segundo ouro na França

Paris (França) - O campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo, faturou, neste sábado, a medalha de ouro dos 100 m livres no 5º Open de Paris. Mais cedo, também na piscina do La Croix Catelan, no Bois de Boulogne, o nadador já havia conquistado a medalha de ouro nos 50 m borboleta, completando a prova em 22s98, o melhor tempo do ano na prova.

Com um ritmo forte do início ao fim da prova, o brasileiro, 24 anos, conseguiu o lugar mais alto do pódio fazendo seu melhor tempo na temporada, 48s26. O francês Fabien Gilot, com 48s85, assegurou a prata, e o russo Andrey Grechin, com 49s02, completou o pódio.

Neste domingo, Cesar Cielo nadará os 50 m livre. Ele lidera o ranking mundial da prova, com o tempo de 21s73, feito em maio, no Troféu Maria Lenk. Em Paris, no ano passado, Cielo nadou a distância em 21s55, sendo o primeiro atleta do mundo a baixar o tempo que o russo Alexander Popov tinha desde 2000, de 21s64, marca que era o recorde mundial antes dos trajes tecnológicos. O programa de provas prevê a classificação a partir das 9h30 e finais a partir das 11h.

A competição na França é a última de alto nível da natação antes do Mundial de Xangai, que será realizado entre os dia 17 e 31 de julho.(O Dia)

sábado, 21 de maio de 2011

Europeus querem Brasil como parceiro do programa Galileo

A UE (União Europeia) estuda convidar o Brasil para participar do desenvolvimento do programa Galileo.
Trata-se do sistema europeu de posicionamento por satélites, que ainda está em fase de implantação e concorrerá com o GPS americano. De 2007 a 2020, estima-se um investimento de mais de 5 bilhões de euros no projeto. 

A ideia de convidar o Brasil partiu da Comissão da UE (o órgão executivo do bloco), mas ainda está em processo de aprovação pelo Conselho da União Europeia (formado por ministros e chefes de Estado dos países do bloco). 

Depois de aprovada, só então a proposta deve ser apresentada ao Itamaraty. 


A condição para a entrada do Brasil no programa é que uma base de monitoramento europeia seja instalada em território nacional. 

Ela deve fazer parte de uma rede de ao menos 20 bases instaladas em diversos países, que serão usadas no controle dos satélites e na troca de dados e informações. 

Tais bases terão conexão direta com centrais de controle no continente europeu. 

CIVIL, NÃO MILITAR
Uma vez estabelecida a parceria, o Brasil deve ter o direito de usar o sistema em aplicações civis, tais como o controle do tráfego aéreo, gestão de linhas ferroviárias e transporte marítimo, agricultura e proteção ambiental. 

Também devem ser possíveis usos domésticos, como o sistema de navegação em carros particulares.
Apesar de o Brasil ceder uma base em seu território, não terá o direito de usar aplicações militares do sistema. Isso significa que, em ações bélicas, o país continuará dependente de sistemas internacionais, que podem ser bloqueados em conflitos. 

Além do GPS dos EUA, a Rússia tem uma rede de satélites com fins militares (Glonass), e a China e o Japão trabalham no desenvolvimento de um sistema regional. 

O Galileo promete ser mais preciso que o atual GPS. Enquanto o sistema americano admite uma margem de erro de metros, os europeus dizem que errarão por centímetros. 

Mas o sistema da UE precisará fazer uso de satélites americanos para complementar a sua rede.
O Galileo utilizará 30 satélites em órbita média da Terra, em uma inclinação que, em tese, trará informações mais precisas de áreas localizadas em latitudes mais altas, sendo mais útil para países no norte da Europa. 

Até agora só dois satélites experimentais foram lançados. Os dois primeiros satélites funcionais devem ser colocados em órbita no segundo semestre deste ano.(Folha de São Paulo)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Petrobras exportará 1ª carga de petróleo extraído do pré-sal ao Chile


A Petrobras anunciou nesta terça-feira que exportará ao Chile um milhão de barris de petróleo que constituem a primeira carga de petróleo extraído do pré-sal a ser exportada.

A exportação foi negociada com a estatal Empresa Nacional de Petróleo (Enap), informou a companhia brasileira em comunicado.

Só no campo de Lula, antigamente conhecido como Tupi, as reservas prováveis de petróleo são calculadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, praticamente a metade das atuais reservas provadas do país (14 bilhões).

O campo de Lula, a primeira concessão do pré-sal a ser explorada comercialmente, é perfurado por um consórcio operado pela Petrobras (65%), em associação com a BG (25%) e a Galp (10%).

Esta concessão é menor que a do campo de Libra, cujas reservas calculadas chegam a 7,9 bilhões de barris, mas maior que a dos campos de Iara (entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris) e a de Guará (entre 1,1 bilhão e 2 bilhões), todos no pré-sal.

A concessão do campo de Lula começou a ser explorada comercialmente em outubro passado com a instalação no local do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis.

A previsão do consórcio proprietário da concessão é que em 2013, quando a plataforma estiver conectada a seis poços de extração, alcance sua capacidade máxima para produzir diariamente 100 mil barris de petróleo e cinco milhões de metros cúbicos de gás natural. (EFE)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Governo estuda criar 16 linhas regionais de trens

No embalo do trem-bala, governos pelo Brasil estudam implantar outras 16 linhas de transporte de trens de passageiro em média velocidade dos trens regionais. Esses trens andam a até 250 km/h (velocidade máxima) e fazem trajetos entre 100 e 400 quilômetros, em média. Hoje, o país tem 28 mil quilômetros de ferrovias -a maior parte subutilizada pelo transporte de carga.

E só duas linhas de passageiros funcionam: Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG); e São Luís (MA) e Paraopebas (PA). Elas transportam poucas pessoas, são lentas (a média entre MG e ES é de 50 km/h) e dão prejuízo. Segundo o responsável pelos estudos no Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, sete empresas estrangeiras, todas potenciais concorrentes do trem-bala, estarão em Brasília na próxima semana para apresentar tecnologias que possam se adaptar ao uso dessas linhas.

A ideia é aproveitar os trilhos existentes e fazer pequenos reparos para colocar os trens novos operando com passageiros. Muitos desses trens têm tecnologia para andar a mais de 200 km/h mesmo em trilhos antigos. A operação das linhas seria concedida ou seriam criadas sociedades em parceria com governos estaduais e municipais para a operação.

Não há, por enquanto, estimativas de custo, já que cada trecho terá um projeto próprio. Uma dificuldade para essa implementação é que hoje as principais linhas são usadas pelo transporte de carga e as concessionárias podem impor restrições ao uso por passageiros.
São Paulo
Parte dos projetos é com novas linhas de trem, como no caso de São Paulo. Segundo a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos), a intenção é ter quatro ligações entre a capital e Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
Caso o projeto do trem-bala se concretize, Campinas e São José estariam atendidas por uma ligação ferroviária. E o governo paulista começará imediatamente a investir nas linhas para Sorocaba e Santos, com previsão para início de obras em dois anos.

Neste mês, o governo terminará o estudo de viabilidade de dois projetos: Caxias do Sul a Bento Gonçalves (RS) e Londrina a Maringá (PR). A ideia no RS é usar um trecho que hoje tem apenas um trem turístico para fazer uma ligação de passageiros entre as cidades mais importantes da região da Serra Gaúcha. A Folha apurou que há interesse dos grandes fabricantes mundiais em vender no país trens desse tipo. A espanhola Talgo, que está se apresentando para o leilão trem-bala mas não tem parceiros, está interessada em vender seus trens regionais.

No Brasil, o ônibus está sozinho nesse mercado. Nas linhas dentro de Estados, a estimativa do setor é que os ônibus transportem mais de 1,6 bilhão de passageiros ano, a maior parte em viagens intermunicipais muito curtas, como São Paulo a Guarulhos, que não seriam atingidas por trens regionais.(Revista Ferroviária)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasil é outra vez derrotado pela França no Saint-Denis

Seleção Brasileira perde Hernanes, expulso no primeiro tempo, e é castigada com gol de Bezema na etapa final

Não foi desta vez que a Seleção Brasileira deu o troco na França. No Saint-Denis, palco da final da Copa de 98, o Brasil foi novamente derrotado, agora, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no primeiro amistoso de 2011. Após a expulsão de Hernanes ainda no primeiro tempo, os franceses marcaram com Benzema na etapa final.(Lancenet)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brasil bate Colômbia com sustos e segue invicto para pegar a Argentina

Casemiro e Diego Maurício fazem os gols da vitória por 2 a 0 em Arequipa

Um gol no início, um no final, com um pouco de susto no caminho. Assim, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 na madrugada desta sexta-feira, em Arequipa (Peru), e lidera o hexagonal final do Sul-Americano Sub-20 com 100% de aproveitamento. Único time invicto na competição, a Seleção de Ney Franco terá pela frente agora a Argentina, domingo, às 23h10m (de Brasília).

O volante Casemiro fez o primeiro logo com dois minutos da etapa inicial. Após pressão da Colômbia, Diego Maurício fez 2 a 0 aos aos 44 do segundo tempo. Agora, o Brasil está em primeiro lugar com seis pontos em duas rodadas, seguido por Equador e Uruguai, com quatro. A Argentina tem três e está em quarto. A seleção colombiana e o Chile, com duas derrotas, ainda não pontuaram. Os dois primeiros colocados garantem vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, enquanto os quatro primeiros estarão no Mundial Sub-20 deste ano na Colômbia.

Um torcedor especial de Neymar acompanhou a partida da arquibancada do estádio Universidad Nacional San Agustín: Neymar Silva, pai do atacante, está em Arequipa para comemorar o 19º  aniversário do filho no próximo sábado, dia 5. O camisa 7 começou a partida apagado, mas acordou no segundo tempo e chegou a acertar uma bola na trave. Já nos acréscimos, foi substituído por Henrique.(G1)

 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Produção industrial fecha 2010 com crescimento de 10,5%, diz IBGE

Essa foi a maior alta anual verificada desde 1986, segundo a pesquisa.
Em dezembro, na comparação com novembro, houve recuo, de 0,7%.


A produção industrial no país recuou 0,7% em dezembro, em relação a novembro, depois de ficar praticamente estável nos últimos quatro meses, e fechou 2010 com crescimento de 10,5%, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, o resultado fechado do ano reverteu a queda de 7,4% verificada em 2009.

Segundo o IBGE, essa é a maior expansão anual da produção industrial observada desde 1986, quando o crescimento registrado fora de 10,94%. Segundo o IBGE, sua base de dados relativos à pesquisa industrial existe desde a década de 1970.

Neste anoOs primeiros seis meses de 2010 registraram crescimento mais expressivo (16,2%) do que o verificado no semestre seguinte (5,6%), na comparação com o mesmo período de 2009, "reflexo não só da baixa base de comparação, decorrente dos efeitos da crise econômica internacional no final de 2008, mas também do menor dinamismo do setor industrial no último trimestre de 2010 (3,3%)", disse o IBGE, por meio de nota.

No fechamento de 2010, foi verificado perfil generalizado de crescimento, 25 dos 27 setores registrando crescimento. As maiores influências partiram de dos setores de veículos automotores (24,2%) e de máquinas e equipamentos (24,3%). Em seguida, aparecem metalurgia básica (17,4%), indústrias extrativas (13,4%), outros produtos químicos (10,2%), produtos de metal (23,4%), alimentos (4,4%), borracha e plástico (12,5%) e bebidas (11,2%).

Na contramão, tiveram queda os setores de produtos do fumo, 8%, e de outros equipamentos de transporte, com queda de 0,1%.

Por categorias de uso, o maior avanço foi visto no setor de bens de capital (20,8%), "influenciada pela recuperação dos investimentos e da confiança dos agentes econômicos", seguida por bens intermediários (11,4%), "refletindo principalmente a maior demanda por insumos industriais para a produção de bens finais, juntamente com a recuperação em parte da demanda internacional por commodities".

De novembro para dezembro

Dos setores pesquisados pelo IBGE, 15 registraram alta e 11, queda. Os maiores destaques partiram do setor de material eletrônico e equipamentos, com recuo de 13,3%, seguido pelo de metalurgia básica (-4,2%), edição e impressão (-2,5%), celulose e papel (-1,5%), farmacêutica (-1,5%) e outros equipamentos de transportes (-2,1%).


No sentido inverso, a produção dos seguintes setores apresentou crescimento: máquinas e equipamentos (1,8%), outros produtos químicos (1,5%), minerais não metálicos (2,0%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, ópticos e outros (9,7%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (3,9%).

Entre as categorias de uso, seguiram com resultado negativo os setores de bens de consumo duráveis (-0,6%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-0,4%).

Na comparação anual
Em dezembro de 2010, na comparação com novembro, a produção industrial registrou aumento de 2,7%, com 19 dos 27 setores pesquisados apresentado crescimento. As maiores influências partiram da expansão de 12,1% de veículos automotores, seguido por indústrias extrativas (10,4%), máquinas e equipamentos (6,2%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (15,1%), minerais não metálicos (7,0%), bebidas (5,6%) e outros equipamentos de transporte (12,3%).


 A principal contribuição negativa partiu do setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações (-28%), seguido por farmacêutica (-8,8%), metalurgia básica (-4,3%) e alimentos (-1,4%).
As quatro categorias de uso registraram taxas positivas, com maior influência para bens de capital (6,2%) e bens de consumo duráveis (6,0%).(IBGE)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

No embalo do carrasco Neymar, sub-20 bate Chile no hexagonal final

Assim como Robinho, que costuma marcar contra o rival, craque faz dois, dá assistência e ajuda Seleção Brasileira a estrear com pé direito: 5 a 1

Neymar seguiu os passos de Robinho e se transformou no novo carrasco do Chile. Na madrugada desta terça-feira, o craque da Seleção Brasileira sub-20 marcou dois gols na vitória sobre os rivais por 5 a 1, no Estádio Universidad Nacional San Agustín, na estreia do hexagonal final do Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. Lucas,  Diego Maurício e Willian José completaram a goleada.

Com os dois gols, Neymar chegou a sete no Sul-Americano e é o artilheiro da competição continental. Cardona, da Colômbia, tem quatro. O dono da camisa 7 da sub-20 seguiu os passos do ex-companheiro de Santos, que costuma se dar bem diante do Chile. Na Seleção principal, Robinho já marcou oito vezes em seis partidas diante dos rivais.

No segundo tempo, Danilo, com um problema na virilha, e Lucas, que levou uma solada do adversário, deixaram o gramado e preocupam para a próxima rodada. Na madrugada da próxima sexta-feira, às 0h10m (de Brasília), a Seleção sub-20 volta a campo para encarar a Colômbia, no Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, pela segunda rodada do hexagonal final.

Ao lado de Equador e Uruguai, o Brasil tem três pontos no hexagonal final. O time de Ney Franco  lidera a competição por ter maior saldo de gols. Os dois primeiros colocados garantem vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres.

 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Neymar humilha o Paraguai pelo Sul-Americano sub-20

A seleção brasileira venceu o Paraguai por 4 a 2 em ótima atuação do atacante Neymar, na madrugada desta terça-feira, pela estreia do Campeonato Sul-Americano sub-20. Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo B. O técnico Ney Franco, o volante Zé Eduardo e o atacante Henrique foram expulsos. 

A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos 6min, o primeiro gostinho da maestria de Neymar. O atacante cobrou falta, o goleiro saiu mal do gol e o capitão Uvini cabeceou, acertando a trave. Os paraguaios responderam cinco minutos depois com Benitez, cobrando falta no meio do gol. 

O primeiro gol brasileiro saiu aos 26min. Casemiro entrou na área com velocidade e foi derrubado pelo goleiro Ovando. Pênalti. Neymar bateu no meio do gol e marcou seu primeiro gol na competição. O santista estava inspirado e marcou o segundo aos 33. Recebeu passe de Lucas, driblou dois zagueiros e colocou a bola no fundo da rede. 

Com liberdade pela esquerda, Neymar deixou Lucas sozinho para ampliar. O meia do São Paulo acabou se atrapalhando e perdeu um gol incrível. 

No segundo tempo, o Brasil se complicou logo no início. O volante Zé Eduardo levou amarelo e, dois minutos depois, aos quatro, foi expulso. O panorama mudou, os brasileiros ficaram nervosos e a seleção paraguaia melhorou. Com 6min, surge o gol adversário. Após escanteio, Viera apareceu livre na pequena área e assinalou. (Folha de São Paulo)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Em discurso, Dilma destaca fato de ser primeira mulher presidente


No início de seu discurso de posse, a presidente da República, Dilma Vana Rousseff, 63, destacou o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo. 

"Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para que no dia de hoje todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher", afirmou Dilma, no discurso no Congresso. 

Ela afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou a forma de governar o país e disse que sua eleição representa a abertura de portas para que outras mulheres também sejam presidentes. 

Segundo Dilma, Lula "levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro de seu país". Ela prometeu dar continuidade ao que chamou de "maior processo de afirmação que o Brasil já viveu". 

Dilma também disse que Lula levou o povo brasileiro a fazer "uma travessia para outra margem da história" e que sua missão, a partir de agora, será "ampliar o caminho" nessa outra margem. 

Ainda se referindo ao seu antecessor, Dilma afirmou que "a maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo". 

"Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixou para todos nós", completou. 

Dilma também homenageou o vice-presidente José Alencar. 

Segundo ela, o vice é "um exemplo de coragem e de amor à vida". Alencar está internado, em São Paulo, onde realiza um tratamento de câncer que já dura mais de 10 anos. 

"Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do Presidente Lula nestes oito anos: nosso querido Vice José Alencar", disse. 

"Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este homem! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo", afirmou, arrancando aplausos dos presentes.
Antes de discursar, Dilma o vice-presidente Michel Temer já foram empossados pelo Congresso, em sessão presidida pelo senador José Sarney (PMDB-DF).(Folha de São Paulo)





sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rumo ao submarino nuclear


Ontem, dia 30/12/2010, foi inaugurada nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, a terceira cascata de enriquecimento de urânio. A cerimônia contou com a presença do Alte. Julio Soares de Moura Neto e outros Oficiais de Marinha.  Além disso, no início do próximo ano, a primeira turma de engenheiros e técnicos da Marinha do Brasil irá para a França para se especializar em projeto e construção de submarinos nucleares. O curso dura até 18 meses.(Blog Naval)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

WikiLeaks põe Brasil na rota da droga

Embaixada dos EUA em La Paz estima que, em apenas dois meses de 2009, 175 aviões suspeitos de carregar cocaína saíram da Bolívia com destino ao território brasileiro; Brasília também expôs receio de vínculos entre governo boliviano e traficantes

Para a diplomacia americana, o Brasil é peça central na rota do tráfico de drogas no mundo, segundo uma série de telegramas enviados de diversas embaixadas dos EUA e vazados pelo WikiLeaks. Os documentos ainda mostram como o Itamaraty estaria "preocupado" com a "conexão entre o governo boliviano e os produtores de coca" e revela dados alarmantes sobre o volume do tráfico entre Bolívia e Brasil.  

O Estado mostrou ontem como a droga que sai do Brasil estaria ajudando a financiar as atividades da Al-Qaeda no Magreb. Agora, os telegramas indicam que as rotas são ainda mais complexas e o Brasil, para muitos traficantes, tornou-se o caminho para permitir que a droga chegue à Europa, EUA e Ásia. 

Uma das preocupações centrais dos americanos refere-se ao governo do boliviano Evo Morales. Os documentos mostram um debate que chegou a contaminar a eleição presidencial brasileira: o suposto envolvimento de autoridades no tráfico. 

Em um telegrama de 19 de fevereiro, o governo americano diz que o Itamaraty vê com grande preocupação a relação entre o governo boliviano e os produtores de coca. Em uma reunião entre o embaixador americano no País, Thomas Shannon, e a subsecretária de Política da chancelaria, Vera Machado, a brasileira não esconde o temor. 

"(Vera) Machado acredita que a situação na Bolívia se estabilizou, mas se mantém preocupada sobre as conexões entre o governo e os produtores de coca", registra Shannon. "Ela (Vera) admitiu a ameaça para a região do tráfico de drogas, mas identificou como principal fonte o problema do consumo nos países ricos", disse. 

Telegramas da Embaixada dos EUA em La Paz dão uma demonstração de como o Brasil de fato tem motivos para estar preocupado. Em 17 de dezembro de 2009, um telegrama estima em 175 o número de aviões suspeitos de carregar cocaína que cruzaram a fronteira entre Bolívia e Brasil em apenas dois meses.
Autoridades americanas teriam traçado um cenário sombrio a diplomatas americanos: "A falta de controle sobre seu espaço aéreo resulta em praticamente uma liberdade total para o narcotráfico."

Mas, em outro telegrama, de julho de 2010, o presidente do Senado boliviano, Oscar Ortíz, prefere colocar a culpa no Brasil. Em conversa com o embaixador Shannon, Ortíz "lamentou o aumento do tráfico de drogas e o fato de brasileiros e a União Europeia tolerarem isso". 

Via Maputo. Mas não é apenas a droga direcionada à Europa que passa pelo Brasil. Em um telegrama de 16 de novembro de 2009, a embaixada americana da capital moçambicana, Maputo, informa Washington como "a rota principal para a cocaína por via aérea que chega em Maputo vem do Brasil".

Segundo a informação, a queda no volume de droga confiscada no aeroporto de Maputo nos últimos meses não seria motivada pela redução do tráfico, mas pelo aumento do controle da polícia e das autoridades de imigração. "Domingos Tivane, o diretor da Aduana, está diretamente envolvido em facilitar o transporte da droga", acusa o telegrama americano. 

Parte importante do tráfico seria feito pelo empresário Mohamed Bashir Suleiman, que usaria ainda o porto de Dubai e contêineres com televisão e mesmo carros para esconder a droga. Segundo os americanos, ele teria conexões na Somália, Paquistão, América Latina e Portugal. 

O telegrama ainda revela que Suleiman "tem uma relação próxima com o ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano e o atual presidente, Armando Guebuza". "A corrupção endêmica em Moçambique leva a uma situação em que traficantes de drogas têm acesso livre ao país", aponta o telegrama. 

Ainda de acordo com o documento, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) - movimento histórico que libertou Moçambique do colonialismo português - "esconde o nível de corrupção da imprensa e da comunidade internacional".(Estado de São Paulo)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Bandeira

Bandeira do Brasil

A bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "ORDEM E PROGRESSO", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.


Significado


Apesar de muito se especular, o decreto que originalmente determina os símbolos da nova nação, assinado aos 18 de setembro de 1822, nada oficializa sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas.Especialistas, todavia, geralmente acreditam a cor verde originalmente simbolizaria a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizaria a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina. Entretanto a cor verde nunca foi utilizada exclusivamente como representação da Casa de Bragança na História de Portugal, tendo sido usados igualmente o vermelho, o azul e sobretudo o branco.

Ainda hoje, não foi expedido decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma, sendo contudo extremamente popular a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu, ao ponto que a hipótese heráldica é virtualmente desconhecida do grande público. As estrelas, que representam os Estados que formam a União, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros e o azimute no céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30 (doze horas siderais), e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

Sobre o lema

A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but").

Euclides da Cunha, aluno de Benjamin Constant, declarou: "O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política".

Sobre as estrelas

A estrela Espiga, situada acima da faixa branca, representa o estado do Pará, que, à época da proclamação da República, era o Estado cuja capital, Belém, era a mais setentrional do país. As estrelas do Cruzeiro do Sul representam os cinco principais Estados de então: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. O Distrito Federal, inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, e em 1960 transferido para Brasília, foi representado pela estrela Sigma Oitante, também chamada de Polaris Australis ou Estrela Polar do Sul, por situar-se no Polo Sul celestial (em contrapartida a Polaris, situada no Polo Norte celestial). Apesar de ser pouco brilhante e estar próxima ao limite de visualização a olho nu, essa estrela tem uma posição única no céu do hemisfério sul, pois é em torno dela que todas as estrelas visíveis giram. Além disso, Polaris Australis sempre está acima da linha do horizonte e pode ser vista a qualquer dia e hora de quase todos os lugares ao sul da linha do Equador.

 Clique na foto para ampliar 

Quanto à constelação do Cão Maior, na figura acima caberiam as seguintes correções: a estrela número 4 (de quarta magnitude), correspondente a Rondônia, chama-se Muliphen (com n final) e é designada pela letra grega γ; a estrela número 6 (de segunda magnitude), correspondente a Roraima, chama-se Wezen e é designada pela letra δ; a estrela número 8, Adhara, é de segunda magnitude. A estrela número 7, Mirzam, designada pela letra β, astronomicamente de segunda magnitude, frequentemente aparece representada com magnitude 3 (cf. a figura da bandeira do Brasil que encabeça este artigo) – o que se tentaria justificar considerando que é, de fato, menos brilhante que ε e δ. Ainda mais frequente é representar-se ε como sendo de terceira magnitude (cf. a figura acima e a figura abaixo) – o que de modo algum se poderia aceitar, já que se trata da segunda estrela mais brilhante do Cão Maior, astronomicamente intermediária entre as magnitudes 1 e 2.

(Fonte:Wikipedia, Lojas Maçônicas)

 


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasil "mata" a Itália e fica perto da vaga nas semifinais do Mundial


Se a ideia do Brasil era “matar” a Itália, pode-se dizer que a seleção conseguiu até com um certo requinte de crueldade. Nesta quarta-feira, no encerramento da primeira fase do Mundial feminino de vôlei, o Brasil venceu o clássico por 3 sets a 0, com parciais de 25-16, 25-19 e 25-7, e deu um passo enorme rumo às semifinais do campeonato.

Com o resultado, o Brasil avança à segunda fase com 100% de aproveitamento. A seleção vai jogar agora contra Estados Unidos, Alemanha, Cuba e Tailândia. E apenas uma catástrofe vai tirar a seleção da briga por um lugar no pódio.

Isso porque o grupo também terá Itália, Holanda e República Tcheca. Assim, os resultados do Brasil contra essas três seleções na primeira fase serão computados na segunda. Traduzindo: o Brasil já começa a nova fase com três vitórias.

Por tudo isso, o jogo contra a Itália era considerado fundamental pela seleção. E as meninas prometeram entrar com vibração e alegria em quadra. Foi exatamente isso que aconteceu. No ginásio lotado, com público amplamente favorável ao Brasil, a seleção mostrou um excelente voleibol.

"Foi legal que hoje a gente estava com esse pensamento de matar as italianas. No aquecimento teve uma menina que deu uma bolada na Adenízia. Era o que faltava. A gente falou que ia partir para cima", conta a capitã Fabiana.

Logo no começo do jogo o Brasil mostrou essa vontade assassina. O bloqueio, que falhou no jogo de terça contra Porto Rico, foi responsável por dois dos três primeiros pontos da seleção.

O fundamento funcionou durante toda a partida, principalmente porque o saque brasileiro encaixou bem. A ponteira Piccinini, alvo preferido das sacadoras brasileiras, não estava bem na recepção. Com isso, o ataque italiano ficou frágil. E, se a bola passava do bloqueio, encontrava na líbero Fabi um grande obstáculo para cair no chão.

No ataque, o destaque ficou com Natália. Em seu primeiro Mundial, a ponteira mostra cada vez mais personalidade. Mesmo jogando um clássico contra uma das potências do campeonato, Natália ataca como se estivesse disputando uma partida da Superliga.

Com tudo isso, a Itália só ficou à frente em um único momento do jogo: no primeiro ponto do terceiro set. No restante da partida, só deu Brasil. Na primeira parcial, a seleção fechou em 25-16 após um erro de Del Core.  No segundo, em 25-19, após um ataque de Natália.

Já o terceiro set foi uma verdadeira aula da seleção brasileira. Aproveitando a boa passagem de Natália no saque, a vibração das jogadoras em quadra e a apatia da adversária, o Brasil abriu incríveis 20-5. No final, Jaqueline fechou o jogo em 25-7. Um verdadeiro requinte de crueldade.

"A gente tinha acertado um esquema de jogo. A Fabíola fez um trabalho muito bom no bloqueio. A Sheilla também conseguiu segurar a Ortolani e a Piccinini. O time foi quase perfeito. Fizemos uma partida que vai entrar para a história", elogiou o técnico José Roberto Guimarães.

No lado italiano, a decepção era nítida. O técnico Massimo Barbolini não conseguia encontrar uma explicação para a derrota. "As brasileiras jogaram de uma maneira muito forte. Elas colocaram muita pressão no saque, no bloqueio, na defesa, em tudo. Temos que dizer que hoje o Brasil é mais forte do que a Itália", reconheceu o treinador.

A estreia do Brasil na segunda fase do Mundial será no sábado, em Nagoya, contra a Tailândia. O jogo vai começar às 4h30, no horário de Brasília.(UOL)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ronaldinho e Neymar são convocados para a Seleção

Mano Menezes confirmou nesta sexta-feira a convocação dos dois jogadores para amistoso contra a Argentina

A vontade da maioria dos torcedores foi atendida. O técnico Mano Menezes confirmou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, as convocações de Ronaldinho Gaúcho e Neymar para o amistoso da Seleção Brasileira diante da Argentina, no dia 17 de novembro. A partida será disputada em Doha, no Qatar.

Neymar esteve na primeira partida de Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira, contra os Estados Unidos. No entanto, o atacante do Santos foi preterido na convocação para os amistosos contra Irã e Ucrânia devido o atrito que teve com o então técnico do clube paulista, Dorival Junior.(Lancenet)

 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados atingiu o grau máximo de segurança. No Brasil, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores 

Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel. 

O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados -- todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro. Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora em versões mais antigas. 

O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil, que não obteve nenhuma estrela. 

Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com e sem airbags. 

Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP, explica a importância do consumidor ter acesso a essas informações "para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros".
Ele ressalta também que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto --como ar-condicionado e direção hidráulica-- mas com os itens de segurança. Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair e vai influenciar menos no valor final do carro. (Folha de São Paulo)

RESULTADOS NOS TESTES PARA OCUPANTES ADULTOS
 
Geely CK 1 1.3 sem airbags - zero estrelas
Fiat Palio ELX 1.4 sem airbags -- uma estrela
Fiat Palio ELX 1.4 com airbags -- três estrelas
VW Gol Trend 1.6 sem airbags -- uma estrela
VW Gol Trend 1.6 com airbags -- três estrelas
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbags -- uma estrela
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 com airbags -- duas estrelas
Chevrolet Meriva GL Plus com airbags -- três estrelas
Toyota Corolla XEI com airbags -- quatro estrelas